Sensor de pressão do combústivel, para que serve?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

O sensor de pressão do trilho de combustível é responsável por analisar a pressão do combustível que está dentro do trilho do conjunto da bomba de combustível. Este sensor é um dispositivo eletrônico que calcula a pressão do combustível e, em seguida, envia essa informação para o PCM (módulo de controle do trem de força).

Sensor de pressão do combustível: o que faz

O PCM é o computador principal de um veículo. É responsável por gerenciar o funcionamento do motor e fornecer o que ele precisa para sustentar seu funcionamento, como as necessidades de combustível.

Leia também

Com as informações que o PCM recebe do sensor de pressão do combustível, ele saberá a quantidade exata de combustível que dará ao motor. Dessa forma, o motor não recebe muito ou pouco combustível.

Em vez disso, ele recebe combustível apenas o suficiente para operar adequadamente enquanto reduz as emissões de evaporação.

Sintomas comuns do sensor de pressão de combustível com defeito

Se houver algo errado com o sensor de pressão do combustível, existem alguns sintomas facilmente reconhecíveis que se tornarão aparentes para você. Abaixo estão os principais sintomas a serem observados caso o sensor de pressão de combustível do seu veículo estrague ou apresente defeitos perigosos.

1. Verifique a luz de injeção do motor

Se você vir a luz de advertência do motor acender no painel, pode ser um sinal de que o sensor de pressão do combustível está ruim.

Às vezes, a unidade de controle do motor detectará um problema com o sinal do sensor do trilho de combustível. Em seguida, ele ativará a luz de verificação do motor para que você saiba que há algum tipo de problema relacionado ao motor.

Claro, há um grande número de outras razões pelas quais a luz de verificação do motor acendia, além de um sensor de pressão de combustível com defeito.

Sensor de pressão de combustível

Um sensor de pressão do combustível contribui para a segurança do sistema de alimentação do veículo. (Foto: YouTub)

2. Baixa potência

Se você pisar no acelerador e notar falta de aceleração, isso pode ser devido ao sensor de pressão do combustível. Se o sensor estiver ruim, ele irá interferir na proporção de ar e combustível. Isso causará uma perda perceptível de potência de seu veículo enquanto você dirige, prejudicando o funcionamento normal do veículo.

3. Problemas na partida do veículo

Se você tentar ligar o motor do seu veículo e ele não pegar na primeira tentativa, então o sensor de pressão do combustível pode não enviar um bom sinal para o computador do motor. No início, o motor dará partida após dar algumas tentativas. Mas, eventualmente, pode chegar ao ponto em que nem irá começar.

4. Motor morrendo

Às vezes, você pode ter uma surpresa não tão boa e seu veículo morrer enquanto o dirige. Se você já teve problemas para dar partida no carro, mas finalmente conseguiu fazer o motor funcionar, você pode experimentar o veículo morrendo ao dirigir mais tarde. Mas mesmo que seja a primeira vez que o carro enguiça, ainda pode ser devido a um sensor de pressão de combustível com defeito.

5. Economia de combustível ruim

Com um sensor de pressão de combustível ruim, o motor não receberá a quantidade correta de combustível para seu processo de combustão interna. Na maioria das vezes, muito combustível será bombeado para a câmara de combustão e haverá uma redução perceptível no consumo de funcionar com uma mistura muito rica.

Veículos maiores, terão efeitos mais perceptíveis do que algo como um motor menor.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário