Como restaurar rodas?
Se você passar pelo problema de ter de dar uma recauchutada no seu carro, mais cedo ou mais tarde as rodas enferrujadas ou cheias de arranhões vão incomodá-lo. Aqui vamos ensinar como refazer as rodas para que elas pareçam novas novamente. Os reparos são simples de fazer e não devem tomar mais do que um dia do seu tempo.
Por que fazer a restauração de rodas?
Às vezes, um carro de meia-idade ainda pode parecer bem, exceto pelo desgaste das rodas e das capas das rodas. Felizmente, você pode consertar isso por muito pouco dinheiro. Removendo a ferrugem e pintando suas rodas levar um dia inteiro. Em seguida, as rodas devem secar por mais 24 horas após a pintura antes de remontá-las. Então, faça outros arranjos para o transporte por um dia. Os suprimentos para pintar os aros custam barato em qualquer loja de autopeças.
Leia também
- Dicas de pintura automotiva caseira para seu carro!
- Rodas aro 17 cromadas – Quanto custam no Brasil e nos EUA?
Obtenha todos os suprimentos para o conserto das rodas
Além do primer e da tinta, você precisará de fita adesiva, plástico, uma furadeira e uma lixa de arame para a furadeira. Se as rodas estiverem realmente enferrujadas e a ferrugem tiver colocado o metal, use o primer para metal enferrujado. No entanto, se elas estiverem enferrujados, compre primer autocondensante. Ele vai preparar qualquer metal e a tinta antiga em torno do resto da roda.
Em seguida, compre tinta spray formulada para rodas. Tinta para rodas tem maior conteúdo de pigmentos, é mais resistente a arranhões e desgaste, lida com temperaturas mais altas e repele a poeira do freio melhor do que a tinta comum para uso doméstico. Em seguida, compre spray claro de verniz para prolongar ainda mais a vida útil da tinta. Duas latas cada de primer, tinta e verniz são geralmente suficientes para pintar a face externa de quatro rodas. Duplique os valores se você pretende pintar o interior das rodas também.
Se você quiser refazer as tampas das rodas, compre três latas de tinta spray metálica para uso em plástico.
Remova e lave as rodas e monte uma área de trabalho
Levante o carro e apoie-o com suportes de macaco. Em seguida, retire as rodas e esfregue-as com um produto de limpeza para aspersão, uma escova e água. Enxague tudo e sopre as rodas a seco com ar comprimido ou um soprador de folhas.
Selecione uma área bem ventilada para pulverizar as rodas. Cubra o chão com uma lona para pegar o excesso do spray. Em seguida, coloque dois cavaletes e deite três pedaços de madeira 5cm x 10 cm. Coloque as rodas secas viradas para cima nas madeiras.
Remova os pesos das rodas e limpe a ferrugem
Aplique fita adesiva no pneu e desenhe uma seta apontando para o centro do peso. Escreva as marcações de peso na fita para que você possa recuperá-los no mesmo lugar. Em seguida, insira uma pequena chave de fenda Phillips na abertura circular e bata na chave de fenda até que o peso se solte.
Lixar a roda inteira
Passe a lixa de arame nas áreas enferrujadas até o metal nu. Em seguida, limpe levemente todas as áreas pintadas ao redor da roda inteira, incluindo áreas próximas ao talão do pneu e às porcas. Desacelere ao redor da haste da válvula para que você não a danifique.
Se você pintar sobre os pesos das rodas, verá as manchas antigas na próxima vez que a loja reequilibrar suas rodas ou trocar os pneus. Portanto, reserve um tempo para removê-los antes de começar a pintar . Em seguida, use um respirador de tinta e óculos de proteção e remova a ferrugem com uma furadeira e uma roda de arame.
Sopre a poeira com um soprador de folhas ou um compressor sem óleo – não ar comprimido de um compressor lubrificado. Os compressores lubrificados geralmente expelem gotículas de óleo, o que pode causar olhos de peixe na pintura. Confie em mim – fiz isso e arruinei trabalhos de pintura. Em seguida, limpe cada roda com um pano.
Máscara e repintura das rodas
Aplique duas demãos de primer, deixando cada uma secar pelo tempo recomendado na lata.
Aplique a cor e proteja-a com um verniz transparente. Mascare ao redor da roda usando pequenas seções de fita adesiva (isso é realmente tedioso). Em seguida, coloque folhas de plástico sobre as rodas e recorte a parte central da roda com uma tesoura. Tape a cobertura sobre a primeira camada de fita adesiva antes de iniciar o trabalho de pintura de aro do pneu. Em seguida, mascare a haste da válvula.
Leia os rótulos de latas para encontrar os tempos de espera recomendados entre as camadas. Em seguida, aplique duas camadas de primer, três demãos de tinta e duas camadas de verniz. Deixe as rodas secar por 24 horas. Em seguida, remova a cobertura e a fita. Reinstale os pesos das rodas e remonte as rodas.
Recondicione as tampas das rodas/calotas também
A maioria das tampas das rodas/calotas de plástico é pintada. Depois de um tempo, as cascas de tinta e todos aqueles encostões arrancam o plástico. Você não precisa comprar novas tampas de roda. Apenas repila os antigos.
Comece raspando as áreas descascadas. Em seguida, aplique as bordas descascadas com uma lixa de granulação 120. Lixe os sulcos altos nas goivas até que estejam nivelados com o resto da cobertura da roda. Em seguida, lave a tampa da roda com um limpador para serviço pesado e uma escova. Enxaguar e secar. Em seguida, pinte toda a cobertura da roda com uma tinta spray metálica classificada para plástico.
Tinta descascável de cores vivas
Tinta destacável é a última moda. Lustres de carros usam para proteger suas calotas ou para dar aos seus passeios uma tomada de cor. Tinta que pode ser descascada é um revestimento emborrachado que sai quando você termina. Se você riscar, você pode simplesmente recobri-la. Use-a em qualquer superfície lisa dentro ou fora.
Quando você usa tinta descascável ao ar livre, ela deve ser removida após três meses. Você pode deixá-lo por mais tempo, mas será mais difícil (ou impossível) removê-la. Mas dentro de casa, é removível por quase um ano.
Tinta destacável está disponível em lojas de autopeças, home centers e lojas de artesanato. Rust-Oleum, Dupli- Color e Plasti Dip são três marcas bem conhecidas de tinta descascável.
Depois de pintar novamente a tampa da roda, considere revesti-la com tinta destacável.
Ferramentas necessárias para este projeto de restauração de rodas
Tenha as ferramentas necessárias para este DIY como refinar as rodas do projeto alinhadas antes de começar – você economizará tempo e frustração.
Chave de fenda 4 em 1
Furadeira sem fio
Máscara de pó
Trapos
Óculos de segurança
Aspirador de pó
Spray de revestimento verniz
Tinta spray metálica de plástico
Primer
Tinta para a roda
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como pintar um carro passo a passo?
Como fazer um check-up no seu carro?
Como diluir tinta automotiva? Passo a passo!
Como tirar risco de carro preto?