Como limpar o escapamento da moto?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

O escapamento da moto são mais freqüentemente negligenciados quando se trata de limpeza e detalhamento. Esta parte delicada merece uma atenção especial, pois está sujeita a muitos elementos nocivos na estrada. O escape da motocicleta também está sujeito ao calor extremo, pois trata de gases quentes provenientes da câmara de combustão. Deve-se ter especial cuidado com o escape da moto, mas lembre-se de que os procedimentos de limpeza variam conforme o tipo de acabamento. Tome precaução ao comprar e usar produtos para limpar o escape da motocicleta e lembre-se de seguir as instruções fornecidas pela fabricante do produto de limpeza.

Leia também

Lembramos que não nos responsabilizamos por danos causados pela sua limpeza. Se você não se sente seguro, simplesmente não faça a limpeza do escapamento.

Limpar escapamento cromado ou de outro material: a preparação

Coloque a motocicleta em um suporte e fique longe da luz solar direta. Lembre-se de não lavar a sua motocicleta quando as superfícies estiverem quentes ao toque. Deixe a motocicleta esfriar antes de pulverizar com água. Este procedimento é aplicável a todas as partes da motocicleta e não apenas ao escape.

Começando a limpeza com água

Remova o excesso de sujeira e poeira pulverizando o silenciador com água usando uma mangueira de jardim. Tenha cuidado para não pulverizar água dentro do escapamento. Limpe a ponta do escape com uma toalha de pano umedecida..

Cubra a ponta do escape para continuar a limpeza. Use uma pequena bolsa de plástico para cobrir a ponta do seu escape e proteja contra o excesso de água pulverizada. Fixe com uma borracha ou elástico.

Como limpar escapamento de moto

Faça uma boa limpeza do escapamento da sua moto com os produtos certos e garanta um visual fenomenal para sua companheira. (Foto: www.britepipes.com)

Passando a espuma no escapamento

Trabalhe o produto de limpeza até formar uma espuma. Molhe o pano na solução e limpe o escapamento. Isso eliminará a lama e a sujeira teimosa na superfície. Isso também servirá como preparação para enceramento ou polimento.

Enxágue e secamento do escape

Enxague completamente o escape com água. Certifique-se de que nenhum resíduo de produtos químicos sejam deixados na superfície. Remova a cobertura que você usou na tampa.

Limpe a exaustão com uma toalha de pano seco. Você pode usar outros trapos para este procedimento, mas um pano especial de limpeza é o melhor para evitar arranhões na maioria das superfícies cromadas e polidas.

Como limpar escapamento de aço inox ou cromo: usando os produtos apropriados

Agora seria um bom momento para aplicar limpador de cromo ou outro limpador de metal para o seu escapamento. As superfícies de cromo se beneficiarão mais de um limpador de cromo apropriado para remover sujeira teimosa, como o asfalto. Siga às instruções fornecidas no produto. Deixe o limpador repousar alguns minutos antes de limpar ou enxaguar com água. Deixe o escape secar e limpe novamente com uma toalha de pano especial.

Aplique polidor sobre a superfície

Aplique o polidor apropriado usando uma toalha macia e seca e esfregue em um movimento circular em toda a superfície do escape. Deixe secar e limpe levemente com uma toalha macia até ficar brilhante. Repita se desejado. Você pode usar almofadas e outros produtos para remover manchas no acabamento. Outras superfícies metálicas geralmente seguem o mesmo procedimento na aplicação de polimento. Lembre-se de usar um polidor apropriado para o tipo de acabamento.

Este procedimento é melhor realizado pelo menos uma vez por semana para proteger e preservar o acabamento do seu escape. Remova as manchas o mais rápido possível e nunca aplique polimento quando a superfície estiver quente ao toque.

Como limpar escapamento por dentro?

Há duas formas de fazer essa limpeza: removendo o escapamento ou com produtos descarbonizantes no combustível da motocicleta.

Para o primeiro método, você deve remover o escapamento por completo para realizar a limpeza. Use um produto descarbonizante apropriado em spray ou outro tipo de solução. Cuidado para não usar água pressurizada dentro do escapamento porque você pode danificar o mesmo.

Para o segundo método, é preciso misturar produtos descarbonizantes ao combustível da motocicleta e deixá-la funcionando normalmente. Após um prazo rodando (normalmente especificado no rótulo do produto), você pode até remover o escapamento para complementar a limpeza, apesar de não ser necessário.

Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários e nós iremos resolver!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário