Aluguel de motos: quanto custa? Onde encontrar?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Desde 1885, quando a motocicleta foi inventada, as pessoas gostaram da vida em duas rodas. Logo depois, um curioso piloto deve ter feito a pergunta “Onde posso alugar uma motocicleta?” Definitivamente não estava um aplicativo de aluguel de motocicleta disponível naquela época!

A boa notícia é que isso mudou nos últimos anos; A paisagem de aluguel de motocicletas ampliou, e a variedade e a conveniência aumentaram enquanto os preços do aluguel diminuíram. Há opções tanto de motos para lazer quanto motos para trabalho, como vários motoristas de aplicativos de entrega descobriram.

Leia também

Por que usar um serviço de aluguel de motos?

Existem quatro razões para alugar uma motocicleta:

Você só precisa de uma bicicleta para passear

Você precisa de uma moto quando viaja

Você quer testar uma moto antes de comprar

Você quer tentar algo novo

Você não tem o dinheiro para comprar uma moto

Você quer reduzir os custos de manutenção de motos

Seja qual for sua opção, há diversos lugares onde poderá encontrar o serviço certo para suas necessidades.

Onde alugar uma moto?

Até recentemente, havia poucas maneiras de alugar uma motocicleta.

A primeira era alugar através de um revendedor de motocicletas, pois alguns revendedores têm uma pequena frota de motocicleta dedicada para aluguéis. Muitas vezes, esses revendedores têm relacionamentos estritos com fabricantes específicos, portanto, a seleção pode ser muito limitada.

Por exemplo, se você está procurando por um aluguel Harley-Davidson, você pode estar com sorte; Seu revendedor local Harley pode ter 20 de suas motos para alugar. Então, se você quiser alugar uma Harley, você será definido, mas se você estiver interessado em um aluguer de motocicleta BMW, você está sem sorte.

A segunda maneira para alugar era encontrar uma empresa de turismo local. Essas empresas preparam excursões de motocicletas guiadas que incluem alimentos, hospedagem e um operador turístico experiente. Esta é uma excelente opção para os pilotos que só gostam de andar em grandes grupos de maneira estruturada. Para aqueles que desfrutam de um passeio solo, gostam de modificar sua rota ao longo do caminho, ou andar com um grupo íntimo de amigos, essa opção pode ser limitada.

Em alguns casos, o desejo de experimentar seu destino em uma moto pode ter sido tão forte que você pode ter considerado encontrar uma moto à venda a um bom preço, e depois vendê-la quando você estava pronto para sair dessa!

Nos últimos anos, as opções de aluguel de motocicletas se expandiram para oferecer mais flexibilidade e seleção do que nunca. As empresas peer-to-peer oferecem todas as marcas de motocicletas para alugar em diversos locais do Brasil. Este modelo permite que os pilotos aluguem de outros pilotos, portanto, há mais variedade, melhor conveniência e preços mais baixos do que opções de aluguel mais tradicionais.

Além disso, empresas como a Mottu e outros apps de aluguel de motos vem se expandindo para diversas cidades do país, levando também motos de modelos básicos de trabalho para esses lugares.

Alugando motocicletas

O aluguel de motocicletas pode ser feito tanto para o trabalho quanto para o lazer, desde que sejam calculados bem os custos. (Imagem: Pinterest)

Como faço para encontrar uma moto para alugar?

A maneira mais fácil de encontrar essas motos é ir para a página inicial do Google e digitar “aluguel de motos” e o nome da cidade onde deseja alugar a moto. Uma vez feito isso, a plataforma mostrará empresas que oferecem o serviço.

Depois, você pode digitar nas lojas de aplicativos App Store ou Play Store por “aluguel de motos” e comparar os diferentes aplicativos que aparecem. Veja as avaliações, opiniões de quem usou o serviço, antes de se comprometer com um aluguel.

Se você está viajando para algum lugar, você pode encontrar opções de aluguel de moto diretamente no site onde faz reservas em hotéis, Airbnb, entre outros.

Acreditamos que os carros são uma maneira eficiente de levá-lo de um lugar para outro, mas as motocicletas são muito mais práticas e baratas em diversas situações, além de mais divertidas em viagens.

Como escolher a moto para alugar? Quanto custa aluguel de motos?

A seleção de motocicletas de aluguel pode ser esmagadora. Então, ao escolher uma motocicleta para alugar, é importante considerar o uso pretendido. Isso é fácil se você estiver usando o aluguel para testar motos de passeio antes de comprar. Para todos os outros fins, identifique claramente o propósito do seu passeio.

Planejando uma viagem de motocicleta através das montanhas? Opte por uma moto com armazenamento e um assento confortável.

Vai trafegar por estradas muito movimentadas? Você quer uma moto rápida e pequena.

Se você tem um passageiro, certifique-se de ter uma moto de dois andares de assento.

Se é uma moto de trabalho, veja qual o consumo de combustível.

E claro, não se esqueça de ver o preço da moto.

Motos para passeio ou aventura podem custar entre 20% e 50% do salário mínimo por dia do aluguel. Alguns modelos mais exclusivos e esportivos podem custar entre 60% e 80% do salário mínimo vigente.

Já motos para trabalho, com baixa cilindrada (geralmente até 160cc):

Isso sem contar os custos com gasolina e eventuais reparos causados por quedas com a moto. Lembre-se de calcular todos os custos antes de se comprometer com o aluguel de uma moto para trabalho.

https://youtu.be/JCX2xVmMfV4

Esperamos que este artigo tenha sido útil enquanto você planeja seu aluguel de moto. Se você tiver mais perguntas, temos respostas! Você pode deixar suas perguntas nos comentários abaixo para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário