Como escolher um bom mecânico para moto ou carro?
Um bom mecânico é vital para garantir a segurança de seu carro e sua família. Então como é que você pode encontrar um mecânico bem confiável?
Peça referências
Pergunte a amigos, parentes e colegas. O boca a boca é uma das ferramentas de marketing mais eficazes que qualquer empresa pode usar, por isso, quando alguém que você conhece e confia lhe dá uma recomendação, você pode estar no caminho certo.
Faça sua pesquisa
É o mecânico associado com grandes marcas e empresas, licenciado, correto, que segue as normas da profissão, aderindo a um código de ética e garantindo o seu trabalho? Será que eles têm um site que você pode conferir? Ele está sempre disponível pelo telefone?
Leia também
- Quanto custa passar o scanner automotivo? E se não achar nada, eu pago?
- Por que aprender mecânica básica de carros e motos?
Entreviste seu mecânico
Há uma série de perguntas que você deve fazer para garantir que seu mecânico está entregando o melhor serviço possível. Algumas delas incluem:
- Qual é a garantia sobre o seu trabalho? Um mecânico respeitável deve ser capaz de fazer seu trabalho dando uma boa garantia para a mão de obra.
- São seus preços transparentes? Alguns mecânicos lhe darão uma fatura que contenha apenas o devido montante fixo. Você tem direito a pedir uma fatura mais detalhada, com preço das peças e da mão de obra.
- Como é calculado o trabalho? Também é importante saber como o trabalho é calculado. Eles normalmente têm um determinado número de horas que eles cobram para fora para vários trabalhos, independentemente do tempo que demora, analisando mesmo pelo grau de dificuldade do processo. Eles mantém essa organização através de planilhas ou outros métodos ou eles controlam tudo mentalmente? Como é feito isso? É fundamental escolher um mecânico com fortes processos e procedimentos, sabendo que você está recebendo pelo que você paga.
- Que tipos de peças que eles usam? Há uma grande variedade de peças no mercado, que consiste em genuínas e de reposição. Muitos mecânicos trabalham apenas com peças de reposição para manter os preços mais baixos, e se ele estiver usando peças de reposição de qualidade, você está certo de que terá os mesmos resultados do que com as peças genuínas. Preste bastante atenção na escolha das peças.
- É importante verificar sobre as partes em relação a sua garantia. Fabricantes de veículos têm requisitos de desempenho específicos para as peças, e é vital o seu mecânico use apenas as partes consideradas adequadas para o seu veículo e que irão cumprir as condições de garantia.
- Podem traduzir um problema complexo em linguagem simples? Uma das melhores maneiras para julgar o conhecimento de um mecânico é ver se eles podem traduzir um problema complexo em uma linguagem simples que você pode entender. Isso também significa que haverão menos chances dele tentar te enganar.
- Pedir uma explicação completa do que vai ser feito para o carro e por quê. É o mecânico simpático e atencioso, não irritado com suas perguntas? Um bom mecânico deve ser pró-ativo na educação dos clientes sobre seus veículos.
Há tantos outros elementos a considerar. Será que vão deixar você assistir enquanto eles trabalham? As áreas de recepção e a oficina são limpas? Utilizam equipamentos de segurança enquanto fazem os trabalhos? Eles te mostram suas peças antigas para mostrar o desgaste de cada uma? Será que eles te chamam para aprovação de orçamentos antes de prosseguir com qualquer grande reparação? São os uniformes mecânicos limpos e bem conservados? Lembre-se sempre que um bom mecânico deve tratar todos os clientes – homens e mulheres – com respeito e cortesia. Encontrar um mecânico de qualidade é importante para a vida do seu carro e a segurança de sua família. Não subestime isso, tome o tempo para encontrar um bom mecânico e confie em seus instintos e sua avaliação. Salve seu dinheiro e evite ter que sempre acionar seu seguro.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Agregar cavalo mecânico – Como funciona?
Como se tornar um mecânico?
Como encontrar peças de carros mais baratas?
Os 10 carros com a manutenção mais barata!