Qual a diferença entre um motor em linha e um motor em V?
Você que chegou agora ao nosso site seja bem vindo! Nosso site está recheado de informações diversas sobre o mundo dos carros e motos. Você vai poder aprender muito sobre cada veículo, além de diversos artigos específicos sobre determinadas peças ou sistemas que compõe estes maravilhosos meio de transportes.
Nosso artigo de hoje vai mostrar como funciona o motor em linha e o motor em V. Você vai entender melhor sobre o funcionamento dos diferentes motores que são utilizados em seu automóvel.
Leia também
Você precisa saber que existe 3 tipos de configurações diferentes de motores. Você pode encontrar motores em linha de 6 cilindros, também motores de cilindros contrapostos de 6 cilindros ou motores V-6. Vamos conferir agora a diferença entre os motores e todas as suas características.
Motor em linha
- São os motores que dispõe de cilindros posicionados em uma linha em um bloco único.
Motor em V
- São os motores que dispõe de cilindros posicionados em dois blocos dispostos em ângulo.
Motor de cilindros contrapostos
- São os motores que dispõe de cilindros dispostos em dois blocos nos lados opostos do motor.
O motor em linha é comprido e estreito. Sua presença é bem freqüente em carros pequenos, este motor comprido e estreito montado transversalmente permite um capô bem curto. Existem casos que os motores refrigerados a ar, sua configuração em linha é mais difícil de resfriar.
O motor contraposto é mais largo e achatado. Este modelo proporciona um baixo centro de gravidade.
O motor em V pode ser considerado um meio-termo entre os dois modelos anteriores.
A grande diferença entre o motor em formato em linha e o motor em V, fica por conta da quantidade de árvores de comando. O motor em linha utiliza apenas a metade das árvores em relação à configuração em V.
Pode existir diferença na quantidade de metal necessária nos blocos, existe diferença de peso de um material pro outro, além de existir diferença no custo para a fabricação destas peças.
Na hora de escolher qual motor usar no carro, os projetistas pensam em inúmeras situações, entre elas estão o custo, espaço disponível sob o capô, exigências do posicionamento do motor, a instalações de fabricação existentes e também a proporção peso e potência.
Todas as observações acima são fundamentais para definir na escolha de qual motor é usado no carro. Não é complicado entender a diferença destes motores, certamente depois de ver as imagens e as informações passadas, você vai sair daqui com expert no assunto.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motor K4M: características e ficha técnica
Como funciona um motor brushless?
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Quantos litros de óleo vai no motor?