Rodas ou calotas? Vantagens de cada opção!
Todas as pessoas, seja na hora de comprar um carro ou equipá-lo, ficam na dúvida se devem colocar roda ou calota. Ambas têm suas vantagens e desvantagens.
As rodas são encontradas em duas opções: de aço ou liga leve. A vantagem da roda de aço é que ela pode ser recuperada em alguns casos (desamassadas) sem nenhum prejuízo enquanto na de liga leve não há essa opção. Dependendo da pancada, a roda de liga leve pode chegar a trincar ou até quebrar.
A roda de aço possui um valor bem mais em conta do que as de liga leve, porém não há uma grande variedade de modelos. O que pode ser feito é pintá-la ou incrementá-la com uma calota.
Leia também
Já a roda liga leve, apesar do preço mais alto, possui uma variedade de modelos e cores. O carro também fica esteticamente muito mais belo, tanto que modelos mais luxuosos já vêm equipados de fábrica com elas.
Além disso, por serem mais leves, proporcionam menos desgaste da suspensão e dos amortecedores. O pneu também perde menos pressão já que se ajusta melhor.
Ao optar por rodas liga leve, dê preferência para aquelas que não saem para fora. Estes modelos arranham com mais facilidade, principalmente na hora de encostar o veículo próximo ao meio-fio.
As calotas têm como principal objetivo proporcionar um melhor acabamento às rodas de aço, mas também ajudam a proteger as rodas contra arranhões. São uma opção bem mais em conta que darão um visual mais bonito ao carro. Algumas pessoas preferem deixar as rodas (de aço) sem calotas mas, nesse caso, uma pintura as deixará esteticamente melhor.
Uma desvantagem das calotas é que, muitas vezes, ao passar em buracos ou vias irregulares há risco delas se soltarem. Aí, só adquirindo uma nova para colocar no lugar. Por isso, se optar por elas, dê preferência para às que são presas por parafusos do que às de pressão (encaixe).
Na minha opinião, se usada sem calota, um carro com aquela roda preta comum fica bem feio. Se fosse pintada de prata ou preto brilhante ficaria bem melhor, mas há gosto para tudo.
Se você deseja incrementar o seu carro, saiba também sobre bancos de couro e conheça suas vantagens e desvantagens.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Moto precisa alinhar e balancear os pneus?
O que são rodas de liga leve?
O que é peito de aço do carro? Como escolher e instalar?
Tipos de rodas para bicicletas e as diferenças entre elas!