Guia completo para instalação e manutenção do ar condicionado de veículos!
A instalação de um ar condicionado em um carro que nunca teve este não tem uma resposta simples. Não há muitos carros agora que não têm AC como equipamento opcional e aqueles que não os tem normalmente tendem ser mais antigos. Por isso, de certa forma, todos os carros mais novos estão “preparados” para receber um ar condicionado.
Mas se o seu carro não tem um ar condicionado e nunca teve, nem como opcional, além de alguns pequenos conselhos, não é possível ajudar. Em primeiro lugar, deve notar-se que a instalação de ar condicionado em um carro no momento de sua fabricação é muito mais fácil e, portanto, mais barato do que é adicioná-lo mais tarde em um carro acabado. Tendo AC montado mais tarde pode ser um pouco de um choque, financeiramente falando.
Leia também
- Correia do ar condicionado: quando trocar?
- Ar condicionado do carro! Manutenção para economizar e durar mais!
Os tipos de dificuldade na instalação do Ar-Condicionado
Deixe-me dividir os carros em duas grandes categorias:
- Carros construídos por fabricantes japoneses ou pelos fabricantes fortemente influenciado pelo Japão. Exemplos: Toyota, Mitsubishi, etc;
- Outros carros, geralmente de origem ou de design europeu. Exemplos: BMW, Ford, Peugeot etc e Daewoo (usa a tecnologia GM).
Carros na primeira categoria são frequentemente relativamente simples para a instalação do AC, já que os japoneses tendem a instalar o evaporador sob o painel em frente aos joelhos dos passageiros, onde é relativamente fácil de acessar.
O segundo tipo têm, geralmente, o evaporador montado embaixo ou atrás da matriz aquecedora profundamente por trás do painel de instrumentos, o que significa que para acessá-lo você terá de passar por todo o painel com toda a fiação, airbags e, possivelmente, a coluna de direção precisa sair. Isto pode ser uma tarefa muito morosa e cara, possivelmente de até dois dias de trabalho.
O evaporador não é toda a história, é claro, já que muitos carros têm o feixe de cabos de AC instalado em todos os modelos, sejam eles realmente equipados com AC ou não. Naturalmente, isso simplifica qualquer instalação mais tarde. Também dê uma olhada sob o capô. Um espaço para um mecânico para colocar as mãos no espaço em torno do motor como um Honda Civic facilita demais o trabalho.
Já um espaço repleto de componentes como tantos carros em que um motor grande ou poderoso é empacotado em um pequeno espaço, necessitando de remoção de alguns outros componentes no primeiro afim de montar o compressor (do tamanho de um pacote de açúcar) e o condensador (um radiador , semelhante em tamanho e forma ao radiador de água e montado diretamente em frente ao carro).
Qual o preço para instalar um Ar-Condicionado no seu carro?
Regra geral: quanto mais espaço sob o capô, o mais fácil é a instalação e, portanto, mais barato será todo o trabalho, seja a instalação uma adaptação ou a instalação de um item de série.
Quais os tipos de instalação de ar condicionado que existem?
Existem 4 possibilidades para o kit de ar condicionado que pode ser instalado em seu veículo. Vamos trabalhar os preços como se fossem porcentagens. Isso porque os valores podem variar MUITO dependendo da região do Brasil em que você está, quem está prestando o serviço e o tipo de kit que você está instalando (usado, novo, paralelo, de fábrica etc.). As porcentagens servirão apenas como comparação para você ter uma ideia das diferenças de custos e através das diferenças, também entender a complexidade do serviço.
Primeira possibilidade: kit do fabricante
Geralmente o melhor, mas mais caro. Vamos considerar que a instalação deste kit para carros do Tipo 1 custe 100%. Para carros do Tipo 2, o preço será de 120%.
Segunda possibilidade: kit paralelo aprovado pelo fabricante do carro
Estes kits são feitos especificamente para muitos modelos e muitas vezes usam partes semelhantes aos originais e utilizam componentes de boa qualidade. Tanto para o Tipo 1 quanto para o Tipo 2 os preços iniciam em 110%.
Terceira possibilidade: gambiarra
Varia de excelente a muito medíocre. Em minha pesquisa para este artigo, vi serviços tão bons quanto a instalação do fabricante, incluindo adaptações excelentes para veículos mais antigos que não tinham ar condicionado originalmente, mas alguns foram apenas adaptações porcas. Vale lembrar que um preço mais caro também significa, provavelmente, um melhor serviço. Para a adaptação, os preços começam em 85% para carros do Tipo 1 e 90% para carros do Tipo 2.
Quarta possibilidade: um sistema de segunda mão
Se o carro não é muito novo e você não pode considerar que vale a pena gastar muito nele. Vamos imaginar um carro de três anos ou um carro de luxo de seis anos. Em ambos, pode valer a pena pesquisar em sites na internet e na sua cidade por kits usados. O preço de transferência para o seu carro, desde que os modelos sejam parecidos, pode ser de 50% do valor da instalação do kit original, tanto para carros do tipo 1 quanto para carros do tipo 2. Vale lembrar que este kit usado também precisará de peças novas para um funcionamento perfeito.
Instalando o ar condicionado no seu carro
Após instalar o ar condicionado no seu carro, não espere que logo de cara o sistema fique perfeito. Pode ser que algumas adaptações sejam necessárias e geralmente você terá que fazer alguns ajustes finos após a instalação por um bom técnico. Vale aqui o conselho de buscar as partes e kits de melhor qualidade e pesquisar bastante para o melhor especialista para a instalação, minimizando consideravelmente as dores de cabeça e problemas que o ar condicionado pode te dar.
Não basta instalar, tem que fazer a manutenção do ar condicionado!
Um aparelho de ar condicionado de um carro é uma das partes essenciais do veículo. Ele oferece conforto, distribuindo o ar frio dentro do interior do carro. No entanto, como com as outras partes mais essenciais de um veícul , o aparelho de ar condicionado necessita de manutenção.
Limpeza do ar condicionado
A limpeza da unidade é essencial, já que a sujeira e entupimentos podem bloquear o ar frio, resultando em um ar muito mais quente ou provavelmente nenhum ar frio. Um sinal indicador é água pingando ou saindo por baixo do evaporador. Na manutenção, é preciso limpar as mangueiras, tubos e o evaporador. E, claro, um bom técnico verifica se o nível de Freon se é suficiente. Eles terão que reabastecê-lo após a limpeza.
Correia do compressor
Verifique a correia no compressor. Ela pode produzir um chiado muito parecido com o que você ouve na correia do radiador. Se o seu compressor é antigo, há uma chance de que o disco, onde a correia fica, pode precisar de manutenção. Ou na pior das hipóteses, você provavelmente terá que substituir o compressor que é a parte mais cara do sistema de ar-condicionado.
Ventoinhas
As ventoinhas que sopram o ar através da ventilação podem apresentar problemas. Elas devem ser verificadas e trocadas, caso não levem o ar para diferentes partes do carro. Pode ser necessário remover as ventoinhas e ajustar as bobinas ou até a troca por novas
Aberturas de ventilação
Sujeira nas aberturas também pode impedir que o ar frio sopre dentro do veículo. Afora isso, essa sujeira/obstrução pode danificar o ventilador, especialmente se o objeto é duro. Certifique-se de lembrar o mecânico para ajudar a limpá-lo.
Considerações Finais
A limpeza geral e manutenção feita em um carro pode levar mais de 2 horas e mais de uma pessoa trabalhando no sistema. Considere que o trabalho pode levar até mais de um dia, caso seu ar condicionado seja adaptado. A verificação do ar condicionado deve ser feita, pelo menos, anualmente.
Já para a instalação, você deve pesquisar muito bem antes de decidir por instalar um ar condicionado. Existem modelos que realmente não ficam bem com uma instalação tardia do ar condicionado e podem ser uma dor de cabeça desnecessária. Veja em fóruns na internet, pesquise bastante. Assim, você evitará gastos desnecessários e conseguirá descobrir se as dores de cabeça valerão o novo ar condicionado.
Já instalou o ar condicionado em um carro? Como foi o processo? Quanto custou?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
5 dicas de higienização do ar condicionado automotivo
Tamanho do carro: como pode influenciar o conforto?
Ar condicionado portátil para carros funciona? Como fazer?
Carro vazando água, o que fazer?
Um comentário para: “Guia completo para instalação e manutenção do ar condicionado de veículos!”
.
Olá,
Alguém já fez a instalação em um Onix?
Como foi? Ficou bem feito?