Qual a melhor moto 1000cc? Como escolher?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

A melhor moto 1000cc, geralmente, ganha um grande destaque na comunidade do motociclismo. As esportivas estabelecem um padrão e a tecnologia delas, geralmente, é adotada por todas as demais motocicletas de uma marca. Como exemplo, a Honda de 1000cc esportiva tem muitas características que foram para todas as irmãs menores, até as CGs mais básicas. Em alguns outros casos, como a Suzuki GSX-R 1000cc, você cria uma moto icônica que será lembrada por gerações, mas que as irmãs menores não copiam tanto.

O que é importante aqui é saber que as opções de moto de 1000cc são grandes e diversificadas, tal como são os motociclistas no mundo todo, com vários pilotos pedindo coisas diferentes de suas motos. Alguns preferem modelos adequados para longas viagens em estradas, alguns querem uma moto mais confortável, enquanto outros simplesmente querem uma moto que tenha um desempenho esportivo, além das 1000cc que impressionam.

Leia também

Qual tipo de 1000cc escolher?

Geralmente, quando falamos de escolher uma moto 1000cc, estamos falando de uma moto esportiva. Apesar dessa generalização, existem muitas motos custom, big trails, touring e até scooters com essa cilindrada. Para fins de facilitar sua escolha de uma 1000cc, muitas das dicas abaixo foram direcionadas a uma esportiva, mas podem ser aplicadas a qualquer moto. Porém, você deve considerar o seguinte para cada uma:

Custom: para quem quer conforto, ronco grave do motor e estabilidade ao invés de agilidade. Geralmente desconfortável para quem tem problemas de coluna, principalmente na lombar.

Big trails de 1000cc: para quem deseja viajar no on e no off road, além de ser a melhor opção de moto para o conforto de quem tem acima de 1,80 m. Ideal para quem quer agilidade e conforto, mas pode sacrificar um pouco desse dois para um torque mais forte para o off-road.

Touring de 1000cc: para quem quer ter um carro sobre duas rodas. Há tourings de diferentes estilos (esportiva, big trail, custom, etc), mas todas elas tentam dar o máximo de conforto ao piloto. Perde em agilidade, ganha muito em estabilidade e conforto.

Scooters de 1000cc: mesmo com 1000cc, as scooters não perdem muito da agilidade. Porém, não tem tantos opcionais e acessórios de conforto quanto uma touring “pura”. É um tipo de moto que combina a agilidade com o conforto e robustez.

Esportivas de 1000cc: ágeis, dinâmicas e velozes. Com exceções (notadamente os modelos da BMW), o conforto não é uma prioridade. O que se torna prioritário é a experiência da velocidade.

Motos de 1000cc de diferentes estilos

O mundial de Superbike, com suas esportivas de 1000cc, popularizou a cilindrada para os modelos esportivos. Porém, existem motos de 1000cc de diferentes estilos e que podem ser muito melhores que uma esportiva. (Foto: www.youtube.com)

O que considerar ao escolher sua moto 1000cc?

Ao comprar uma moto de 1000cc, os pilotos têm várias coisas a considerar. Por exemplo, é de suma importância saber que uma 1000cc esportiva tem quase zero de conforto. O estilo de pilotagem agressivo significa que os motociclistas será inclinando-se em cantos, colocando pressão em seus pulsos na frente. suando, fazendo muita força para manter a moto estável. Não é simplesmente uma maneira confortável para os pilotos de viajar para fora de uma pequena área metropolitana. Já com big trails, a moto fica estável muito mais facilmente, salvo se o piloto estiver em uma estrada off road. Motos custom são confortáveis, mas sofrem em estradas com muitas cuvas. As pequenas descrições acima, com as vantagens e desvantagens de cada tipo de moto, vão te orientar bem para mostrar o que elas tem a oferecer.

O motociclista também precisa estar preparado para lidar com a potência que o motor pode produzir. Pilotos de primeira viagem não devem comprar uma esportiva de 1000cc logo de cara. Mesmo pilotos experientes, mas que nunca tiveram uma moto de 1000cc do tipo que querem comprar devem começar com uma cilidrada menor, como 250cc ou 500cc. Por exemplo, se seu sonho é ter uma Suzuki Hayabusa, é interessante começar com uma Honda CB 300R. Nunca comece logo nas 500cc pra cima, ou você vai se arrepender da decisão.

E claro, obrigatoriamente: motos acima de 1000cc tem que ter ABS, salvo se você estiver comprando uma moto modelo mais antigo, carburadas, por exemplo. Neste caso, se prepare para gastar bastante dinheiro em manutenção e peças, pois é bem complicado lidar com motos antigas do Brasil. Ao contrário de veículos antigos, os mecânicos não tem experiência para lidar com motos antigas e causam mais estragos do que consertos. Ou você pode, como é meu caso, aprender tudo sobre a moto e fazer cursos de mecânica de motos, para você mesmo fazer a manutenção.

Potência e torque de uma moto 1000cc

Em termos de especificações que um piloto deve procurar em uma moto de 1000cc, as medições de desempenho mais importantes são cavalos de potência e peso. Os cavalos representam a rapidez com que uma moto pode acelerar, enquanto que o peso será uma aproximação grosseira de manuseio e agilidade. Por exemplo, você verá que o peso de algumas big trails de 1000cc é maior que esportivas, mas o torque das big trails é maior e a potência, menor. Assim, você tem uma moto que atinge velocidades finais menores, mas que consegue passar por barro, terra, subir morros, montanhas e muito mais.

Considerações Finais

Nenhum piloto deve fazer uma compra baseado em números apenas. Diferenças sutis, como localização do descanso do pé da moto, podem fazer uma grande diferença na experiência de pilotagem. Sempre teste antes de comprar, especialmente com relação a uma compra cara como uma moto de 1000cc. Nada vai superar a vivência prática da moto para saber se é realmente aquilo que você quer. Mas vale um lembrete: invista em uma moto zero ou uma usada que tenha muitas peças disponíveis no mercado. O pós venda é muito mais importante do que imaginamos, pois motos caem com frequência e precisam de uma manutenção mais atenciosa que carros.

Você tem uma moto 1000cc? Qual é a melhor moto 1000cc na sua opinião? Como você fez para escolher?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário