Motor com 3 cilindros, como funciona?
Um motor de 3 cilindros é inferior a um de 4 cilindros é um mito que precisamos esclarecer em detalhes. O debate de 3 cilindros vs 4-cilindros foi iniciado quando os carros com 3 cilindros começaram a se comportar de uma maneira estranha em seu estágio inicial de desenvolvimento. Havia reclamações sobre o equilíbrio e ajuste do motor, e os motores tendiam a fazer mais barulho.
E não é apenas uma luta sobre os 3 contra 4, mas há uma noção antiga, que implica que os cilindros ímpares geralmente tendem a ser menos equilibrados, geram mais vibrações, e os engenheiros precisam adicionar pesos para equilibrar o peso do veículo.
Leia também
Com os avanços da tecnologia, os carros se tornaram mais eficientes em termos de combustível, mais rápidos e melhores.
Então, vamos dar uma olhada e identificar qual é a diferença entre as duas configurações diferentes de cilindros em um motor de carro.
O que é um cilindro de carro?
Enquanto o motor administra o carro, são os cilindros que executam um motor. Em palavras mais simples, um cilindro é a potência de um motor de carro.
Eles são espaços de forma cilíndrica em um motor de carro que tem os pistões localizados nele. Quando a mistura de combustível / ar é inflamada na câmara de combustão acima de um pistão, é expulso através do cilindro e, através de bielas, gira o virabrequim antes de ser empurrado de volta para gases sem escape.
O cilindro de carro é o lugar onde os pistões de um motor fazem seu movimento através do virabrequim dentro dos anéis.
Vamos dar um exemplo. Quando você executa seu carro, os cilindros realizam seu movimento através dos anéis como mencionado acima. Agora, em um carro de 3 cilindros, teria 3 cilindros realizando o movimento contra 4 cilindros em um veículo de 4 cilindros.
O topo dos cilindros é coberto para impedir a pressão de escapar durante a compressão e os golpes de energia.
Motor 3 cilindros é bom? Melhor que o de 4 cilindros?
A principal e a diferença mais óbvia entre as duas configurações do motor reside dentro do número de cilindros que os dois motores têm. Enquanto um tem 3 cilindros trabalhando continuamente, o outro tem 4.
Duas configurações do motor têm mais diferenças que devem ser consideradas. O 4 cilindros gera energia a cada rotação de 90 graus do virabrequim, enquanto um motor de 3 cilindros gera energia a cada rotação de 120 graus do virabrequim do motor do motor.
Essa diferença na geração de energia, tempo e técnica faz com que os dois motores diferem drasticamente uns dos outros com base no desempenho, uso, consumo de combustível e muito mais.
Vantagens dos motores 3 cilindros
Melhor eficiência de combustível: os motores de 3 cilindros, devido ao menor número de cilindros do que um motor de 4 cilindros, consomem uma quantidade menor de combustível na execução do motor. A menor quantidade de cilindros torna a eficiência de combustível e, portanto, uma escolha vital para carros menores que se comercializam com base em sua quilometragem.
Custos mais baixos: o motor é uma das partes mais vitais de um carro, e quando o fabricante tem que usar uma quantidade menor de cilindro na construção do motor, o custo desce drasticamente. Assim, carros com três cilindros tendem a ser menos dispendiosos.
Interiores maiores: os motores com menos cilindros, tornam o motor menor, tornando a baía do motor menor e deixando mais espaço para o fabricante trabalhar nos interiores e tornando-o mais barato.
Perdas friccionais mais baixas: o menor número de cilindros que fazem metal para movimentos de metal tornam a quantidade de atrito diminuir, reduzindo, portanto, o consumo de combustível e um movimento melhor e eficiente.
Desvantagens dos motores 3 cilindros
Motor menos responsivo: a menor quantidade de cilindros torna o motor responder de maneira atrasada. Embora a diferença parece ser insignificante, a diferença pode ser sentida a alguém que tenha dirigido ou é usado para dirigir um cilindro de 4.
Devido à diferença na maneira como os pistões são organizados em um design de 3 cilindros, traz o atraso de meio ciclo entre os movimentos de força.
Não refinado: um motor de 3 cilindros requer mais trabalho do que um motor de 4 cilindros devido ao menor número de cilindros presentes. Os 3 cilindros realizam a maior parte do trabalho contra os 4 cilindros que os tornam um pouco mais barulhentos do que seus 4 contrapartes de cilindros.
Vantagens dos motores de 4 cilindros
Distribuição de energia equitativa: o carro de 4 cilindros tende a ter o poder mais uniformemente distribui à medida que a ordem de disparo não tem um atraso que os faz realizar igualmente bom em RPM mais baixo e maior.
Mais responsivo: o motor é mais responsivo em um motor de 4 cilindros, já que o atraso na ordem de disparo do motor não está presente, como é no motor de 3 cilindros.
Motor refinado: os 4 cilindros trabalham continuamente e são extremamente refinados. Com um motor de 4 cilindros em execução o balanceamento é perfeito quando combinado com um motor de 4 tempos (admissão, compressão, energia, escape) e o motor é executado sem nenhum atraso.
Desvantagens dos motores de 4 cilindros
Caro: um 4 motores de cilindros são geralmente mais caros que o fabricante tem que envolver um componente extra para que faça sentido.
Consumo de combustível mais alto: o consumo de combustível em um motor de 4 cilindros é um pouco mais alto, pois há muito mais peso envolvido quando se trata de um motor de 4 cilindros, enquanto também há outro fator que é o aumento do atrito de os cilindros.
Comprar um carro com motor 3 cilindros ou com 4 cilindros?
A conclusão dessa comparação não pode ser baseada no fato de que o tipo de motor é melhor do que o outro e qual deles fica atrás do outro em diferentes aspectos.
Isso ocorre porque ambos os tipos são desenvolvidos e projetados para atender a diferentes necessidades e ter consumidores diferentes que eles têm que servir.
Se você é alguém que é um aficionado de potência e se o desempenho do seu veículo marcar sua lista de preferências acima dos outros aspectos, vá para um veículo de 4 cilindros que se adequar perfeitamente às suas necessidades.
Por outro lado, se você é alguém que está comprando um carro pela primeira vez, ou o preço e quilometragem do veículo pegar o banco da frente para você na lista de preferências, então nós sugeriríamos que você vá para um motor de 3 cilindros que irá atender às suas necessidades perfeitamente.
No final do dia, a escolha de um carro estará em suas preferências pessoais, em vez das folhetos e manuais publicados pelos fabricantes.
Então qual motor é melhor? 3 motores de cilindros hoje em dia são embalados com quantidades quase iguais de energia como 4 mecanismos de cilindros da mesma capacidade. Então, qual é triunfante aqui? A resposta é, nenhuma. Cada tipo de motor tem mais pontos e negativos e ambos se adequam a fins diferentes. Um motor de 3 cilindros é mais adequado para eficiência de combustível e economia de custos. Um motor de 4 cilindros é mais adequado para refinamento e entrega de potência. Tudo somado, ferve-se para onde suas preferências estão.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Motor K4M: características e ficha técnica
Nissan Skyline: versões e preços
Água no óleo do motor, o que fazer?
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?