Test Drive: Qualquer um pode fazer? Passo a passo para marcar!

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Ao fazer o test drive de um veículo novo ou usado, você não estará obrigado a compra-lo ou até mesmo fazer uma oferta. Porém, nesta situação, você pode obter o máximo valor de seu tempo de condução de teste furando a rotina normal de um test drive e completamente verificar o veículo. Afinal, esta direção inicial é uma parte crítica para comprar seu novo meio de transporte.

Qualquer um pode fazer um Test Drive?

Desde que você tenha a carteira de habilitação com a categoria correspondente ao veículo que você estará testando, não há problemas para fazer o Test Drive. Algumas pessoas físicas que estão vendendo veículos usados podem não permitir o Test Drive, o que pode ser um sinal de que o carro pode ter problemas. Empresas que vendem carros usados podem precisar de serem avisadas com antecedência já que seus pátios podem ter veículos bloqueando a passagem daquele que você quer testar. Concessionárias, em sua maioria, sempre tem um veículo para test drive em suas unidades, mas recomendamos que você ligue com antecedência para agendar um horário com um vendedor para o teste, para verificar se aquela concessionária específica oferece o test drive e se o veículo que você quer testar tem a opção do test drive.

Leia também

O que eu devo fazer antes de um Test Drive?

Você deve planejar a verificação em todos os principais sistemas do veículo, incluindo freios, motor, transmissão, luzes, outros sistemas elétricos, etc. Você também vai querer verificar outras partes funcionais, tais como portas e janelas, porta-malas e do motor, e fechaduras. Se um vendedor de carros usados ​​está relutante em mostrar-lhe o motor, porta-malas, ou a porta do veículo, não pode ser sábia a compra do mesmo.

O ideal é que você converse com proprietários do mesmo modelo de veículo que você está querendo testar, buscando saber de problemas comuns para aquele modelo. Isso pode ser feito com conversas com amigos e/ou familiares ou pelos vários fóruns, sites e blogs de entusiastas e especialistas em veículos.

Os cuidados durante o Test Drive com um vendedor ao lado

Se você está testando o veículo com um vendedor ao lado, é direito seu pedir mais informações ou respostas sobre questões que você possa ter, mas você deve ser o único responsável pelo test drive. Você pode educadamente deixar o vendedor saber que você gostaria de verificar o veículo completamente. Você também pode pedir educadamente para o vendedor ficar em silêncio enquanto você testa o veículo.

Quando for solicitado (e você quase sempre vai ser) se você pode “comprar hoje”, você deve responder, indicando que você está na parte de teste na sua busca por um veículo novo, e comprar hoje seria improvável. No entanto, você quer que o vendedor pense que você está interessado, e se você tem tempo para fazer alguma negociação, você pode querer saber que tipo de arranjo que o negociante poderia montar para você.

Aprendendo a testar seu veículo

Ao fazer o test drive de um veículo, não deixe que o vendedor te pressione: seja calmo e faça sua direção tranquilamente, sem pesar os pensamentos do vendedor na sua análise. (Foto: www.tysingermercedes.com)

Antes de começar o Test Drive

A primeira parte de um test-drive não é a condução. Pelo contrário, esta é uma chance de conferir cada um dos assentos e os cintos de segurança, ajustar os bancos,verificar o conforto do interior do carro, caminhão, SUV, ou outro veículo; verificar a altura da motocicleta se é adequada, se ao mexer o guidão ele não esbarra nas suas pernas, se a posição de pilotagem é adequada e se as suspensões não deformam demais com seu peso. Outras coisas a verificar incluem o console de comandos do veículo, aparelho de som e DVD, ou outros equipamentos de entretenimento a bordo. Você também pode querer verificar os seguintes:

Devo levar alguém comigo ao Test Drive?

Nosso conselho é que na hora da compra do veículo, você esteja sozinho, mesmo que seja um veículo de família. Agora a hora do test Drive é um pouco diferente a postura que você deve adotar.

Você  deve deixar quaisquer outros membros da família ou de outras pessoas que podem estar dirigindo o veículo para obter algum tempo atrás do volante. Além disso, traga familiares e filhos junto com você dentro do veículo ocupando todos os espaços para verificar o conforto e funcionamento geral do veículo quando ocupado por mais de uma pessoa. Animais de estimação provavelmente terão que viver apenas com a sua decisão, e não tem lugar no test drive.

A consideração geral é se ver como proprietário do veículo e se os pagamentos e valores por ele cobrados valem o investimento.

Olhando sob o capô dos carros e os motores de motocicletas

Uma unidade de teste também deve incluir uma investigação bastante completa do motor do veículo. Verifique fluidos, procurando não só a nível de varetas ou medidores, mas também a limpeza dos fluidos (principalmente no caso de veículos usados).

O óleo do motor deve estar em quase cheio e não tem que ser puro na cor âmbar, mas não deve estar completamente preto. Fluido da transmissão deve ser vermelho para rosa, e de novo, não de cor escura. Outros fluidos para verificar incluem direção hidráulica e freios, embreagem, e o líquido de arrefecimento, que deve ser verde claro e não apenas água, embora uma mistura de metade do líquido de arrefecimento, metade da água é normalmente aceitável. É essencial que não esteja marrom o líquido, pois isso pode significar ferrugem no sistema e uma provável falta de manutenção que pode resultar em vazamentos, a queima da junta do cabeçote e em casos mais extremos, na fundição do motor.

É uma boa idéia de olhar sob o capô e debaixo do carro, incluindo uma inspeção do sistema de escape antes de estar aquecido a partir do Test Drive. Além disso, verifique os eixos e articulações. Cuidado com qualquer vendedor do veículo que está relutante em mostrar-lhe o motor, porta malas, ou outra parte de um veículo.

Para carros usados, também está se tornando cada vez mais importante para procurar evidências de inundações, como alguns veículos são levados longe da área afetada pelo desastre e vendidos para compradores incautos. Procure por linhas de água no interior da carroçaria do veículo, no porta-malas, ou mesmo o interior. Qualquer bolor ou de umidade no interior de um veículo deve ser evitada.

Se você acha que é incapaz ou não qualificado para avaliar a mecânica do veículo, pode valer a pena ter um mecânico independente da sua confiança verificar o motor para você. Este é um serviço de mecânica mais conceituado com uma taxa relativamente barata.

http://youtu.be/8Eq-9fNM2pk

Sempre experimente um veículo antes de comprar

Quando você realmente fazer o test drive, se você está planejando para comprar um veículo novo ou um usado, é bom ter uma análise um pouco sistemática do veículo. Para veículos novos, existem amplos recursos online, impressos, e nas concessionárias para obter mais informações.

Para veículos usados, você terá que falar com o proprietário ou vendedor, e obter a maioria das informações sobre o veículo, incluindo a história, os acidentes e reparos passados, e motivo da venda, a partir dessa pessoa. Você deve fazer essas perguntas diretamente e sem rodeios, e fazê-las antes ou depois do test-drive do veículo, para que você possa se concentrar em avaliar o veículo e seu desempenho durante o seu test drive.

Como fazer o Test Drive?

A parte de condução real de um test drive deve ser um teste breve, mas completo do motor, suspensão, direção e curvas, e amenidades à bordo, incluindo aquecimento e ar-condicionado. Uma unidade de teste deve incluir tanto a condução de rua com paradas no semáforo e estacionamento além de algum tempo em rodovias.

Planeje a sua rota. Pesquise onde você gostaria de levar o carro durante o test drive. Isto é especialmente importante se você estiver viajando a uma concessionária em uma vila ou cidade que você não está familiarizado com. Você quer experimentar o veículo em diferentes ambientes como o tráfego com semáforos, condução rodoviária e as condições das estradas lisas e irregulares para ver como o carro reage a cada superfície. Ao navegar pela rota, verifique se há ruídos estranhos ou vibrações desconfortáveis.

Direção. Quando estiver nas ruas, preste especial atenção à capacidade de direção do carro enquanto você da voltas à direita e à esquerda. Isso também irá dar-lhe um sentido da eficiência e funcionamento dos freios, transmissão e comportamento ocioso do motor.

Aceleração. Se você está pilotando em uma estrada, vá em frente e verifique a aceleração do veículo. Você também deve tomar nota sobre a sensação de condução do veículo, e se ele oferece um passeio suave e estável. Também anote o ruído do motor ou sistema de escape. Alguns veículos podem apresentar falhas no motor em estradas por estarem com problemas em sensores de temperatura, portanto vale verificar isso também.

Com o carro “quente”. Depois de alguma condução na estrada, você deve voltar para a localização inicial do vendedor, e de preferência dirigir por mais algumas ruas para garantir que o veículo não terá problemas quando quente ou terá difícil condução depois de pegar a estrada. Você também pode querer encontrar um estacionamento vazio ou outra área aberta da estrada para testar a frenagem de emergência, travamento dos pneus e sistemas ABS.

Tempo. Tenha certeza de ter tempo suficiente para aquecer o motor à temperatura de funcionamento regular. Condução em ruas e estradas devem incluir a execução em todas as marchas, inclusive a ré em algum ponto. Isso deve demorar um tempo entre 30-60 minutos.

Aquecimento e ar condicionado. Ligue o aquecimento para garantir que ele emite ar quente, e verifique o ar condicionado para o ar fresco. Execute o ar condicionado por mais tempo, e verifique seu impacto sobre o motor e temperatura. Você pode fazer essas coisas no final do test drive, quando você desligar o carro: espere alguns segundos, e inicie novamente. Você pode até querer desligá-lo e ligar novamente, esperando mais tempo no meio para verificar o carregamento do veículo e capacidade de carga inicial. Independentemente disso, você deve ter o carro ocioso durante pelo menos cinco minutos depois de um test drive para garantir que ele não fica quente demais ou áspero após ou durante a condução.

Tire dúvidas com mais de um test drive. Tire partido do seu test drive e tente chegar com quaisquer dúvidas ou informações adicionais sobre um veículo ou o seu desempenho. Seu inspeção da unidade deve incluir um olhar profundo para o corpo, quadro ou outros danos ou defeitos, e um olhar sob o motor para ver se todos os líquidos estão vazando ou pingando. Isso pode levar à necessidade de mais um test drive, principalmente quando você ficar em dúvida entre dois ou mais veículos ou se você quer membros da família com você no teste. Há certos elementos do veículo que você não vai ver a luz do dia. Se você quiser testar os faróis do carro e experimentar como ele se comporta à noite, pergunte ao seu revendedor se você pode reservar um encontro para mais tarde naquele dia.

Conforto e prazer de dirigir. Você deve se sentir confortável e ter prazer na direção do veículo. Tudo isso deve ser verificado em um veículo antes de comprá-lo, e uma unidade de test drive é a melhor maneira de fazê-lo. Não se esqueça de se divertir enquanto faz o teste

Não se apresse com o processo. Um test drive de bom pode levar até mais de 30 minutos do seu tempo. Você está fazendo um grande compromisso e o test drive é quando você decide se quer ou não o veículo para você. Depois de chegar de volta ao local inicial, anote suas observações. Isso irá ajudá-lo a comparar os veículos e vai identificar questões que você quer perguntar ao seu mecânico durante uma inspeção de pré-compra. É também uma ótima ideia testar alguns carros diferentes para que você possa ver o que você gosta em um carro.

Não tenha vergonha em pedir ajuda!

Se você ainda tem dúvidas sobre o veículo que você quer comprar, traga elas para o espaço de comentários abaixo. Estamos aqui para ajudá-los e criar uma comunidade forte de motoristas conscientes e exigentes sobre seus veículos!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário