Tamanho do carro: como pode influenciar o conforto?
Quando se trata de tentar encontrar um carro novo, há muito a se levar em conta. Uma das principais considerações, no entanto, é o tamanho do carro. Isso é algo que depende muito do seu estilo de vida, bem como o que você espera do seu veículo. Você precisa pensar cuidadosamente sobre a extensão do uso de seu carro para saber de que tamanho você precisa. Além disso, você precisa considerar cuidadosamente seu estilo de vida. Pode ser que você queira um carro maior, por exemplo, mas isso não é realmente necessário. Alternativamente, o oposto pode ser o caso. Seja qual for a situação para você, você precisa garantir que você se apossar do tamanho certo carro.
Leia também
A última coisa que você quer é acabar com algo que não combina com seu estilo de vida e o que você precisa. Neste artigo, vamos tentar responder a essa pergunta de como encontrar o carro certo. Vamos analisar diferentes tamanhos e ver quais são os prós e contras de cada um. Sem mais delongas, vamos mergulhar e dar uma olhada.
Tamanho de um carro menor
Há um enorme mercado para carros menores nos dias de hoje, como sempre houve. Isto é particularmente verdadeiro no mercado de carros usados. Se você olhar para sites que vendem carros usados, descobrirá que a maioria é da menor variedade. E por que não – há, tem que ser dito, algumas vantagens de possuir um carro menor. Se você não está precisando de muito espaço, os carros menores podem oferecer uma ótima relação custo-benefício. Se você olhar para algo clássico como o Mini, você pode ver um ótimo exemplo disso.
No lado negativo, no entanto, há uma correlação geral entre carros pequenos e falta de segurança. Os condutores de carros menores dirão que você tende a se sentir menos seguro dirigindo-os. Resumindo, carros pequenos tem um grande valor, mas não são para todos.
Tamanho de carro médio
Para a pequena família ou um jovem casal, um carro médio é muitas vezes o melhor caminho a percorrer. Similarmente aos carros menores, os carros médios também são vistos em todos os lugares, tanto nos mercados usados quanto nos novos. Sites de vendas de veículos oferecem muitos exemplos desses tipos de carros. Se você está procurando algo que você pode levar para as lojas e para o trajeto para o trabalho, então o meio é o caminho. Escolha algo como um carro básico e você descobrirá que tem a quantidade certa de espaço. É claro que eles provavelmente serão um pouco mais caros do que suas contrapartes menores. No entanto, você recebe o que você paga aqui.
Carros antigos
Carros antigos são conhecidos por serem desconfortáveis. Eles geralmente estão entre o tamanho médio e grande. Porém, há um mercado em ampla expansão de modificações para estes veículos que os tornam muito mais confortáveis. Há, inclusive, kits de injeção eletrônica para veículos carburados, e que podem contribuir para tornar um veículo muito mais econômico. Tudo isso pode sair caro, mas se é o carro dos seus sonhos, pode valer muito a pena. Só se lembre que estes veículos antigos são muito inseguros em relação a modelos mais modernos no caso de acidentes. O vídeo abaixo mostra como os carros podem ser atualizados para mais conforto.
Tamanho de carro grande
Distintamente menos popular como regra, carros maiores ainda têm muito a oferecer. A desvantagem óbvia é que você provavelmente gastará muito mais dinheiro. No entanto, com um carro maior, você provavelmente vai achar que você está feliz com o que você está dirigindo. Para aqueles com famílias grandes, os carros maiores são muitas vezes essenciais. Um dos principais problemas é a sua natureza “que consome gasolina”. No entanto, você pode estar em uma posição em que você tenha que colocar essa preocupação de lado, ou comprar um veículo a diesel.
Mas e o conforto?
Carros modernos, independente do tamanho, tentam proporcionar o maior conforto possível. Você vai encontrar carros grandes que são mais desconfortáveis que carros pequenos, carros médios que parecem uma sala de estar, carros grandes que te fazem sentir em uma lata de sardinha. Tudo isso depende de uma palavra mágica: design.
O design dois veículos buscam tirar o máximo de proveito do espaço interior, ocupando o mínimo de espaço possível. Em muitos veículos, isso significa fazer alguns sacrifícios. Um banco mais macio e confortável pode significar menos espaço para as pernas do motorista e dos passageiros no banco traseiro. Um acabamento mais básico pode significar investimentos maiores em um bom ar condicionado. O que o comprador de carro deve fazer é elencar o que está disposto a desistir para poder ter o carro que precisa.
Digamos que um bom ar condicionado seja o elemento de conforto mais importante para você. Você descobre um carro médio que tem ar condicionado individual para cada passageiro. Porém, os assentos são um pouco desconfortáveis. Em outro veículo, o ar condicionado só pode ser geral, mas os assentos tem um design para proporcionar o melhor conforto possível. Olhando os dois veículos, o ar condicionado atende aos requisitos de conforto do comprador. Mas aí ele precisa optar pelo maior conforto dos assentos ou a possibilidade de personalizar a temperatura do ar condicionado.
Em outro exemplo, suponha que assentos sejam seu maior critério de conforto em um veículo. Você encontra um veículo pequeno, mas com assentos de couro e extremamente confortáveis, e você cabe no veículo muito bem. Porém, você sempre faz viagens com amigos, e um outro veículo de tamanho médio tem assentos de tecidos mais baratos e um pouco menos confortáveis, mas onde cabe você e seus amigos com folga.
O que queremos dizer com estes exemplos é que é necessário que o comprador pese os fatores que vão além do conforto, como o uso pretendido para o veículo. Quem usa um veículo para trabalho ou transporte, por exemplo, pode não precisar de tanto conforto quanto quem usa o veículo para viagens e com isso, pode encontrar mais opções disponíveis. E você precisa saber exatamente o que quer.
Se você tem dúvidas, deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Troca de carro: quando fazer?
10 dicas para escolher o carro perfeito para a rotina familiar
Quais as medidas de um carro?
Guia completo para instalação e manutenção do ar condicionado de veículos!