Sedã ou hatch? Diferenças, vantagens e desvantagens!
Ao comprar um carro novo, alguns podem ter notado que a maioria das marcas de automóveis oferecem ambas as versões sedã e hatchback dos mesmos modelos. Mas quais são suas semelhanças e diferenças? Vantagens e desvantagens? Mais importante ainda, qual deles você deve comprar?
Para ajudar os compradores de carro chegar a uma decisão, aqui está uma análise sobre o que faz cada versão ser melhor (ou pior) que a outra.
O que é um sedã? Por que comprar um sedã?
Um sedã típico é caracterizado por ter 4 portas e assentos para 4 ou mais passageiros. Ele também tem uma área de carga traseira, o maleiro, que é separado da cabine de passageiros.
Leia também
Devido à sua área de carga geralmente maior, sedãs podem transportar mais e maiores peças de bagagem. Isto torna esses veículos altamente adequados para pessoas que gostam de viajar ou regularmente precisam de espaço extra. Itens armazenados no porta-malas também são afastados da vista, oferecendo algum tipo de segurança extra e privacidade. Mas mais importante, a barreira física entre o porta malas e o interior do veículo torna menos sensível a cheiro, sujeira, ou temperatura.
Em alguns casos especiais, as versões sedã de um determinado modelo tem distância entre eixos mais longos, permitindo mais espaço para as pernas dos passageiros traseiros. Da mesma forma, sedãs, por vezes, tem um tanque de combustível maior, o que aumenta a distância que o veículo pode percorrer sem ter que reabastecer.
Há, no entanto, alguns inconvenientes em possuir um sedã. Um aumento no comprimento total pode causar problemas quando se trata do estacionamento, em termos de visibilidade traseira e de espaço maior necessário para estacionar e manobrar. Felizmente, a maioria dos sedãs modernos tem sensores de traseira ou uma câmera de estacionamento, ou ambos.
Outra coisa a salientar é que é necessário estar fisicamente para fora do carro para acessar o porta malas. Ou, pelo menos é a verdade na maioria dos casos.
Carros hatch: por que comprar um hatchback?
Enquanto isso, um hatchback é essencialmente um sedã sem a parte traseira. Uma porta traseira serve como a tampa do porta malas mala e, por isso, hatchbacks podem ter 3 a 5 portas (contando a traseira e as laterais).
O acesso ao porta malas mais fácil é uma das vantagens de um hatchback. Embora o espaço seja menor, a maioria dos modelos possuem assentos traseiros dobráveis, que aumentam a capacidade de bagagem para um ponto às vezes maior do que sua contraparte sedã. Deve ser observado que isso diminui o número de passageiros permitidos.
No entanto, os itens do porta malas podem ser visíveis a partir do exterior, atraindo atenção indesejada. Felizmente, existem capas para o porta malas, que tampa os itens guardados.
Por outro lado, hatchbacks servem como excelentes suportes para piqueniques, encontros e passeios na praia, parque ou campo com a porta traseira aberta e os assentos baixados. Seja para deixar as coisas ali e ligar o som, ou tirar um cochilo, eles são ótimos veículos de suporte.
A partir da nossa observação, hatchbacks às vezes pode parecer mais compactos, aerodinâmicos e atléticos em termos de aparência. Apesar do comprimento mais curto, a segurança de impactos traseiros não deve ser um problema, já que a força da estrutura é sempre projetada para atender à normas rigorosas.
O vídeo bem humorado abaixo explica algumas diferenças entre sedã e hatch.
Hatch ou sedã: qual é melhor?
Carros hatch são mais baratos no Brasil, a diferença tem diminuído, no entanto, entre o preço dos hatchbacks e sedãs. Geralmente, carros mais luxuosos e com mais tecnologia embarcada são sedãs, apesar da diferença ter diminuído.
Sobre a aceitação do mercado, no caso de revenda do veículo, não há muita diferença, sendo a demanda bem parecida entre os dois tipos de veículos.
Quando se trata do funcionamento, tanto sedãs quanto hatchbacks podem muito bem servir os seus fins pretendidos como um transportador de pessoas. Ambos podem transportar 4 ou mais pessoas e carregar mantimentos ou bagagem para um fim de semana prolongado. Os preços são também geralmente não tão distantes, bem como os números na economia de combustível.
No final, tudo se resume a preferência pessoal, seja pela aparência, função, ou mesmo a fidelidade à marca. Hatchs são mais versáteis e fáceis de dirigir, sedãs são mais elegantes e espaçosos.
Qual a sua escolha? Prefere um hatch ou sedã? Por que?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Volkswagen Virtus: modelos e versões
BMW Série 1: modelos e ficha técnica
O que é um carro coupé?
Rack de teto para carros, como amarrar mala?