Tração 4×4, 4×2, reduzida! Como funciona cada uma?
A suposição comum é que o conjunto 4×4 tem quatro rodas que são movidas ao mesmo tempo. No entanto, isto não é necessariamente verdade. Quando um veículo vai fazer uma curva, o diferencial no eixo compensa o fato de que a roda do lado de fora viaja mais do que a interior. Assim, ela permite um diferencial de velocidade existir entre as duas rodas.
Sendo um dispositivo mecânico, o diferencial cumpre as leis da física, que estabelecem que a energia sempre toma a rota mais fácil. Assim, se uma das rodas está numa superfície escorregadia (como gelo), em seguida, toda a energia vai ser enviada para aquela roda e para longe da roda de tração. O resultado final é que você perde todo o movimento para frente.
Leia também
Quando o modo de quatro rodas de movimentação é ativado, os eixos dianteiro e traseiro são travados em conjunto, de forma que pelo menos uma roda em cada eixo pode ser accionados pelo motor de forma eficaz.
Você pode forçar um veículo 4×2 agir de forma semelhante a um 4×4 na ocasião, pressionando suavemente o pedal de freio para desacelerar a roda que está girando e transferir energia para a roda com tração.

Um carro 4×4 tem mais aderência em terrenos acidentados e irregulares do que um carro com tração 4×2 (Foto: bbtraining.com.au)
Vamos explicar abaixo um pouco de cada tipo de tração:
4 x 4 (4WD) –Descreve um veículo que tem tração nas quatro rodas. O primeiro valor é o número de rodas. O segundo é o número de rodas motorizadas.
4 x 2 (2WD) – Refere-se a um veículo com quatro rodas e tração em duas delas. O primeiro valor é o número de rodas. O segundo é o número de rodas motorizadas. Com um 4×2, a potência do motor é transmitida a apenas duas rodas, podendo ser o par de rodas dianteira (tração dianteira) ou o par traseiro (tração traseira).
4 x 4 parcial (part time 4 WD)- Refere-se a um sistema de tração nas quatro rodas, que opera sob demanda e dirige todas as quatro rodas, bloqueando os eixos dianteiro e traseiro em conjunto através de uma alavanca. Ele geralmente inclui duas faixas de velocidade (Hi e Lo). Sistemas 4 x 4 parciais devem ser operados em modo 4 x 4 em piso seco, já que eles são projetados para serem usados apenas em situações específicas, quando a tração extra é necessária.
4 x 4 tempo integral (full-time 4WD) – Descreve um sistema de tração nas quatro rodas que pode ser operado continuamente em todas as superfícies. Um sistema de tempo integral de quatro rodas motrizes pode incluir a opção de tempo parcial de operação (o que lhe permite mudar para 2WD em superfícies secas, por exemplo), e podem ou não ter faixas de velocidade Hi ou Lo.
4 x 4 (A4WD) – Este tipo de sistema de transmissão engata automaticamente quando necessário. Quando os monitores internos sentem diferenças de velocidade individuais nas rodas, o que indica que um pneu está escorregando, então a tração 4×4 é automaticamente acionada.
Mudança em movimento ou “Shift on the Fly” – Este tipo de sistema permite a mudança manual de tração 4×2 para 4x$ Hi sem precisar de uma parada. A maioria dos sistemas tem um limite de velocidade em que você pode envolver o sistema, normalmente abaixo de 90 km/h.
Tração em todas as rodas ou sistema “All-Wheel Drive” (AWD) – Um único sistema de velocidade em tempo integral projetado para fornecer energia para as quatro rodas. O percentual de entrega de potência dianteira/traseira varia de sistema para sistema.
E aí pessoal? ficou mais alguma dúvida? Não deixem de perguntar nos comentários!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também

Como restaurar rodas?

Ângulos de alinhamento automotivo, entenda!

Como escolher o melhor SUV usado?

Alinhamento de rodas traseiras! Precisa no seu carro?
4 comentários para: “Tração 4×4, 4×2, reduzida! Como funciona cada uma?”
Marcos
Cara você tem como me mandar um esboço dos mecanismos citados para que eu tenha uma ideia de como funciona os eixos se ñ for incomodo claro
Equipe Carro de Garagem
Marcos, infelizmente não temos esses esboços. Mas você pode encontrá-los com facilidade em fóruns de engenharia automotiva.
Joelson
Cara, Eu Gostei Muito Dessa Postagem.
Sou Um Fanático Por Carro Off-Road. Mas, Não Sabia Sobre Esses Diferentes Tipos De Tração.
Pensava Que Só Tinha 4×4 e 4×2,
Bloqueio Do Diferecial Achava Que Era Só Na Strada Adventure e No Palio locker 2008
{Quero ver meu comentario aí, ehm}.
Ah! Posso mandar instalar tração 4×4 na minha Strada?
Sempre pensei em fazer isso.
Equipe Carro de Garagem
Joelson, até dá pra instalar, mas pode ser um procedimento bem caro, valendo mais a pena comprar um carro com 4×4 de fábrica. Obrigado pelo elogio!