Como pintar um carro passo a passo?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Se a pintura do seu carro estiver visivelmente suja e desbotada ou você está apenas procurando por uma mudança de cor, o trabalho de pintura de carro feito por você mesmo pode te poupar um bom dinheiro. Bom trabalho de preparação e ser sistemático em sua abordagem deixará seu carro como novo com pouco esforço.

Pintura automotiva passo a passo: o que você precisa para começar?

Pintar seu carro é um trabalho demorado, então reserve alguns dias ou alguns fins de semana. É melhor usar um galpão para evitar problemas com o clima, mas pode ser feito permitindo espaço aberto e usando certas precauções.

Leia também

Você precisará de lixas de 1200 e 2000, uma lixadeira elétrica ou movida a ar, fita adesiva, jornais para proteger o veículo, compressor de ar e pistola, politriz, diluentes de tinta, máscaras de respiração, óculos de segurança, tinta base ou primer, demão de tinta acrílica ou esmalte e laca transparente. Um aspirador de pó, embora não essencial, ajudará a manter a área limpa.

Para um carro pequeno ou médio, você precisará de aproximadamente um galão de tinta base ou primer, três galões de tinta de acabamento e dois a três galões de cobertura transparente. Para carros grandes, use um galão e meio de tinta base, quatro galões de acabamento e três a quatro galões de laca transparente. Os profissionais usarão menos do que isso, mas é melhor ter mais tinta do que pouca tinta para poder terminar o trabalho.

Se você deseja combinar com a cor original do seu carro, dê o código de cores, encontrado na placa com informações do chassi, para uma oficina ou loja de tintas automotivas. Eles poderão fazer a tinta para você.

Pintura de carro

Pintar um carro não é tão difícil, mas vai exigir um bom trabalho da sua parte para garantir que um bom resultado final. (Foto: Norsk Regnesentral)

Pintura automotiva passo a passo: preparação da superfície

Limpe sua área de trabalho para remover a poeira. Se você estiver pulverizando em espaço aberto, lave a área e tenha certeza de que não está pintando debaixo de árvores ou qualquer outra coisa que deixe cair contaminantes na tinta molhada. Em seguida, lave o carro e limpe a superfície de qualquer sujeira ou graxa.

Decida se deseja pintar detalhes como compartimento do motor, portas internas e maleiro. Isso aumentará drasticamente o tempo para o trabalho, porque você pode precisar remover o motor. No entanto, se é apenas o exterior que você está procurando para melhorar, então simplesmente mascara as áreas que você não quer pintar.

Coloque a sua máscara de pó e óculos de proteção, e ative o aspirador de pó.

Pintura de carros passo a passo: como lixar os carros para pintura

Comece a lixar usando movimentos circulares. Você pode ter que lixar cantos e fendas à mão. O melhor acabamento é alcançado lixando todo o carro até o metal com um acabamento perfeitamente suave. Isso pode levar tempo, com cada painel levando até duas horas para ser completo. Se o tempo é limitado, você não precisa chegar até o metal. Certifique-se de obter uma superfície lisa e uniforme ao terminar a última parte com a lixa. Limpe toda a superfície com um pano limpo para remover a poeira e aguarde até que os resíduos do diluente evaporem completamente antes de continuar. Você pode usar um removedor químico de tinta, se quiser acelerar o processo, mas precisará raspar a tinta para depois lixar.

Pintura de carros passo a passo: primer

Masque áreas que você não deseja pintar usando fita adesiva e jornal ou plástico. Aproveite o tempo para fazer este trabalho bem feito para evitar resultados desagradáveis, como vidros pintados. Misture o primer com diluentes usando as proporções recomendadas nas instruções da pintura. Variará para diferentes tintas.

Antes de começar a pintar pela primeira vez, é melhor praticar sua técnica de pulverização. Obtenha um painel de carro usado barato de um ferro velho, ou use qualquer pedaço de sucata que você tem em casa. Segure a pistola de pulverização a aproximadamente 6 centímetros do painel e pulverize em um movimento de varredura lado a lado. Aplique o gatilho somente quando estiver movendo a pistola de pulverização. Se você segurá-lo continuamente enquanto pulveriza, a tinta ficará mais espessa nos pontos onde você muda de direção, causando derramamentos.

Quando você praticar sua técnica, comece a aplicar o primer no carro, trabalhando a partir do teto do carro. Aplique o primer em camadas finas e uniformes. Geralmente, levará duas ou três camadas para cobrir a superfície completamente. Use os tempos de secagem recomendados conforme especificado nas instruções do primer entre os revestimentos. Cada revestimento demorará cerca de 10 minutos a aplicar por painel e entre 20 minutos a uma hora entre o recobrimento para o primer curar.

A superfície pré-preparada terá um acabamento “empoeirado”, então use uma lixa molhada e seca de 2000 para lixar levemente da superfície para um acabamento suave e uniforme. Limpe a pistola de pulverização e limpe a superfície preparada com um pano ligeiramente umedecido com diluentes. Se você aplicar muito mais diluente ao pano, ele tira a primeira cobertura de primer.

Pintura automotiva passo a passo: a pintura e o acabamento

Tal como acontece com o primer, misture a tinta com diluentes usando as proporções recomendadas nas instruções da pintura. Aplique a tinta de acabamento com as mesmas técnicas de pulverização. Cada revestimento demorará cerca de 10 minutos para aplicar por painel, e entre 20 minutos a uma hora entre o recobrimento da tinta para curar.

Aplique três a quatro camadas usando o tempo de secagem recomendado, especificado nas instruções de tinta entre os revestimentos. Antes de aplicar o último revestimento, remova qualquer resíduo em pó com papel de lixa molhado e seco de 2000 e limpe com um pano limpo. Repita os dois últimos passos com a laca transparente.

Remova o mascaramento enquanto a cobertura transparente ainda está molhada, tendo cuidado para não deixar fita adesiva ou papel presos na tinta molhada. Deixe a cura do revestimento transparente durante o tempo recomendado. Inspecione o trabalho acabado para corrimentos ou imperfeições. Se você encontrar alguma, lixe a área afetada com papel de lixa de 2000.

Depois de umas duas semanas, é hora de polir as superfícies pintadas. Faça o polimento em movimentos circulares com uma politriz, com cuidado para não queimar a tinta segurando em um ponto por muito tempo.

Com alguma prática, uma abordagem metódica e persistência, um trabalho de pintura de carro feito por você mesmo é viável. A satisfação que você consegue de fazer você mesmo vale a pena o esforço, e o dinheiro que você vai economizar irá surpreender você.

Você já pintou seu carro? Como fez a pintura?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário