Tipos de carroceria – Fotos e exemplos!
Os apaixonados por carros certamente já ouviram falar dos termos hatch, sedã, entre outros. Muitas destas pessoas conhecem muito de carro, mas não tem ideia da diferença e das características que definem estes tipos de carrocerias.
No artigo de hoje você vai aprender como diferenciar cada modelo e certamente vai sair daqui sabendo tudo sobre os diferentes tipos de carrocerias, confira tudo isso a seguir:
Leia também
Hatch
- Sua característica principal é ser formado por dois volumes bem diferentes e são eles, habitáculo dos passageiros e o motor. Este termo em inglês condiz com a idéia de uma ampla janela que dá acesso ao porta-malas e interior do veículo. Este tipo de carroceria chama bastante atenção pelo seu desenho traseiro, ele termina em uma única linha e é unida a porta do bagageiro.
Fastback
- Podemos destacar como um tipo bem parecido com o hatch, mas é facilmente detectável a presença de uma parte traseira mais longa. Outra característica que define bem este tipo de carroceria é o teto que vai abaixando até o porta-malas.
Notchback
- Seu porta-malas é menor que os modelos anteriores, mas não forma um volume independente assim como é possível detectar nos tipos de carroceria dos sedãs.
Sedã
- Estes modelos possuem três volumes, indiferente de serem duas ou quatro portas. É um modelo bem comum de carroceria, seu formato é o mais fácil de ser reconhecido pelas pessoas. São compostos pelo motor, habitáculo dos passageiros e porta-malas. Todas as áreas estão muito bem definidas. Você vai assimilar que a linha que define a dianteira é bem semelhante com a traseira. Na parte traseira, o compartimento é externo ao habitáculo, além de não incluir o vidro traseiro em sua tampa.
Cupê
- Oficialmente o que pode definir um cupê é o volume interno. Isso é comprovado pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos. Um cupê tem um teto rígido com espaço interno com menos de 934 litros. Em grande parte dos modelos, são carros esportivos com duas portas e três volumes e um teto baixo, além de contar com uma coluna traseira inclinada.
Conversível
- São carros com capota de lona ou rígida escamoteável. Nestes modelos, os pára-brisas são fixos e existe uma capota dobradiça que no momento em que é fechada, tem a capacidade de deixar o carro com as linhas semelhantes à de um cupê.
Cabriolet
- É considerada a versão que consegue designar diversos tipos de conversíveis. Geralmente é mais aplicado aos veículos derivados de cupês, ou seja, aqueles que têm dois ou quatro lugares.
Perua
- São derivadas dos hatchs, sedãs, fastbacks e até mesmo cupês em alguns casos isolados. Conhecidos popularmente por serem carros família e em apresentam o habitáculo dos passageiros estendido até o porta-malas. Característica marcante na tampa da mala que envolve a janela traseira, além da alta capacidade de bagagem.
Minivan
- Conhecidas por veículo monovolume, o compartimento do seu motor, a cabine e também o porta-malas formam um volume único. Curiosamente chamada de MPV no exterior. Suas características básicas são a posição de dirigir que é mais alta, além de uma extensa possibilidade de posição dos bancos.
Van
- Totalmente projetadas para conseguir carregar um grande número de pessoas. A sua carroceria prioriza o maior aproveitamento do espaço possível. O teto é bem alto e o espaço interno é bem amplo.
Utilitário esportivo
- Pode ser considerada uma espécie de perua derivada de uma picape. Suas características marcantes ficam por conta de serem carros grandes e bem sofisticados, geralmente contam com uma aparência robusta.
Jipe
- Veículos dotados de tração nas quatro rodas com grande capacidade de enfrentar terrenos ruins e acidentados. No início de sua história, o Jipe foi totalmente destinado ao uso militar e fabricado pela marca Willys.
Crossover
- Conceito aplicado basicamente a qualquer carro urbano com características funcionais ou decorativas. Criado originalmente para ser um modelo com carroceria enquadrada, mas atualmente tem recebido grandes modificações, ou seja, já podemos ver grande número de modelos crossover com carroceria repleta de curvas e um bonito design.
Picape
- Bastante popular entre os veículos de transporte de carga com compartimento aberto. Este termo surgiu da palavra inglesa “pick-up”, significa carregar em português. Elas são compostas por uma cabine com capacidade para duas pessoas, ou em modelos mais atuais, cabine dupla com capacidade para cinco pessoas.
Limousine
- Apesar de ser raro de ser visto pela sociedade, certamente é o que possui a maior facilidade de reconhecimento da população. Isso acontece porque são carros bem longos, de alto luxo e em grande parte das vezes, eles são dirigidos por um chofer. Seu espaço mínimo é para seis pessoas em um habitáculo diferente do motorista. Seu interior é recheado de regalias e itens de muito conforto.
Estamos chegando ao final de mais um artigo em nosso site, você certamente aprendeu bastante informação sobre os tipos de carrocerias existentes não é mesmo? Queríamos saber o que acharam deste artigo, pedimos que nos deixasse um comentário com sua crítica, opinião e sugestão sobre o artigo e o nosso site. Desde já agradecemos a todos e até a próxima!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Sedã ou hatch? Diferenças, vantagens e desvantagens!
Caminhão de carga leve: como escolher o seu?
Peugeot 308 cc – Conversível
O que é um carro coupé?