Tipos de carros

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Em reportagens e propagandas de carros sempre vem especificado o tipo de carroceria – hatch, sedã, picape, notchback minivan, perua, etc – e muitas vezes não conseguimos identificar os carros por estes nomes. Isto é importante saber pois o preço dos carros diferem de acordo com essa especificação e também no documento do carro deve estar especificado o modelo e o tipo de carroceria do automóvel.  Antes de explicarmos e exemplificarmos cada uma das carrocerias, convém dizer antes o que é uma carroceria. Carroceria é a estrutura que envolve o carro e define o seu aspecto. É a forma do carro, que varia bastante e pode ser curta, comprida, quadrada, arredondada, etc. As categorias de caminhões e tipos de carretas já foram assunto aqui no site. Agora iremos classificar dos mais simples aos mais sofisticados tipos de carros.

Leia também

Hatch compacto: São os modelos de entrada, mais simples e baratos. Podem ter de 2 a 4 portas e em sua maioria possuem o motor bicombustível. São carros práticos na cidade pois são pequenos e fáceis de manobrar. Entretanto, seu porta-malas é pequeno e a capacidade para passageiros também. Os carros com essa carroceria são Fiat Uno, Peugeot 206, Chevrolet Celta, Ford Ka, Fiat Palio, Chevrolet Corsa, VW Gol, VW Corsa.

Novo Fiat Uno

Fiat Uno Hatch compacto

Hatch médio e esportivo: São maiores que o hacth compacto e com motor mais potente que o 1.0. O acabamento é mais detalhado e os itens de série mais variados. Por isso o preço é bastante superior ao compacto de entrada. É um veículo com melhor desempenho e velocidade, por isso também chamado de “esportivo”. Os carros com essa carroceria são: Fiat Stilo, Fiat Punto, Renault Sandero, VW Golf, VW Polo, Chevrolet Astra, Peugeot 307, Ford Focus.

Hatch médio Volkswagen Golf

VW Golf Hatch médio

Sedã compacto: Eles são desenhados pelas montadoras a partir dos hacthes compactos. O motor não é esportivo e como o hatch é bicombustível. O porta-malas é o grande atrativo do carro, pelo seu tamanho superior. Os carros com essa carroceria são: Chevrolet Corsa sedã, Chevrolet Corsa classic, Chevrolet Prisma, VW Voyage, Ford Fiesta Sedã, Renault Logan, Fiat Siena.

Sedã médio Ford Fiesta Sedan

Ford Fiesta Sedan

Sedã médio: É um carro mais conservador, preferido por pessoas mais velhas ou famílias grandes. Seu porta-malas é grande e os motores são mais fortes que o do sedã compacto. Acabamento e itens de série são sofisticados e diversificados. Exemplos de sedã médio: Fiat Linea, Honda Civic, Toyota Corolla, VW Polo Sedã, Chevrolet Vectra.

Sedã médio Toyota Corolla

Toyota Corolla

Sedã grande: São os mais caros e sofisticados. Para quem deseja luxo e conforto os sedãs grandes são a melhor opção. A maioria dos modelos são importados, com acabamento e itens de série impecáveis. Ford Fusion, VW Passat, Toyota Camry, Hyundai Azera, Audi A6, Audi A8, Citroën C5, Honda Accord, Mercedes-Benz Classe E.

Sedã grande

Sedã grande Honda Accord

Perua (station wagon): Pelo seu amplo espaço interno, as peruas são adequadas para famílias grandes ou pessoas que sempre fazem viagens e necessitam espaço para muita bagagem. O número de itens de série varia muito, e por isso o preço também varia. Existem modelos mais simples, como o Fiat Palio Weekend e o VW Parati. Mas existem também peruas mais sofisticadas e com recursos de luxo, com teto solar, por exemplo. Modelos de peruas: VW Parati, WV Space Fox, VW Passat Variant, Peugeot 207 SW, Fiat Palio Weekend.

Perua Peugeot 207 SW

Peugeot 207 SW Perua

Picape: Mais conhecidas como “caminhonetes“, foi inicialmente criada como um veículo de trabalho, pois é um veículo que transporta carga em compartimento aberto. Entretanto foi adotada por pessoas mais jovens e esportivas. A estrutura da picape é basicamente uma cabine com dois lugares (ou cabine dupla, para cinco pessoas) e uma caçamba grande e aberta na parte traseira. O motorista tem a vantagem visual decorrente da altura do veículo. Exemplos: Ford F250, Ford Courier, Fiat Strada e Chevrolet Montana., Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10.

Picape

Picape Chevrolet Montana

Utilitário esportivo (SUV): É como uma perua, mas estruturada a partir da Picape. A carroceria é alta e robusta, com opção de tração 4X4. Foram projetadas para andar em qualquer terreno, fora do asfalto. A tecnologia automotiva do SUV é de ponta, assim como o luxo no acabamento. Os exemplos dessa carroceria são: Porsche Cayenne, BMW X5, Mercedes-Benz ML, Jeep Cherokee, Nissan Pathfinder e Pajero Full, Ford EcoSport, Chevrolet Tracker.

 Utilitário Esportivo Jeep Cherokee

Com tantas possibilidades para tamanhos de automóveis, espero que este artigo tenha lhe ajudado a esclarecer um pouco as principais diferenças entre as opções. Há ainda o que falar sobre este assunto? Deixe um comentário!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário