Carro que não consome muito combustível, como escolher?

Em Comprar carro por André M. Coelho

Se você fizer compras com inteligência, poderá economizar combustível – e dinheiro – por muitos anos. Essas dicas o ajudarão a classificar entre as centenas de modelos de veículos no mercado para que possa encontrar o veículo mais econômico para atender às suas necessidades e poupar muito dinheiro com seu combustível.

Carro que não consome muito combustível é pequeno

Geralmente, quanto menor o veículo, menos combustível ele consome e menos dióxido de carbono produz. Restrinja suas opções ao menor tipo de veículo que atenda às suas necessidades diárias e você economizará dinheiro não apenas no showroom, mas também na estrada. Isso pode resultar em muita economia.

Leia também

Carro barato e econômico tem marchas extras

Marcas extras podem fazer um trabalho melhor em manter o motor funcionando em seu nível mais eficiente. Para obter o máximo de relações de marcha possível, considere uma transmissão continuamente variável (CVT). Os CVTs usam correias e polias para permitir um número infinito de marchas.

Simplifique o sistema de transmissão

A tração dianteira é a mais eficiente. Todas as rodas e tração nas quatro rodas são as que menos economizam combustível. Mas se você precisar, escolha um sistema de transmissão que engate todas as quatro rodas apenas quando necessário, ou seja, quando você estiver em terreno difícil e que precisa das trações.

Alto consumo de combustível ocorre quando há mais cavalos de força

Geralmente, quanto maior o motor (ou seja, quanto maior a potência), mais combustível ele consome. Muitos veículos vêm com vários tamanhos de motor e você pode economizar dinheiro comprando menores. Você precisa ter consciência de quanta potência você realmente precisa para seu veículo, sem exagerar.

Consumo combustível no carro

Motores menores, com turbo, geralmente são mais eficientes com combustível e mais baratos na manutenção de médio e longo prazo. (Foto: AA)

Evite extras desnecessários

Muitos recursos extras aumentam a quantidade de combustível que um veículo consome, adicionando peso, aumentando a resistência aerodinâmica ou puxando potência extra do motor. Pergunte a si mesmo se o conforto ou a conveniência que esses recursos oferecem compensam um aumento contínuo nos custos de combustível.

Vidros elétricos, assentos, espelhos e portas

A eletricidade consumida por assentos elétricos, janelas, espelhos e fechaduras não é significativa. Seu peso adicional, no entanto, é. Os assentos elétricos podem adicionar entre 40 e 60 quilos a um veículo de 1.200 quilos, resultando em um aumento de 2 a 3% no consumo de combustível e prejudicando a efici~encia.

Arrancador de carro remoto, ar condicionado e rack de teto

Os acionadores de partida remotos incentivam as pessoas a darem a partida antes de estarem prontas para dirigi-los. Isso desperdiça combustível.

O ar condicionado pode aumentar o consumo de combustível em mais de 20% em condições de condução na cidade. Procure um sistema com um modo “econômico” para ajudar a minimizar o impacto do uso do ar condicionado.

Mesmo vazio, um rack de teto permanente aumenta a resistência aerodinâmica. Por extensão, aumenta a quantidade de combustível que um veículo deve queimar para se mover.

Motores turboalimentados e recursos de economia de combustível

Reduzir para um motor menor com um turbocompressor pode ser mais eficiente em termos de combustível. No entanto, turbinar um motor de tamanho padrão para obter mais potência pode aumentar os custos de combustível em vez de economizá-los.

Uma série de opções econômicas podem ajudá-lo a reduzir o consumo de combustível. Isto inclui:

Rodas de alumínio: são mais leves do que as rodas normais. Como resultado, um veículo não precisa usar tanta energia para movê-los.

Aquecedor de bloco: aquece o bloco do motor de um veículo. Isso significa que você dá partida em um motor semi-quente e melhora a eficiência de combustível geral do seu veículo no inverno.

Controle de cruzeiro: ajuda a manter a velocidade de um veículo constante na rodovia. Isso evita desacelerações e acelerações não intencionais que aumentam a quantidade de combustível que um veículo usa.

Sistema de navegação: mostram a rota mais direta até o seu destino. Isso evita que você desperdice combustível em desvios.

Rack de teto removível: racks removíveis são mais eficientes em termos de combustível do que os permanentes, porque você pode removê-los e eliminar o arrasto quando não os estiver usando.

Teto solar: janelas abertas ou tetos solares são mais eficientes em termos de combustível do que o ar condicionado em velocidades urbanas. Mas nas rodovias, eles aumentam o arrasto e o consumo de combustível. Procure um teto solar com função de inclinação, que aumenta a ventilação sem aumentar o arrasto.

Tacômetro: mostram a velocidade do motor. Eles permitem que você saiba quando trocar uma transmissão manual para obter a melhor eficiência de combustível.

Janelas coloridas: vidro escurecido impede que parte do calor do sol entre no veículo. Isso o mantém mais fresco sem ar-condicionado. Você pode instalar vidros coloridos em qualquer veículo, novo ou usado.

Computador de bordo: computadores de bordo mostram a quantidade de combustível que você usa e o desafiam a consumir menos.

Quais outros recursos procuram em carros econômicos? Como encontrar o veículo econômico?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário