Ar condicionado tira mesmo a potência do motor?
Depois da direção hidráulica e do trio elétrico, o ar condicionado é o item mais desejado por quem pretende adquirir um carro.
Além de refrescar a cabine nos dias quentes e ajudar a manter os vidros desembaçados nos dias frios e chuvosos, o ar condicionado possui muitos outros benefícios, além de alguns poréns.
Primeiramente, precisamos entender como funciona o ar condicionado automotivo. Além de controlar a temperatura, ele também controla a ventilação, umidade e a qualidade do ar no interior do veículo.
Seu princípio fundamental é transformar o estado físico do R134-a (fluído refrigerante utilizado nos veículos a partir de 96) e sua pressão ao longo do circuito de refrigeração.
Leia também
Quando o ar condicionado é ligado, um compressor localizado ao lado do motor e a ele ligado é acionado e começa a pressurizar o R134-a, aspirando e comprimindo incessantemente.
O fluído quente e em estado gasoso vai para o condensador (localizado próximo ao radiador) e nele é realizada uma troca térmica com o ar, onde o calor do fluído é retirado e sua temperatura reduzida. O fluído sai do condensador em estado líquido porém, com a pressão elevada.
Depois, o fluído passa por uma espécie de filtro secador que ajuda na desidratação, retém as impurezas e partículas e absorve a umidade. A seguir o fluído é encaminhado para uma válvula de expansão que diminui sua pressão bruscamente e, consequentemente, sua temperatura.
Assim, o fluído vai para o evaporador (situado dentro do painel do veículo) onde os dutos são refrigerados e um eletroventilador faz a reciclagem da temperatura e umidade no interior do veículo.
O ar, já resfriado e em estado gasoso, passa pelos dutos de ventilação, pelo filtro (quando tiver) e, finalmente, pelas saídas de ar. A cada vez que o ciclo se repete, o sistema se torna mais eficiente.
Como pudemos perceber, o sistema do ar está atrelado ao motor. Por isso, quando o ar está ligado, o veículo perde potência que varia de 7,5 a 15 cv, independente da velocidade ou temperatura.
Abaixo, seguem algumas dicas para evitar perda de potência e conservar o ar em bom estado:
- Caso o veículo seja 1.0, é aconselhável desligar o ar antes de subir uma ladeira muito íngreme. Atualmente, os veículos 1.0 com ar condicionado de fábrica possuem um sistema identificam quando é necessário usar toda a potência do motor e assim, desativa o ar momentaneamente
- Evite ligar o veículo e o ar ao mesmo tempo já que há possibilidade de sobrecarregar o motor. Ligue primeiramente o carro e depois o ar.
- Se o veículo estava fechado e está quente no seu interior, abre primeiro as janelas. Depois ligue o ar com as janelas ainda abertas e deixe assim por uns 2 minutos, só depois feche as janelas.
- Mesmo quem não costuma utilizar o ar com frequência deve acioná-lo uma vez na semana (mesmo no inverno), cerca de 10 minutos, para evitar problemas futuros.
- Faça a manutenção do ar anualmente ou a cada 15 mil km.
- Troque o filtro do ar a cada 10 mil km. No caso de pessoas que andam frequentemente em estradas de terra, a troca deve ser realizada a cada 7 mil km.
- Dê preferência para ar condicionado instalado de fábrica. Vários locais que realizam a instalação (sem ser de fábrica) não ajustam o compressor de ar de acordo com o giro do motor o que pode ocasionar numa maior perda de potência e causar problemas futuros.
- Direcione as saídas de ar para cima, assim você refresca o interior por igual e não entra em contato direto com o ar.
- A opção de modo de recirculação não deve ser usada com frequência. Apenas em situações em qua há muita fumaça e poluição e por no máximo 15 minutos.
http://youtu.be/TdNOhHXLDcA
Além da perda de potência, o ar condicionado automotivo também aumenta o consumo de combustível em cerca de 10%. Porém, nas estradas e em alta velocidade, manter as janelas fechadas e o ar ligado diminui o ruído que vem de fora e ainda melhora a aerodinâmica do veículo.
Outro ponto positivo do ar condicionado é que, com ele, as pessoas evitam andar com os vidros abertos, o que proporciona maior segurança nas cidades que estão cada dia mais violentas.
Aproveite e saiba mais sobre infiltração no carro e como é feita a limpeza dos bicos injetores.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Ar condicionado do carro! Manutenção para economizar e durar mais!
Filtro de ar esportivo: como escolher?
Ar condicionado portátil para carros funciona? Como fazer?
Guia completo para instalação e manutenção do ar condicionado de veículos!
6 comentários para: “Ar condicionado tira mesmo a potência do motor?”
Lucas
Parabéns pela matéria. Muito bem explicada!
Manoel Martiniano Moura
Como fazer higienização no ar condicionado automotivo
Equipe Carro de Garagem
Depende do modelo.
O ideal é levar numa oficina ou empresa especializada no assunto.
Observação: evita concessionárias!
Johnatta
Excelente explicação, tirei todas as minhas duvidas.
Janaína
Estou com um problema no meu carro, usado e ainda sou bastante leiga nesses assuntos. Gostei das explicações claras e precisas.
Flávio
Site muito bom. Rico em informações, dicas… Gostei.