Curso de mecânica de motos, vale a pena fazer?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Um mecânico de motos é um profissional que pode atuar na manutenção de motos, jet-skis, quadriciclos, motores de barcos e lanchas, e também até motores de cortadores de grama e outros mais simples.

Com um bom curso de mecânica de motos, é possível atuar como um profissional na área e começar a faturar dinheiro na área com uma boa capacitação.

O que você faz depois de um curso de mecânico de motos?

O mecânico de motocicletas é aquele que se dedica à manutenção e reparação de motocicletas. Com um curso, eles também podem trabalhar com ciclomotores, motos de trilha, scooters e veículos semelhantes. Algumas das tarefas de manutenção de rotina que executam incluem a substituição de fluidos ou troca de pneus. Quando a motocicleta não está funcionando corretamente, os mecânicos realizam testes para determinar o problema e, em seguida, realizar os reparos.

Leia também

Nesta carreira prática, você consertará garfos, transmissões, freios ou correntes de transmissão; usar ferramentas manuais e elétricas para substituir peças; usar equipamentos de diagnóstico de última geração para testar a potência do motor e o tempo de ignição; desmontar e remontar motores, carburadores e geradores; e martelar e soldar amassados ​​e rachaduras do quadro.

A mecânica de motos é frequentemente classificada como mecânica de motor pequeno. Eles são responsáveis ​​por uma ampla gama de problemas de manutenção e reparo para motocicletas, scooters, veículos todo-o-terreno, bicicletas da sujeira e ciclomotores.

O que é preciso para ser um bom mecânico de moto?

Um bom curso e certificação são os passos iniciais para um mecânico de motos. Mesmo se você já tem uma experiência prática, o curso vai corrigir  alguns vícios e te ajudar a melhorar suas habilidades. No entanto, antes de começar o curso, é bom planejar um pouco.

A primeira coisa que você precisa fazer antes de se tornar um mecânico de motocicletas é determinar em que tipo de moto você deseja trabalhar e em que ambiente. Você pode trabalhar para concessionárias, oficinas de motocicletas, estabelecimentos independentes ou até mesmo fabricantes. Alguns programas de formação de mecânico de motocicletas permitirão que você se especialize em manutenção de motocicletas asiáticas, europeias ou Harley-Davidson ou concentrar-se no Off-Road. Outros permitirão que você se especialize em um fabricante específico depois de concluir o programa principal.

A maioria dos empregadores exige que você tenha pelo menos um diploma de ensino médio  junto com treinamento formal em conserto de motocicletas. Com um diploma do ensino médio, você pode conseguir uma posição de aprendiz ou trainee em oficinas mecânicas, ou até começar por conta própria.

São necessárias habilidades de atendimento ao cliente, orientado para os detalhes, bom no trabalho manual, bom no trabalho com sistemas mecânicos, resolução de problemas e habilidades de diagnóstico

Para o ambiente de trabalho, o mecânico de motos precisa funcionar em uma pequena oficina de reparo barulhenta; pode ser necessário responder a chamadas de reparo no local

Aprendendo mecânica de motos

Um bom curso de mecânico de motos vai te preparar para lidar com as motocicletas da melhor maneira possível. (Foto: Universal Technical Institute)

Quais opções de carreira para um mecânico de motos?

É fundamental que você se mantenha atualizado com as tendências tecnológicas do setor, pois os sistemas, designs e componentes das motocicletas mudam com o tempo. Mecânicos de motocicleta experientes que concluíram aulas de educação continuada estão equipados com as habilidades para a mobilidade ascendente. Mecânicos de motos são frequentemente promovidos a outras posições para trabalhar como supervisores, mecânicos de automóveis e vendas de motocicletas. A engenharia mecânica ou elétirca são caminhos naturais para o mecânico de motos se especializar na carreira.

A mecânica de motocicletas é um tipo de mecânico de motor pequeno. Um mecânico de motocicletas é responsável pela manutenção, manutenção e reparos em muitas peças de veículos com motor pequeno, incluindo:

Motores

Transmissões

Sistemas de ignição

Freios

Pequenos danos ao corpo dos veículos

Quais são algumas carreiras alternativas para o mecânico de motos?

Mecânicos de motores pequenos executam as mesmas tarefas que os mecânicos de motocicletas, mas podem trabalhar em coisas como cortadores de grama, motos de neve ou motosserras. Eles podem aprender por meio do treinamento no trabalho, embora a conclusão de um certificado em uma escola profissionalizante seja comum.

Os técnicos e mecânicos de serviço automotivo realizam as mesmas tarefas em carros, vans e caminhões. Eles realizam a manutenção de rotina e os reparos necessários. Eles também podem concluir o treinamento da escola de comércio ou aprender por meio de um estágio. Os técnicos e mecânicos de serviço diesel também podem seguir suas carreiras com um diploma do ensino médio e treinamento no trabalho ou um certificado técnico. Eles realizam principalmente manutenção e reparos em caminhões e ônibus.

Quanto custa um curso de mecânica de motos?

Os custos variam de acordo com a região do Brasil onde você se encontra. Os valores começam em 1 salário mínimo, podendo chegar a até 3 salários para cursos mais avançados. Os cursos do SEST/SENAT ou do SENAI são os que oferecem as melhores relações entre custo e benefício. Porém, muitos outros cursos estão surgindo e oferecendo uma boa qualidade de educação para seus alunos.

Mas antes de assinar o contrato, é bom saber como escolher o curso certo.

Qual o melhor curso de mecânica de motos?

Cada vez mais os empregadores preferem contratar pessoas com algum nível de treinamento aprovado. A maioria dos programas de mecânicos de motocicletas cobre microcomputadores, manutenção de motocicletas, suspensões e motores de motocicletas. Frequentemente, entidades como SEST/SENAT e até faculdades têm programas de certificação para mecânicos de motocicletas.

O objetivo dos melhores cursos de mecânica de motos é preparar os alunos para obterem um emprego inicial como técnicos de conserto de motocicletas, estudando os componentes, sistemas e procedimentos de solução de problemas usados ​​na indústria de motocicletas e quadriciclos.

Após a conclusão do programa, os alunos devem ser capazes de:

Listar e descrever as oportunidades de emprego disponíveis na indústria de motocicletas

Identificar os diferentes tipos de motocicletas e ATVs e defina os usos e vantagens de cada tipo

Citar as várias ferramentas manuais, de força e especializadas que você usará ao trabalhar com motocicletas e ATVs e descreva as práticas de trabalho seguras que devem ser observadas

Identificar os diferentes tipos de projetos e configurações de motor de motocicletas e ATVs, incluindo como os fabricantes determinam os tamanhos do motor e as classificações de potência

Listar os principais componentes e configurações de motor de motores de dois e quatro tempos

Compreender a teoria por trás do funcionamento dos motores de motocicletas e ATVs, incluindo motores de dois e quatro tempos

Identificar os tipos de lubrificantes e sistemas de lubrificação usados ​​em motocicletas e ATVs

Nomear os componentes dos sistemas de refrigeração de motocicletas e descreva como eles funcionam

Identificar os sistemas de combustível e carburação, incluindo vários sistemas de entrega e injeção de combustível

Identificar as transmissões e os componentes relacionados usados ​​em motores de motocicletas e ATVs, incluindo as diferentes marchas, sistemas de tração e tipos de embreagem

Citar os procedimentos usados ​​para desmontar e montar motores de motocicleta dois e quatro tempos, incluindo as etapas preliminares necessárias e o processo de inspeção

Listar as etapas necessárias para remover um motor de um chassi e instalar um motor em um chassi

Descrever os fundamentos da eletricidade, incluindo como funciona e como é medida

Identificar os diferentes tipos de sistemas de carregamento encontrados em motocicletas e ATVs e descreva a operação e as etapas necessárias para manutenção e solução de problemas

Identificar os componentes e operação dos sistemas de ignição e partida elétrica

Citar os diferentes designs de quadro e sistemas de suspensão usados ​​pelos fabricantes de motocicletas e ATVs

Identificar os diferentes sistemas de freio e componentes do sistema de freio usados ​​em motocicletas e ATVs e descreva como realizar a manutenção

Reconhecer como realizar inspeções do quadro, roda e sistema de suspensão e procedimentos de alinhamento

Reconhecer como realizar os procedimentos de manutenção do motor, sistema de emissão e chassis

Identificar como diagnosticar e solucionar problemas de motocicleta e ATV, incluindo motor, escapamento, ignição, elétrica e problemas de chassi

O curso de qualidade vai incluir elementos para o conhecimento mecânico e elétrico dos veículos e motores. Vale a pena pesquisar, comparar, e ouvir o feedback de outros alunos que já se formaram para ver se é o curso que você precisa.

Além disso, o curso vai ter exercícios teóricos e práticos  para te ajudar tanto no conhecimento quanto na prática.

Já fez um curso de mecânica de motos? Qual? Como foi?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário