Limpeza de bicos injetores – como é feita?
Uma das principais dúvidas dos proprietários de veículos é à respeito da limpeza dos bicos injetores. Muitas oficinas oferecem e tentam convencer o cliente de que é necessário realizar uma limpeza preventiva.
Mas afinal, o que são bicos injetores? A válvula injetora (popularmente chamada de bico injetor) faz parte do sistema de alimentação do motor e sua função é pulverizar o combustível na câmara de combustão ou coletor de admissão. Ela controla a quantidade de combustível conforme a necessidade do motor, dependendo de várias características do veículo.
Leia também
- Carro perdendo força e não desenvolve: o que pode ser?
- Moto com injeção eletrônica não liga, e agora?
Segundo os fabricantes de válvulas, a limpeza não é sempre necessária mas recomendam a verificação dos parâmetros de funcionamento dos injetores quando o veículo for levado para revisão (principalmente as revisões programadas que são realizadas pelo fabricante).
Cada fabricante tem uma recomendação em relação à limpeza preventiva dos bicos injetores. Por exemplo: a Fiat recomenta a limpeza somente quando o motor funcionar de forma irregular e a Volks recomenda somente quando houver uma anomalia e depois que o sistema de injeção for completamente verificado. A Chevrolet não recomenda e a Ford também não já que, segunda ela, seus injetores são autolimpantes.
Abaixo, seguem alguns casos em que pode ser necessária a limpeza dos bicos injetores:
- Quando o motor apresentar funcionamento irregular.
- Quando o consumo de combustível estiver alto.
- Quando o veículo apresentar perda de potência.
- Quando houver dificuldade na partida a frio.
A limpeza pode ser realizada com o sistema montado ou desmontado. Muitos especialistas recomendam que além das válvulas, os componentes periféricos também sejam limpos e que o mellhor método de limpeza é através do ultra-som.
No vídeo abaixo você pode conferir como é realizada a limpeza:
Enfim, deu para perceber que a limpeza dos bicos injetores só é necessária quando o carro apresentar algum problema. E mesmo assim, faça uma verificação completa no sistema antes de realizar a limpeza.
Aproveite e veja também como escolher uma oficina para levar o seu carro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Moto com injeção eletrônica com problemas, e agora?
Limpeza do motor: que cuidados ter?
Motor não pega depois de quente! O que pode ser?
Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?
Um comentário para: “Limpeza de bicos injetores – como é feita?”
Tina
Sim ajudou-me no esclarecimento que pretendia
Muito obrigado