Como tirar arranhões e riscos das partes plásticas da moto?
Arranhões nas partes plásticas de uma motocicleta são feios e assustadoramente fáceis de aparecerem. Você não tem que cobrir a sua moto de adesivos para esconder os arranhões, no entanto. O procedimento de tirar arranhões e riscos de partes plásticas de motos é bem simples para qualquer um fazer em casa.
Como tirar arranhões de plástico: prestando atenção aos componentes do plástico
Esses caras estão doidos? Plástico não é feito só de plástico? Não é bem assim.
Nas partes plásticas de uma motocicleta, chamadas de carenagem, há uma camada superior de verniz, protegendo o plástico. Sob essa camada de verniz, pode ou não haver uma camada de tinta. Temos o plástico em si e por fim, temos partes de metal, como porcas e parafusos, que fixam a carenagem ao corpo da motocicleta.
Leia também
Sobre o plástico, mais especificamente, ele é feito de ABS, um material que é ao mesmo tempo resistente e flexível, e que não quebra com as vibrações provocadas pela motocicleta durante a pilotagem. Nos reparos de arranhões você precisa considerar o material de fabricação do plástico da sua carenagem para escolher o material de reparo da sua carenagem, bem como o verniz correto para aplicar depois do reparo para proteger o conserto que você fazer.
Chinelo, limpo e prep área com prep plástico solvente para remover sujeira e óleo, e promover a adesão.
Tirar arranhão de moto: removendo a carenagem
Depois de compreender os componentes do reparo de uma carenagem, é hora de remover a carenagem. Para a remoção, geralmente você precisará das seguintes ferramentas:
- Chaves Philips
- Chaves Allen
- Chaves sextavadas
O kit especifico vai variar de acordo com sua motocicleta. Por que não fazer esse tipo de reparo com a carenagem na sua moto? Primeiro porque você pode derrubar sua moto. Segundo porque você pode derramar certos produtos na motocicleta ou esbarrar em outras partes da moto, danificando a carenagem ou pintura metálica da motocicleta.
Para remover corretamente as carenagens., pesquise na internet pelo manual de serviços da sua motocicleta ou procure no manual do proprietário da sua própria moto por instruções sobre como fazê-lo.
Tirar risco de carenagem de moto: limpando a carenagem
Removida a carenagem, você vai querer remover todos os resquícios de sujeira da carenagem. Para isso, você vai usar exclusivamente produtos para limpeza de carenagem ou água e sabão neutro, e uma esponja não abrasiva. Se a motocicleta tem adesivos, muito cuidado para não removê-los. Após a limpeza, seque com um pano de microfibra em movimentos circulares. Deixe ao sol para secagem total
Inspecione a carenagem e comece o reparo dos arranhões profundos
Sua melhor ferramenta para usar em riscos profundos é um estilete ou lâmina de barbear afiada. Planeje usar várias lâminas, porque eles perdem o fio rapidamente nesse tipo de uso.
Segurando a lâmina com firmeza, Você quer cortar um pedaço do plástico ao redor do arranhão, passando a lâmina ao longo dos riscos mais profundos, tomando cuidado para não se concentrar em uma área pequena. Raspe uma área pequena (um dedo mindinho, com o centro do mindinho sendo o arranhão) e não apenas onde o risco está, ou você pode acabar apenas com um arranhão mais profundo ao invés de uma área onde trabalhar para remover um arranhão.
Depois raspar os arranhões com as lâminas de barbear ou estiletes, é hora de lixar. Comece com uma lixa 100 seca, e depois uma lixa 120 úmida, usando bastante água e possivelmente um bloco de suporte para a lixa, mantendo-a nivelada e impedindo que ela crie uma depressão sobre o arranhado, Lixe com longos esfregões sobre o arranhado. Quem tem uma lixadeira roto orbital pode usar com uma lixa 200, bastando lixar a superfície igualmente.
Após essas etapas, você vai precisar de um produto reparador de arranhões profundos, da cor da sua motocicleta. Esse tipo de produto geralmente é vendido em kits com 3 produtos: limpador de plásticos, reparador de arranhões superficiais, reparador de arranhões profundos. É preferível que você aplique essas substâncias manualmente, mesmo que isso signifique mãos cansadas. Isso porque o uso de ferramentas pode acabar aquecendo demais o plástico e, por consequência, acabar derretendo-o. Aplique manualmente e em movimentos circular. Após a aplicação, passe um pano limpo sobre a área até os riscos saírem.
Depois de usar a lixa mais áspera, vá para uma lixa 300 molhada e passe algum tempo lixando. Depois de algum tempo, o plástico vai ficar com um visual esbranquiçado.
Em seguida, use uma lixa 500 molhada, utilizando muita água. Depois de um lixamento preliminar, lave a área com bastante atenção. Mais tempo será gasto com isso, mas a energia gasta aqui vai valer a pena. Lave o plástico novamente com água e seque-o. Verifique a superfície de plástico com cuidado e as chances são que você vai ver os pontos que você pode ter esquecido e os arranhões que podem precisar de mais lixa. Em seguida, use uma esponja sobre o plástico. Isso deve se livrar da maioria do esbranquiçado. Use uma scotchbrite para finalizar essa etapa da lixa. Ainda teremos a parte do verniz e polimento, mas vamos aos arranhões superficiais antes.
Reparo de arranhões superficiais em carenagem de moto
Neste ponto, você deve estar pronto para lidar com os arranhões superficiais e terminar o trabalho que você já fez sobre os arranhões mais profundos. Agora você vai precisar usar o removedor de arranhões superficiais sobre os arranhões superficiais e sobre os arranhões profundos, para finalização. Use uma lixa molhada 1200 e vá aplicando o removedor de arranhões. Após cerca de 15-20 minutos de trabalho, o plástico ficará com uma boa aparência.
Você pode usar um polidor roto orbital a partir daqui, mas use-o com cuidado e se certifique de que você não tem qualquer resquício de removedor de arranhões sobre a superfície. Limpe o plástico completamente mais uma vez e agora você está pronto para o polimento final.
Polindo a carenagem depois de remover arranhões
Na última etapa, você deve fazer as coisas voltarem a ficar brilhantes. Para isso, você precisa de uma solução de polimento que também funcione como verniz. Afinal, lixando o plástico você removeu qualquer proteção do plástico ou da tinta, assim como se faz após reparar um farol amarelado.
Para a aplicação, você vai precisar de um pano macio e limpo. Algodão funciona melhor para lustrar a superfície após a aplicação da substância. Feito corretamente, deixará um brilho limpo e suave na superfície do plástico. Se o seu polidor não tiver verniz, pode ser necessário aplicar uma camada de verniz depois, ou protetor de plástico. Não é difícil encontrar isso nos kits disponíveis para reparos de carenagens arranhadas.
Se você estiver inseguro sobre esses reparos, não faça. Não podemos garantir os resultados 100%, e você deve fazer por sua conta e risco. Na dúvida, deixe nas mãos de um profissional.
Você sabe como remover arranhões da carenagem de motos? Como você faz?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Compare motos: como fazer uma comparação para escolher sua compra?
Como tirar risco de carro preto?
Como pintar um carro passo a passo?
Como aplicar um removedor de tinta automotiva sem danificar a lataria do veículo?