Como aplicar um removedor de tinta automotiva sem danificar a lataria do veículo?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Se você tem um veículo de projeto mais antigo no qual você está trabalhando, ou um veículo novo com alguns arranhões, é provável que ele precise de pelo menos tinta nova, se não algum reparo no corpo. Embora seja verdade que tudo o que você realmente precisa fazer é borrar a tinta antiga e depois pintá-la com sua nova cor, se você é uma dessas pessoas, é importante aplicar a melhor pintura possível. E isso significa retirar a tinta antiga até o metal. Além disso, sem tirar a tinta antiga, não é possível ver se e necessário algum reparo antes de derramar um quilo de material de preenchimento corporal em amassados ​​e vincos, ou se eles os consertaram corretamente. Então, vamos ver o que é preciso para tirar a tinta velha e chegar ao metal por baixo.

Leia também

Você tem várias opções quando se trata de remover tinta, mas vamos nos concentrar em usar um decapante químico seguido de lixamento. Este é o método mais popular para fazer-você-mesmo porque é o menos caro e não requer equipamento especializado ou ambientes de trabalho. Mídia explodir e mergulhar são outras alternativas excelentes mas são métodos mais caros porque o carro tem que ser levado a uma loja e desmontado.

Como remover tinta automotiva?

Os profissionais normalmente removem os painéis da carroceria do carro quando estão preparando a pintura. Dessa forma, eles podem ter certeza de tirar toda a tinta antiga. Também torna muito mais fácil chegar às costas do trabalho corporal. No entanto, você pode pular esta etapa se preferir.

Coloque a máscara facial. Precisa cobrir sua boca e nariz. Se você tiver acesso a um protetor facial completo, não precisará da máscara, embora isso ajude a reduzir os odores nocivos do decapante. Em seguida, coloque a proteção para os olhos. E finalmente, vista as luvas de borracha ou vinil. Se você tem barba, é um bom momento para fazê-la pois o protetor facial não será eficiente em selar seu rosto contra os cheiros nocivos.

Aplique o removedor tinta automotiva

Se você não vai pintar o carro inteiro, é aqui que você deve mascarar as áreas das quais não vai tirar tinta. Elimine qualquer guarnição e partes plásticas ou de borracha perto da área de trabalho porque a stripper danificará permanentemente esses itens se entrar em contato com eles. Se você não estiver removendo os painéis da sua carroceria, mascare as bordas com fita adesiva, porque você não quer que o removedor químico penetre nas dobras entre os painéis. Eventualmente, os produtos químicos que ficam presos ali se infiltrarão e arruinarão seu novo trabalho de pintura. A tinta restante perto das costuras pode ser removida posteriormente com uma lixa.

Com o mascaramento feito, pegue uma lixa e raspe a superfície da tinta. Isso permitirá que o decapante penetre na tinta com mais eficiência. Abra o decapante e coloque um pouco no primeiro painel que você vai fazer. Eu prefiro começar com o capô ou o porta-malas e trabalhar para baixo. Dessa forma, posso continuar despejando a stripper em uma superfície razoavelmente plana e movê-la para onde eu precisar.

Você precisa aplicar o removedor de tinta liberalmente. Certifique-se de que a área a ser removida esteja bem revestida. Faça uma poça de removedor de bom tamanho e espalhe-a com o pincel. Um bom pincel de cerdas macias é o melhor.

Removedor de tinta

Aplique um removedor de tinta corretamente em um veículo para garantir um bom resultado. (Foto: WalesOnline)

Cubra a parte com removedor de tinta aplicado e deixe

Aqui é onde os sacos de lixo entram em jogo. Corte-os em dois lados para que cubram a maior área possível. Cubra as áreas do carro ou painel(is) para o qual você aplicou o removedor. Isso ajuda a evitar que o decapante evapore (permitindo que ele faça seu trabalho melhor) e também mantém os gases nocivos o mais baixo possível. Deixe isso definido por cerca de quinze a vinte minutos, pelo menos. Verifique a etiqueta na lata para a recomendação do fabricante.

Faça a raspagem de tinta do carro

Depois que o tempo de imersão tiver passado, é hora de começar a remoção real. Use a espátula para raspar a tinta solta e gelatinosa dos painéis. Não se preocupe se toda a tinta antiga não saor. Você vai conseguir isso mais tarde. Use um dos sacos de lixo para colocar os resíduos de tinta antes de jogá-lo fora. Retire as luvas e a máscara cuidadosamente.

Enxaguando e secando as superfícies

Depois de remover a quantidade de tinta que o removedor conseguiu soltar, enxágue bem as áreas com água fria e fresca. Lave duas vezes e depois seque com as toalhas ou panos limpos. Alguns removedores de tintas exigem um neutralizador, então leia às instruções. Você deve ter algumas áreas pequenas a médias com apenas primer, talvez com algumas manchas pequenas da cor e, com sorte, áreas maiores de metal. Neste ponto, você também descobrirá áreas de preenchimento corporal e talvez alguma ferrugem que precise ser removida. Se você encontrar outra camada de cor de um trabalho de pintura anterior, você pode optar por fazer duas aplicações de removedores de tinta.

Removendo os excessos com uma escova de aço

Monte escova de aço no mandril de uma furadeira ou politriz. Segure com firmeza, faça-a girar e use a escova para remover os pedaços finais de tinta teimosa. Parte do primer pode ser um pouco difícil de se levantar, mas continue com isso, isso vai resultar em um pequeno esforço. Mantenha a proteção para os olhos nesta etapa, pois as peças de tinta e do aço podem voar em qualquer direção. Tome especial cuidado para não arrancar o metal. Uma escova de aço é útil para lidar com camadas espessas de tinta e ferrugem ou para remover tinta das bordas de painéis que você mascarou anteriormente, mas também pode riscar sua chapa de metal se você a segurar em um local por muito tempo.

Lixando até o metal

Quando estiver descendo para o metal puro, use uma lixadeira elétrica ou blocos de lixa para obter um acabamento metálico liso com uma lixa de 150 grãos. Lembre-se de não segurar a sua lixadeira em um local por muito tempo para minimizar a acumulação de calor. Limpe a poeira e retire o metal com uma toalha.

Aplicando o primer para a pintura

Mesmo que os painéis da carroceria do seu carro sejam provavelmente um tipo de aço inoxidável, você precisa obter pelo menos uma fina camada de primer em cada polegada que você não vai fazer nenhuma soldagem ou outro tipo de trabalho corporal. rapidamente como você pode. Isso ocorre porque demora apenas 30 minutos para a ferrugem começar a se formar, mesmo que você não a veja. Ela estará lá e, mais do que provavelmente, acabará causando problemas de adesão de tinta. Então, prepare-se rapidamente. Faça o trabalho corporal necessário nas outras áreas. E, depois de terminar o trabalho corporal, lixe essas áreas, limpe-as e, em seguida, prepare-as imediatamente.

Para a maioria dos carros de médio porte, todo esse processo deve levar apenas algumas horas, dependendo da espessura das suas camadas de pintura. Faça pausas se seus braços ficarem cansados ​​porque, nesse ponto, você está montando a base para o restante de sua pintura. É melhor fazer isso em uma garagem bem ventilada ou, melhor ainda, em uma garagem aberta. Isso mantém o sol longe de você e do carro, mas permite que os gases se dissipem.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário