Como aprender mais sobre carros sem sair de casa?
É ótimo que você tenha interesse em carros e aprender mais sobre veículos. Pode ser só um pouco difícil começar, mas depois que você começa, tudo vai ficar mais fácil. Por onde começar então?
Existem centenas de livros com a história dos carros e com instruções básicas sobre mecânica. Uma pequena busca em alguns sites de comparação de preços vai te fornecer muitas opções. Você precisará entender bem a teoria do funcionamento de um carro para começar a aprender sobre as demais peças. A Wikipédia, principalmente a versão em inglês é um bom ponto de partida para pesquisar sobre a história dos carros, como os motores evoluíram e como funciona um motor de combustão. Vídeos no Youtube também ajudam bastante nessa compreensão.
Leia também
Não adianta tentar fugir dessa base de conhecimento. Você pode ir para qualquer outra fonte de informações, cursos presenciais e tudo mais. Todos eles vão começar com o mesmo currículo de “matérias”. Sabe por que? Por que é dessa base que você vai começar a entender um tipo de veículo que você gosta mais: carros clássicos, carros esportivos, carros do tipo “muscle”, carros “off-road”, fusquinhas e muito mais. Cada um deles tem toda uma mecânica diferente e precisam de conhecimentos diferentes, mas partindo da mesma base da combustão interna. A partir dessa “especialização, você conseguirá direcionar melhor seu conhecimento e seus esforços, principalmente o tempo dedicado para os estudos.
Não pense também em confiar em tudo que lê ou assiste na TV. Um canal confiável no Youtube para você entender um pouco mais sobre mecânica é o canal do ADG0068, o High Torque. Além de informar e instruir bem quem acompanha seus vídeos, o responsável pelo canal é ainda bem crítico e analisa muito bem a situação do mercado de carros no Brasil.
Feita sua “especialização” e agora que você já conhece alguns vídeos no Youtube, é hora de começar a procurar fóruns e cursos online, preferencialmente gratuitos, direcionados para a sua paixão. No meu caso, eu encontrei um fórum de apaixonados por Off-Road, onde há uma seção dedicada para o Toyota Bandeirantes, meu sonho de consumo. Lá estou tendo acesso a muitas informações sobre esse carro para quando for fazer minha tão sonhada compra e não ser passado para trás. Você pode encontrar fóruns sobre fusquinhas, opalas, tudo quanto é veículo que você imaginar!
Talvez o único programa de TV que você possa confiar é o Top Gear, tanto a versão norte americana, quanto a versão britânica. A forma como eles lidam com os automóveis é mais cômica, mas eles não deixam de dar boas dicas sobre bons veículos e como tratar bem deles. Além do mais, como é um programa mais geral, eles trazem curiosidades e muitas atrações interessantes para os apaixonados em carros.
Interaja bastante nos fóruns, busque ajudar quem precisa e busque ajuda quando precisar. Muita informação você descobre com as perguntas mais inusitadas possíveis. Não pense também que as pessoas irão te tratar mal por fazer uma pergunta aparentemente estúpida. Faça só uma pesquisa no fórum antes para confirmar se a pergunta não foi feita antes e mande bala!
Após algum tempo dedicado, quando você se sentir mais seguro, é hora de ir pra rua. Converse com mecânicos. Busque amigos que compartilhem da mesma paixão e conversem sobre o assunto. Marquem um dia por semana para se encontrar e conversar sobre o que mais descobriram. É assim que a maior parte dos motorclubes ao redor do mundo surgiram.
Se você realmente estiver interessado em mecânica, compre um motor ou um carro antigo para poder brincar de montar e desmontar. Se seus amigos toparem, vocês podem dividir o aluguel de um galpão para todo mundo poder levar os carros para brincar com eles lá. Você pode também mexer um pouco no seu próprio carro, mas não recomendamos nada muito avançado logo no começo.
Vá comprando as ferramentas à medida em que precisar, compre um kit completo ou divida o preço de um kit completo com seus amigos. Não precisa gastar fortunas para ter o essencial para mexer em um veículo.
É assim que você começa a conhecer mais de carros sem sair de casa. E nossos leitores, como vocês estudam sobre carros? Tem cursos presenciais para recomendar?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Tamanho do carro: como pode influenciar o conforto?
Qual a melhor marca de carros esportivos?
Quando comprar carros antigos pode ser um bom negócio?
Curso de injeção eletrônica! As melhores escolas e quanto custa!