Como se tornar um mecânico?
Qualquer pessoa cujo carro ou caminhão quebrou sabe o valor de um bom mecânico. Se você gosta de resolver problemas, trabalhar com as mãos, ter uma renda significativa com base em suas habilidades e de produtividade, o mecânico pode ser você. Além do mais, a mecânica pode também se tornar um hobby e resultar em economias para a família na hora de cuidados com os automóveis.
Comece a preparar para uma carreira automobilística ainda na escola, aproveitando os programas de formação profissional oferecidos por órgãos de utilidade pública, como o SEST/SENAT, tanto em reparação automotiva quanto cursos de elétrica. Cursos de matemática e ciências físicas são pré-requisitos importantes, uma vez que te ajudarão a entender o funcionamento de um veículo melhor e também te instruir para os cálculos necessários para muitas das coisas feitas em uma oficina.
Leia também
Procure aprendizagem e formação. Porque mecânico de automóveis bons e qualificados estão em falta, muitos empregadores maiores têm excelentes programas para entrada de trabalhadores, além de bons planos de carreira.
Note que alguns mecânicos começaram trabalhando em uma loja de peças e tendo cursos noturnos na reparação de automóveis. Esta é uma boa maneira de começar, se você não está pronto para assumir um compromisso integral com uma escola.
Saiba mais sobre as inúmeras escolas técnicas e programas de escolas comunitárias de reparação automotiva. Procure aqueles cujos programas são projetados especificamente para a obtenção de certificados de reconhecimento nacional. Novamente, o SEST/SENAT tem um grande destaque nessa área. O SENAI também tem cursos na área, com ótima qualidade e certificados bem reconhecidos pelo mercado. Algumas instituições particulares também fornecem outros cursos, que podem ser excelentes para complementar seu conhecimento
Entenda que a maioria dos empregadores mais formais, principalmente em concessionárias, exige um número mínimo de certificações para os cargos de mecânico e mais durante os estudos. Algumas lojas oferecem cursos online e pode oferecer descontos para ferramentas básicas necessárias para um inventário pessoal para reparos.
Escolha a oportunidade certa para você. Mecânicos são geralmente pagos com base na sua produtividade, e seus ganhos vão depender, em parte, do tipo e da quantidade de trabalho que vem através da loja de seu empregador. Muitos ganham também porcentagem em cima das peças que vendem.
Procure por um empregador que oferece oportunidades para o desenvolvimento profissional contínuo através de treinamento e certificação. Mesmo em grandes oficinas mecânicas é raro ver isso, sendo mais comum em oficinas de concessionárias.
Espere os potenciais empregadores estares mais interessados nos tipos de trabalho que você está certificado para executar, particularmente qualquer certificações e/ou experiência que você pode ter com avançados sistemas computadorizados de diagnóstico. Certifique-se de listar estes em seu currículo com destaque. Destaque também o treinamento para o uso correto do equipamento, uma vez que são raros os mecânicos que usam torquímetros, paquímetros, micrômetros e outras importantes ferramentas de precisão para a manutenção de um veículo.
Tenha em mente que muitos técnicos e escolas são parceiros comerciais com empregadores, que patrocinam os estudantes em troca de um compromisso de trabalho. Muitas das instituições oferecem inclusive descontos para os associados.
Muitos consideram seu inventário de ferramentas pessoais segundo em importância apenas para os seus filhos. Apesar do seu empregador fornecer o equipamento, comece a construir um bom estoque de ferramentas pessoais cedo. Assim, em breve você poderá também optar por abrir seu próprio negócio.
Busque quantas certificações forem possíveis. Quanto mais, mais você irá ganhar.
Lembre-se que os profissionais de reparação automotiva precisam continuamente atualizar e aprimorar suas habilidades por meio da certificação de produtos e treinamentos específicos para as novas tecnologias no mercado.
Finalmente, espere trabalhar nos fins de semana: boa parte das lojas de reparo são abertas e muito movimentadas aos sábados.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como escolher um bom mecânico para moto ou carro?
Trabalhar como mecânico – por onde começar?
Serviço mecânico tem garantia? Posso processar o mecânico?
Curso de injeção eletrônica! As melhores escolas e quanto custa!