Tipos de motos – Fotos e explicação!
Nosso site te convida a conhecer os vários tipos de motocicletas, você vai entender as principais características de cada uma delas neste artigo.
Veja todos os tipos e os principais atrativos de cada estilo a seguir:
Scooter
- Estas motos são muito simples de pilotar e em grande parte dos casos são os primeiros veículos na vida de um motociclista. Ao contrário do que todos pensam, elas não todas de baixa cilindrada. O que define uma moto como scooter é a posição de pilotagem e o design.
- Nas motos deste modelo, você fica mais sentado do que montado, ficando com as costas eretas e os pés juntos no assoalho. Quando a parte mecânica, a transmissão automática que elimina a manete de embreagem e pedal de câmbio é a principal característica.
Cub
- A Cub pode ser considerada de categoria intermediária, ela fica entre uma moto street e uma scooter. Neste tipo de moto, o principal atrativo fica por conta da facilidade de pilotar do segundo grupo. Nestas motos o piloto vai ficar montado e utiliza as pedaleiras para apoiar os pés.
- Nas motos Cub, o câmbio é semi-automático, ele não precisa da manete de embreagem, mas é necessário que o piloto faça as trocas de marcha.
Street
- Esta é a categoria mais comum e certamente a mais vendida entre todos os tipos de motocicletas. Elas foram feitas para atender os grandes centros urbanos. Elas são motos muito leves, rápidas e bem resistentes.
- As motos street geralmente utilizam de motor monocilíndrico entre 100cc e 250cc, as mais comuns são 125cc e 150cc. A presença do câmbio deixa a simplicidade do sistema de marchas das CUBs e scooters para trás. Nestas motos existe a presença de pedal de câmbio e manete de embreagem.
Trail
- Podemos considera que elas são a segunda melhor escolha para grandes cidades. Elas são classificadas por sua suspensão de longo curso que tem a capacidade de deixá-las mais longe do chão. Desta forma, elas ficam mais aptas para enfrentar os pisos irregulares.
- Quanto à posição de pilotagem, existe uma enorme semelhança com as motos street, o mesmo acontece como a capacidade cúbica do motor. Normalmente se apresentam entre 125cc e 250cc.
Custom
- Estas motos eternizaram o conceito de poder viajar sobre duas rodas. Suas principais representantes são as motos da Harley-Davidson, elas são caracterizadas por serem motos com bastante torque, elas ficam sempre muito perto do solo e apresentam uma confortável postura de pilotagem.
- O piloto fica com o corpo ereto, os braços esticados, pedais posicionados à frente. As motos Custom apresentam motores de alta cilindrada em grande parte dos modelos variam entre 125cc e 250cc.
Naked
- Para você que não sabe o significado deste termo, naked quer dizer nua. Isso é assimilado à ausência de carenagem. Você não deve pensar que está ausência faz destas motos menos esportivas.
- O modelo de pedaleiras que ficam posicionadas um pouco recuadas que de costume, este tipo pede uma pilotagem mais agressiva, que é reforçada pelo motor. Estas motos apresentam média ou alta cilindrada.
Esportivas
- As esportivas certamente são as motos mais desejadas do mundo. Elas foram desenvolvidas para oferecer o máximo de desempenho, são sinônimos de potência e contam com um moderno e arrojado design.
- A principal característica de uma moto esportiva está na presença da carenagem por toda a extensão da moto, isso auxilia e muito na composição aerodinâmica. A posição de suas pedaleiras sugere uma pilotagem agressiva em que o piloto fica praticamente abraçado a sua moto durante a pilotagem.
Touring
- Elas são responsáveis por melhorar ainda mais o conceito de viagem sobre duas rodas. São motos que em todos os seus modelos vão apresentar sempre altas cilindradas. São motos que tem a capacidade de oferecer sempre o melhor conforto possível.
- Tudo isso cabe a posição e altura do guidão, posição dos pedais, além de possuir um banco único dividido em dois níveis. Em grande parte dos modelos, elas têm malas laterais e top cases em sua traseira. Certamente vai facilitar demais na hora de carregar sua bagagem.
- São motos super modernas e contam sempre com bastante tecnologia acoplada ao seu corpo. Entre os itens podemos destacar, rádio e ar condicionado.
Trial
- São motos derivadas das motos trail, porém com muitas diferenças. Começando pelo design do banco que conta com uma proteção, isso se deve a necessidade do piloto ficar em pé, se apoiado nas pedaleiras o tempo todo.
- São utilizadas exclusivamente para praticar esporte e você deve saber que ela não está homologada para o uso nas ruas. Em grande parte dos modelos, elas são de baixa cilindrada, mas possuem sempre muito torque. Graças a isso, elas conseguem subir até em superfícies verticais.
Triciclos
- São os modelos mais polêmicos, os triciclos têm um público bem específico. No início, estes modelos eram resultados de adaptações feitas com motos custom e utilizavam partes de carros para conseguir ficar com três rodas.
- Atualmente algumas empresas resolveram investir neste segmento, e começaram a surgir triciclos em forma de Y, sendo formado por duas rodas dianteiras.
- Trouxemos uma imagem de um modelo de Triciclo em Y, veja a foto abaixo:
Deu pra entender a diferença existente neste universo das duas rodas não é mesmo? Muita gente nem faz ideia que existam tantos modelos e certamente acha que tudo é moto, mas certamente após este artigo você vai poder explicar as diferenças.
Estamos chegando ao final deste artigo e esperamos que vocês tenham curtindo todo que aprenderam aqui. Gostamos de saber a opinião do leitor sobre o site e também sobre a matéria, deixe-nos um comentário com a sua opinião e ajude-nos a melhor ainda mais o nosso site.
Desejamos a todos uma ótima leitura e sugerimos que visite os outros artigos do nosso site, pois existem muitas outras reportagens e informações bacanas te esperando. Então é isso, até a próxima!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Compare motos: como fazer uma comparação para escolher sua compra?
Moto elétrica: o guia completo com dicas, como escolher, vantagens e desvantagens!
Motos altas: como escolher? Qual a altura certa para você?
Comprar uma Moto de 50 cc ou uma Scooter?
2 comentários para: “Tipos de motos – Fotos e explicação!”
Dayane Cristine Lima Barbosa
Gostei da explicação amo moto e tudo sobre ela se poder sempre enviar pra mim poder ficar sempre informada obrigada!
Fellipe Silva
Muito boa matéria; gostei!