O que é o sistema locker da FIAT?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O sistema locker é um sistema de bloqueio de diferencial usado pela Fiat em seus veículos. Antes de compreendermos o papel de um bloqueio de diferencial, devemos ter um entendimento básico de como um diferencial aberto padrão opera.

A maioria dos veículos será equipada com um diferencial aberto, que envia energia do motor para o eixo, permitindo que as rodas giram em velocidades diferentes ao virar uma esquina. Como a distância que cada roda deve percorrer varia, a roda externa percorre mais rapidamente que a roda interna que possui um comprimento menor para percorrer.

Leia também

Normalmente, a roda experimentando a menor quantidade de tração receberá mais potência. Como são adequados para a maioria das condições de condução em estrada, a maioria dos veículos com tração nas duas rodas apresenta um diferencial aberto. Eles também são mais acessíveis do que um diferencial de travamento, que pode ser encontrado em muitos veículos com tração nas quatro rodas.

O que é o sistema locker da Fiat?

Os bloqueios de diferenciais, como o sistema locker, permitem que ambas as rodas se desloquem na mesma velocidade; portanto, quando a tração é perdida em uma roda, as duas rodas continuam girando, independentemente da quantidade de resistência. Eles podem ser adicionados ao eixo dianteiro ou traseiro, ou mesmo a ambos os eixos, se você estiver planejando fazer uma off-road hardcore. Por exemplo, se você estiver rastejando por uma trilha rochosa e uma das suas rodas ficar suspensa no ar, um diferencial aberto enviará toda a potência à roda com menos resistência.

Portanto, enquanto a roda gira livremente, a roda que ainda mantém contato com o solo ficará estacionária. Isso realmente não vai ajudar a situação. Com um diferencial de travamento, uma vez que a mesma potência é transferida para as duas rodas, a roda com contato com o solo poderá girar junto com a roda livre, impulsionando o veículo para a liberdade.

Devido à tração adicional, os diferenciais de travamento são ótimos para off-road, e é por isso que eles são frequentemente encontrados em Jeep Wranglers, caminhonetes e outras plataformas 4×4. Nos carros Fiat, são geralmente encontrados em modelos fora de estrada ou para uso misto, como o Fiat Palio Adventure. O Locker é um sistema manual, acionado pelo motorista, e que desativa automaticamente quando o veículo chega a 20 km/h.

Os diferenciais de trava de freio têm uma finalidade semelhante à trava de diferencial, mas não são a mesma coisa e não podem ser substituídos por um diferencial de trava total. Existem dois tipos principais de diferenciais de travamento: automático e selecionável.

Sistema Locker da Fiat

O sistema Locker da Fiat é usado nos diferenciais, proporcionando um melhor desempenho na entrega de potência e torque nos veículos. (Foto: divulgação)

Diferencial de travamento automático

Os diferenciais de travamento automático são aqueles que travam automaticamente sem exigir que o motorista faça nada. Alguns diferenciais de travamento automático, ou travamentos de tempo integral, são desbloqueados apenas dependendo das condições de direção, o que significa que todas as outras vezes em que os diferenciais estão bloqueados.

Um excelente exemplo disso é o Detroit Locker, que possui apenas três engrenagens de catraca e permanece em uma posição travada, a menos que seja acionado por uma força externa, exigindo que as rodas girem em velocidades diferentes. Portanto, por estar constantemente em uma posição trancada, o Detroit locker é ótimo para off-road e trailblazing, mas não será o ideal para andar na rua ou dirigir diariamente na estrada. Tenha cuidado se você tiver um veículo com uma distância entre eixos curta, como um Jeep Wrangler de duas portas, porque os travamentos automáticos que permanecem em uma posição fechada podem ser um pouco perigosos ou esquilos quando se trata de manuseio na estrada.

Outras diferenças de travamentos automático são o oposto, o que significa que elas são bloqueados automaticamente somente quando necessário. Os locker lunchbox, também conhecidos como lockers suspensos, por exemplo, são uma maneira simples de converter um diferencial aberto em um que trava. Esses modelos caem dentro de uma transportadora de diferencial de fábrica e substituem as engrenagens de aranha originais. Eles são chamados de lockers lunchbox, pois são basicamente apenas um novo componente na antiga caixa de diferenças. Quando o torque é aplicado torque, estes são ativados e permitem uma dissipação uniforme de energia. Essa é uma opção relativamente acessível, pois não substitui todo o diferencial. Ter lockers que travam apenas quando absolutamente necessário fará com que o sistema dure mais e evite o desgaste desnecessário dos pneus.

Como os cacifos automáticos não permitem que você tenha controle total sobre seu diferencial, eles podem ser um pouco estranhos ao dirigir na estrada e colocar mais pressão no veículo e nos pneus. Eles também podem ser barulhentos quando travam e destrancam, o que pode ser bastante irritante depois de um tempo. O desbloqueio e o bloqueio também podem ocorrer em momentos inconvenientes aleatórios durante a condução. Se você deseja ter um veículo estritamente fora de estrada em sua garagem, um cacifo automático pode ser uma opção mais barata e mais prática do que o próximo tipo de diferencial de travamento.

Diferencial de travamento manual

Embora o motorista tenha pouco ou nenhum controle sobre as diferenças de travamento automático, os lockers selecionáveis ou manuais ​​garantem a liberdade de alternar livremente entre um diferencial bloqueado e aberto. Embora os modelos elétricos sejam mais comuns em veículos modernos, os modelos a cabo ou a ar obterão resultados semelhantes.

Embora os lockers manuais sejam normalmente mais caros que os modelos automáticos, eles serão mais duráveis ​​e causarão menos problemas a longo prazo. Os modelos de ar utilizam um sistema de compressor que pode bloquear o diferencial com o pressionar de um botão. Após a ativação, o sistema de travamento pneumático interrompe a rotação das engrenagens, bloqueando assim o diferencial. A menos que o locker de ar seja ativado, o diferencial permanecerá na posição aberta, o que é perfeito para aqueles que possuem plataformas que funcionam como motorista diário e como um animal off-road. No entanto, se não forem instalados corretamente, eles podem vazar e causar uma variedade de problemas.

Os lockers eletrônicos são semelhantes aos sistemas de ar, pois exigem apenas o pressionar de um botão para iniciar o bloqueio do diferencial. Em um sentido básico, os modelos eletrônicos enviam uma corrente elétrica que ativa o sistema de travamento, fechando o diferencial aberto anteriormente.

O modelo off-road do Jeep Wrangler, o Rubicon, apresenta diferenciais de travamento eletrônico dianteiro e traseiro Tru-Lok que podem ser iniciados com o acionamento de um botão. Uma vez que os lockers estão engatados, a energia é distribuída igualmente entre as rodas para melhorar o desempenho off-road e os recursos de rastreamento de rochas. Ter um cacifo selecionável realmente torna o seu veículo versátil o suficiente para lidar com todas as suas necessidades diárias de condução durante a semana, bem como suas excursões off-road quando o sábado chegar.

Um locker operado por cabo usa um sistema de troca de cabos conectado ao mecanismo de travamento. Normalmente equipados com um câmbio manual, alguns podem ser convertidos em um interruptor elétrico. Embora semelhantes aos modelos de ar, os cabos podem ser um pouco mais resistentes e duráveis.

No entanto, eles ainda podem ser danificados se instalados incorretamente ou usados ​​incorretamente. Portanto, embora os modelos selecionáveis ​​tenham muito mais peças móveis do que um modelo automático, eles oferecem maior controle e dirigibilidade. Como o locker automático é mais simples, seria mais fácil de corrigir se algo der errado.

Vantagens de um diferencial com travamento

Modelos selecionáveis ​​podem fornecer mais benefícios do que os bloqueios de diferencial automáticos, mas qualquer um deles melhorará o desempenho e os recursos fora de estrada quando se trata de enfrentar obstáculos difíceis na trilha. Aqui estão algumas razões pelas quais você pode considerar investir em um diferencial de bloqueio.

Desvantagens de um diferencial com travamento

Embora os diferenciais com travamento sejam benéficos para a maioria das pessoas, há alguns aspectos negativos a serem considerados. Lockers selecionáveis, apesar de seu custo mais alto, oferecerão mais pontos positivos do que modelos automáticos. No entanto, eles são um pouco mais complexos, o que significa que, se ocorrer um problema, será uma correção menos direta do que um modelo automático mais simples. Aqui estão alguns contras de um diferencial com travamento:

Dependendo de como você usa seu veículo, talvez o diferencial padrão aberto seja tudo o que você precisa. Mas se você quiser experimentar o ar livre e planejar fazer um pouco de off-road, não vai errar com um modelo selecionável, como o sistema locker da Fiat, por exemplo.

Novas tecnologias: diferencial com deslizamento limitado eletrônico ou eLSD

Um sistema eLSD garante que cada roda receba torque suficiente usando uma unidade de controle eletrônica, seja microcomputadores ou o computador principal do veículo. O sistema monitora eletronicamente a entrada de vários sensores de roda e, em caso de derrapagem, transfere torque extra para a roda ou rodas com maior tração. Alguns modelos ainda permitem que os drivers escolham configurações específicas para o sistema.

Por exemplo, o Active Center Differential da Mitsubishi permite que os motoristas escolham predefinições específicas para dirigir na estrada, cascalho e neve. Um eLSD também permite melhor manuseio durante curvas de alta velocidade e mudanças de faixa, executando todas as tarefas dos diferenciais padrão, apenas com velocidade e precisão computadorizadas.

Um sistema eLSD também pode ajudar na guinada do veículo. Se vista de cima, a guinada é a rotação do veículo em torno de seu ponto central durante uma mudança de curva ou faixa. Nos veículos com tração nas quatro rodas, os sistemas eLSD traseiros ajudam a manter a traseira do veículo atenta à direção das rodas dianteiras, amortecendo a guinada. Se a guinada for suficientemente severa, poderá fazer o veículo girar. Por esse motivo, os eLSDs às vezes são chamados de controles de guinada ativos.

Estes modelos ão uma atualização computadorizada de diferenciais de escorregamento limitados, proporcionando a alguns dos veículos mais sofisticados do mercado um manuseio verdadeiramente superior. Atualmente, os sistemas eLSD estão disponíveis em veículos com tração nas rodas Saab, bem como em diversos modelos de veículos da Mitsubishi, General Motors e Jeep. Freqüentemente, o recurso figura em um controle geral do chassi ou em um sistema eletrônico de estabilidade.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário