Como escolher uma moto de alta cilindrada? Quais cuidados tomar?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Para muitas pessoas, estar sobre duas rodas é uma necessidade. Para os outros, uma paixão que transcende gênero, raça, idade e até status social. Seja para vencer o tráfego, tornar nossos deslocamentos mais interessantes, ou puramente o amor de domar uma fera indisciplinada em nossas estradas, não há como negar o fato de que as motocicletas são uma grande parte do nosso mundo. Também não há como negar o influxo de fabricantes estabelecidos que continuam a produzir novas motos e tecnologias que atendam às necessidades de um desejo mundial de viajar. Ao longo dos últimos anos, começamos a ver motos com motores de 200 e 300 cc que redefinem a ideia de uma motocicleta. Somos verdadeiramente mimados pela escolha, e obter uma marca por causa da aparência, herança, exclusividade, tecnologia e valor são pontos muito válidos.

Leia também

Neste artigo, abordaremos como você deve escolher uma moto de alta cilindrada, e os cuidados ao fazer esta escolha.

Escolhendo uma moto de alta cilindrada

Com uma infinidade de tipos de motor, tamanhos de motor, diferentes configurações e vários tipos de peças móveis, decidimos manter a simplicidade: qualquer coisa expressamente legal que é de no mínimo 400 cc pode ser considerada de alta cilindrada. É claro que é melhor começar com motos de menor cilindrada para ganhar experiência em lidar com as mais rápidas, pois a velocidade, a tração e, por fim, as habilidades do piloto são fatores. Começar de baixo e trabalhar o seu caminho para cima é uma ótima maneira de não apenas construir experiência e uma base sólida, mas também ajuda a apreciar a alegria que cada etapa traz.

400 cc

Ótima para iniciantes e aqueles que não procuram mais potência, a categoria de 400 cc é o lar de algumas ótimas motos. Pegue as motos naked e padrão e você terá um modelo que é confortável, ainda rápido, mas não demais para atrapalhar a manobrar no tráfego. As marcas registradas dessa categoria são a legalidade da via expressa, um grande mercado para motos de segunda mão, já que a maioria dos proprietários está sempre aumentando no tamanho do motor, e elas ainda são rápidos o suficiente para a maioria das pessoas. Um grande começo.

600 cc

Enquanto as motos de 600 cc podem ter sido a opção mais barata e um pouco mais segura em relação às motos de 1000 cc no passado, a tecnologia e os recursos dos modelos grandes chegaram a essa categoria ao longo dos anos. Essas motos podem provar ser um demais em mãos inexperientes, mas também podem ser guardiões para toda a vida quando seu potencial é plenamente realizado. Excelente para o uso diário, e tempo de pista, especialmente para aqueles com motos esportivas de 600 cc. São motos rápidas e com fácil acessibilidade.

Escolhendo moto de alta cilindrada

Escolha a moto de alta cilindrada certa para seu perfil de motociclista. (Foto: Motorcycle Daily)

750 cc a 800 cc

A classe de 750 cc a 800 cc é considerada um grande passo para as motos maiores. Embalando mais potência e mais tecnologia do que a classe de 600 cc, essas motos podem ser armas nas estradas, suas companheiras de viagens e seu encontro para um fim de semana passeando pelas serras do interior. Essa cilindrada atinge quase todos os fabricantes, portanto, tenha certeza de que há algo para todos. Apenas um pouco abaixo de motocicletas de 1000 cc, esta categoria é o lar de motocicletas extremamente rápidas.

1000 cc e acima

Considerado o auge do poder e engenharia para os fabricantes, as motos de 1000 cc e além dessa classe estão cheia de escolhas. Touring, cruisers, big trails e máquinas de rua estão prontamente disponíveis para os compradores nesta categoria. Oferecendo o melhor que o fabricante tem a oferecer em termos de tecnologia, segurança e desempenho, essas motocicletas podem ser extremamente rápidas, versáteis e refinadas. O pináculo para muitos e a aspiração da maioria dos motociclistas.

As melhores motos esportivas depende do seu estilo de direção

Embora, na superfície, possa parecer que scooters e motos de baixa cilindrada são a norma, há um punhado de motociclistas que fazem seus passeios diariamente. Seja para ir ao trabalho ou se encontrar para um café com outros passageiros, ou simplesmente relaxar no final de um longo dia, há um rótulo para qualquer tipo de piloto.

O motociclista viajante

Se você se enquadra nessa categoria, está procurando uma motocicleta que preencha as seguintes exigências: motor de 400 cc e pronto para enfrentar as rodovias em nosso país, assentos confortáveis ​​e ergonômicos, fáceis de transportar e capazes de lidar com algunds acessórios práticos, como bauletos superiores, laterais, e sobre o tanque.

Motocicletas ideais para este perfil são os modelos padrão ou naked com posições de pilotagem bastante eretas e confortáveis. Motos de turismo esportivo com presença de estrada dominante e altura, e maduras para todos aqueles casos macios ou duros também são boas opções, assim como as motos cruiser para o melhor conforto possível.

O motociclista do final de semana

Se você tem uma semana de trabalho agitado, e sua ideia de respirar é lidar com passeios com alguns amigos, então você se enquadra nessa categoria. A velocidade e o controle são aspectos-chave, características que só podem ser encontradas em motos esportivas de 600 cc e 1000 cc. Isso não quer dizer que não há meio termo, já que as motos padrão e naked são uma ótima opção para quando você quiser acompanhar, mas ainda assim voltar para casa sem dores de uma posição de pilotagem mais agressiva. As cruisers também são populares, maximizando o conforto enquanto parecem impressionantes.

Motocicletas ideais nesse perfil são as esportivas de 600 cc e 1000 cc com posições de condução agressivas para controle máximo. Motos de turismo esportivas com flexibilidade para lidar com qualquer condição climática ou de estrada e cruisers para uma pilotagem descontraída e um estilo mais clássico.

O motociclista itinerante

Se você sonha em viajar pelo país ou pelo mundo, você definitivamente se enquadra nessa categoria. Naturalmente, uma categoria para motocicletas de turismo e aventura, não há como impedir que qualquer moto viaje na mesma distância, apenas mantenha suas expectativas sob controle. As opções de bagagem são obrigatórias, assim como a iluminação auxiliar e algumas proteções contra acidentes fora de estrada para quando as estradas pavimentadas terminarem.

Motocicletas ideais são as de aventura e motocicletas touring com seus poderosos motores, inúmeras opções de bagagem e iluminação, além do bônus de excelentes confortos. Motocicletas de turismo esportivo com suas características mais esportivas, mas focadas na estrada, mas ainda capazes de transportar uma boa carga de fim de semana. As cruisers de grande cilindrada, embora pesadas, oferecem ótimas opções de bagagem e estabilidade para passar aqueles quilômetros

Como escolher uma moto para comprar?

Pesquisa, pesquisa, pesquisa! Você quer sair em sua moto sabendo muito bem que a compra que você fez vale a pena, agradável e trará emoção para os próximos anos. Não há nada pior do que cair perto de um milhão de pesos em uma motocicleta, apenas para descobrir que não é para você. Programe um test drive nos revendedores que você visitou, pergunte a outros amigos de pilotagem e poste em fóruns e grupos em redes sociais sobre as motocicletas que lhe interessam. Esteja ciente de seus limites como piloto e sempre use os equipamentos de segurança. Confie em mim, não há melhor sensação do que acordar todas as manhãs com a visão de uma motocicleta que apenas o convida a andar, sem destino em mente e absolutamente sem motivo algum.

Quais motos de alta cilindrada vocês recomendam? Como fazem a escolha de suas motocicletas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário