Sedã, hatch, SUV, Perua: qual o modelo certo para você?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Quando compramos carros, a emoção muitas vezes supera a lógica. Então qual seria o sentido desse artigo? Por que explicar a diferença entre os tipos de carro?

Porque tem muita gente que compra um carro levado pela emoção e acaba levando para casa um tipo de carro que não atende às necessidades básicas de locomoção, só para se arrependerem depois. Como sabemos que carros no Brasil são bens muito caros, é bom tomar a decisão da compra de um veículo conhecendo bem aquele que vá atender às suas necessidades antes de assinar o cheque.

Que tipo de carro é certo pra mim?

Leia também

Para definir cada tipo de carro, tentamos fazer uma combinação entre o modelo do veículo, o estilo que ele proporciona, e as funcionalidades do mesmo. Esse guia é um ponto de referência para a escolha de um veículo, mas não deve ser sua única forma de escolher o carro certo para comprar.

Tipo de carro coupé ou conversível

São carros pequenos, curtos, compactos. Seu design é geralmente inovador, porém restringem o acesso ao banco de trás (se o carro que você quer ainda tem um), e limita seriamente a sua praticidade. Os porta malas são pequenos, quando eles existem. Voltados para casais sem filhos e para uso em espaços urbanos.

Tipo de carro sedã

São modelos longos e largos. Se há crianças na família ou no futuro próximo, quatro portas são uma exigência provável. Mesmo que as crianças sejam pequenas o suficiente para estarem confortavelmente no banco de trás de um cupê, considere a dificuldade de tirar e colocar o banquinho em um carro com duas portas apenas. Sedãs proporcionam grande espaço de porta malas, e ótimo desempenho em ambientes urbanos.

Qual tipo de carro escolher

Esses desenhos dão uma boa ideia do que esperar de cada tipo de carro. (Foto: bennettcarcare.com)

Tipo de carro hatchback

É um sedã com a parte traseira compactada, mantendo a largura do sedã. Oferece amplo espaço interno sem comprometer o consumo de combustível como as SUVs e crossovers. O hatchback geralmente tem menos espaço de armazenamento de porta malas que um sedã, mas ocupa menos espaço nas ruas e é mais fácil de manobrar. Também desenvolvido com foco para uso urbano.

Tipo de carro Station Wagon/Perua

Oferecem o tamanho um pouco maior que um sedã, com mais espaço de armazenamento. Em alguns casos, podem comportar mais passageiros. O consumo de combustível é um pouco maior que um sedã, mas menor do que um SUV/Crossover. Seu amplo espaço interno proporciona um ótimo desempenho e uso para longas viagens.

Tipo de carro SUV/Crossover

SUVs e Crossovers são veículos que oferecem amplo espaço interno, conforto, estabilidade, e desempenho equilibrado para uso urbano e em estradas de chão. A distância maior do veículo ao chão proporciona uma estabilidade e segurança muito maior na direção.

Tipo de carro minivan

Além de uma SUV, apenas uma minivan é capaz 5 ou mais passageiros com conforto, espaço para carga, e equilíbrio entre desempenho/economia de combustível. A minivan é como uma perua aumentada e alargada.

Qual carro eu preciso?

Comece pequeno. Carros mais leves são tipicamente mais ágeis, dando uma melhor chance de fugir de um acidente. Carros mais leves também são mais baratos, e mais fáceis de conseguir comprar completos ao invés de comprar um carro básico. Compre o carro usado também, porque se você se arrepender depois, o carro terá desvalorizado menos, e você terá perdido menos dinheiro.

Nossa regra de ouro? Se você acha que precisa de uma SUV, pesquise todos os sedãs e station wagons antes de comprar, e faça um test drive em todos eles. Deixe a ideia por um, dois, três meses. Anote todas as suas necessidades, sonhos, faça um planejamento financeiro, veja os custos da SUV.

Depois disso, se realmente tudo estiver de acordo, você pode comprar sua SUV. Se não, volte à pesquisa do sedã ou do hatchback. E qualquer dúvida, já sabe, conte com nossa ajuda!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário