Cheiro de gasolina no interior do veículo, como resolver?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Um cheiro de gasolina no carro pode ser muito perigoso e você nunca deve ter um cheiro de combustível em seu veículo, é um sinal claro de um problema e é potencialmente muito perigoso. As possíveis causas podem variar e devem ser encontradas para terem uma solução rápida.

Realmente não importa o que está causando o cheiro da gasolina em seu carro, você só precisará corrigi-lo assim que começar a cheirar o combustível. Se o vazamento de combustível estiver perto do motor ou do escape, isso pode resultar em um incêndio e uma possível perda total de seu veículo. O combustível líquido não é o perigo, o perigo são os gases que são exatamente o que pode causar o fogo.

Leia também

Cheiro de combustível no interior do veículo de um vazamento de injetor

É raro ver um vazamento de injetor, a causa comum do vazamento de combustível é o selo de borracha o-ring ou vedação. Cada injetor tem uma vedação de borracha na parte inferior e tem um o-ring na parte superior. Estas juntas e selos secam e, eventualmente, quebram, uma vez que o o-ring ou selo racha, a correção é apenas uma questão de substituir a vedação ou o-ring, não há necessidade de substituir o injetor se ainda estiver funcionando corretamente.

Se você tiver um vazamento de o-ring ou vedação devido a idade avançada, recomenda-se substituir todos os o-rings e vedações, se o vazamento de combustível foi causado pela instalação incorreta de um injetor, basta substituir o o-ring ou vedação danificado.

Se você suspeita que tenha um injetor de combustível vazando, abra o capô e inspecione o trilho de combustível onde o injetor está localizado. Tenha o motor funcionando e dê uma olhada, se você tiver um vazamento de combustível, definitivamente vai cheirar, e ficará molhado com combustível ao redor do injetor que tem o problema. Cuidado com esse tipo de manutenção e tente manter distância do veículo em funcionamento.

Cheiro de gasolina no carro

O cheiro de gasolina dentro de um carro pode ser sinal de um problema grave e é importante diagnosticar e solucionar com rapidez. (Foto: Car From Japan)

Cheiro de gasolina no carro de um vazamento de tanque de combustível

Um vazamento de tanque de combustível provavelmente é o vazamento de combustível mais comum de todos. Há muitas razões para o vazamento de um tanque de combustível, desde um tanque apodrecido para um tanque perfurado. Se um tanque de combustível tiver um vazamento, geralmente deixará um ponto no pavimento em que o automóvel está estacionado, este é um perigo potencial porque as pessoas que fumam cigarros gostam de jogá-los para fora da janela do carro, isso poderia inflamar o gotejamento de combustível do tanque.

Normalmente, é bastante fácil identificar um vazamento de tanque de combustível, basta rastejar sob o veículo e procurar manchas molhadas ou manchas no tanque de combustível. Às vezes, um tanque de combustível vazará no topo porque a umidade e os detritos ficam presos na parte superior do tanque e raramente se secam, isso faz com que o tanque apodreça e, eventualmente, goteje. Se você tem um tanque de combustível vazando, é melhor removê-lo completamente, inspecioná-lo e repará-lo ou substituí-lo.

Você não pode pensar que você poderia ter um cheiro de gasolina no carro se ele vier do tanque de combustível, mas os fumos viajam sob o veículo e entram em cada rachadura e fenda. Se o seu ventilador estiver ligado, os fumos serão sugados da entrada de ar fresco e causarão um potente cheiro de combustível.

Cheiro de gasolina dentro do veículo de um vazamento de linha de combustível

As linhas de combustível viajam sob o veículo do tanque de combustível para o motor, é muito comum ter uma linha de combustível esmagada ou apodrecida porque não há muita proteção contra os detritos da estrada e os elementos. Existem também linhas de combustível de borracha que poderiam potencialmente vazar pela idade ou poderiam ser danificadas por alguém que trabalhasse no veículo.

Qualquer veículo com injeção de combustível terá alta pressão nas linhas de combustível. As pressões de combustível podem ser em qualquer lugar de 35 psi a 60 psi, se houver uma linha ou encaixe fraca, o combustível irá pulverizar fora da linha, causando uma névoa ou um vapor extremamente perigoso, especialmente se estiver perto do escape ou do motor. Se a linha de combustível estiver pulverizando uma névoa, o cheiro da gasolina no carro será extremamente forte, o que pode causar náuseas ou dores de cabeça. O cheiro de combustíveis não é bom para sua saúde e é muito prejudicial para o cérebro.

Se você acha que pode ter uma linha de combustível vazando, siga a linha de combustível do tanque para o motor, se o veículo estiver injetado com combustível, a linha provavelmente estará pingando e será fácil de encontrar. Ter uma reparação profissional da linha de combustível é uma boa ideia, além de se você tiver outros problemas, o mecânico será responsável por repará-lo.

Cheiro de gasolina no carro por defeito no filtro

A maioria das pessoas nem sabe o que é um filtro de combustível em um veículo. O filtro é um recipiente de plástico cheio de carvão, e os vapores de combustível excessivos do tanque de combustível são purgados através do recipiente de carvão para reduzir as emissões antes de serem enviados para a atmosfera.

Se o cartucho de carvão tiver uma fenda ou estiver vazando através de um ventilador ou vedação defeituoso, o resultado será um cheiro de combustível e, possivelmente, um aviso na luz de óleo do motor. Os veículos mais antigos tinham o filtro de carvão localizado perto da frente do veículo, muitas vezes no compartimento do motor, mas desde meados dos anos 2000, os fabricantes de carros agora os localizam mais perto do tanque de combustível, juntamente com uma infinidade de outros dispositivos de controles de emissões.

Se o recipiente de carvão tivesse um problema, provavelmente a luz do motor de verificação iria iluminar e definir um código de problema de diagnóstico. Se você tiver um cheiro de combustível e a luz do motor de verificação estiver acesa, o código deve ser puxado primeiro, e geralmente irá apontar você na direção certa sobre o que está causando o problema.

Tampa do tanque causando cheiro de gasolina no carro

Eu sei que isso pode parecer óbvio, mas uma tampa do tanque solta ou falha pode causar um cheiro de combustível em seu veículo. Você poderia até ter uma tampa de gás defeituosa que vaza fumaça. Uma tampa de gás defeituosa também pode fazer com que a luz do motor de verificação acenda em carros mais novos. Os tanques de combustível nos veículos mais novos são colocados no vácuo e testados quanto a vazamentos, o seu veículo executa esse auto teste para verificar se há vazamentos no sistema de combustível. Se a prova de vácuo for executada e não for passada, a luz do motor de verificação acenderá e configurará um problema na tampa.

O senso comum percorrerá um longo caminho se você tiver um cheiro de gasolina no seu carro. Se você tiver um cheiro de combustível, faça a verificação rapidamente pois pode ser extremamente perigoso. Um pequeno vazamento de gasolina que custa muito dinheiro para consertar poderia custar-lhe uma perda total de seu veículo se não diagnosticado e cuidado com prontidão.

O cheiro de gasolina no carro ao usar o ventilador

Sempre que você estiver executando o ventilador dentro do seu carro, você está puxando o ar exterior, e se você tiver um vazamento de combustível, os vapores serão sugados para o compartimento dos passageiros através da entrada de ar fresco. A entrada para o motor do ventilador está localizada na parte inferior do pára-brisa, perto do local onde os limpadores ficam quando estacionados.

Existe uma maneira de impedir temporariamente que os fumos entrem no veículo ao usar o ventilador; você pode usar o botão de recirculação no controle climático, que irá circular o ar da cabine e impedir que o ar seja retirado do exterior. Eu não recomendo usar esta função por longos períodos, porque acabará embaçando janelas no interior do veículo, e isso pode ser evitado simplesmente usando o ar-condicionado enquanto estiver no modo de recirculação quando possível.

Se você tiver alguma dúvida, deixe nos comentários e iremos te ajudar no que for possível!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário