Como tirar gasolina do tanque?
Tirar gasolina do tanque não é tão simples quanto colocar uma mangueira na entrada de combustível e usar a sucção e gravidade para remover o combustível. Além disso, usar a boca em uma mangueira para sugar o combustível pode ser muito perigoso. Então como retirar o combustível do veículo sem perigos?
É preciso tirar a gasolina do tanque com segurança
Existem várias razões pelas quais você pode achar necessário drenar todo o combustível do seu tanque de gasolina. O motivo mais comum hoje em dia é uma gasolina ruim. Antigamente, “gasolina ruim” significava combustível com anos de idade, contaminada com água ou cheia de detritos sólidos. Era raro acabar acidentalmente com gasolina ruim no tanque de combustível, embora sempre existam relatos de pessoas que enchiam o tanque com gasolina ruim diretamente da bomba do posto de gasolina.
Leia também
Na maioria das vezes, a gasolina ruim era um problema que afetava pessoas como fazendeiros e vendedores de carros antigos, que deixavam as coisas pararem por um longo, longo tempo, e tentavam tomar um atalho, não limpando o combustível antigo do tanque ou motor antes de tentarem. para trazer de volta à vida algum equipamento de combustão interna.
Aqueles eram os velhos tempos. Atualmente, a gasolina ruim se tornou um problema de todos. A adição de etanol ao combustível automotivo mudou o jogo da gasolina para pior. O combustível aprimorado com etanol tem causado sérios problemas em motores grandes e pequenos. Onde a gasolina sem etanol demorava anos para se tornar inutilizável, o novo combustível pode ficar ruim em apenas alguns meses. Esse é um problema real.
Vamos voltar a falar sobre como retirar com segurança a gasolina ruim do seu tanque antes de deixá-lo acabar com o funcionamento do seu motor.
Como tirar gasolina do carro com um sifão de gasolina adequado?
Quando a maioria das pessoas pensa em tirar a gasolina do tanque de um carro ou caminhão, surge uma imagem feia. Eles se imaginam chupando um tubo longo com uma extremidade enfiada profundamente no orifício de abastecimento de combustível do veículo, esperando conseguir tirar o tubo da boca e entrar em um balde antes que a gasolina atinja seus lábios.
Embora esse método seja testado e funcione, ele não é de todo limpo e nem totalmente seguro. O combustível é muito combustível e você nunca sabe quando algo pode provocar um incêndio. Com um simples sifão de tubo, você corre o risco de derramar toda a gasolina, e isso é um risco de incêndio.
Recomendamos o uso de uma bomba manual adequada, aprovada para líquidos combustíveis como a gasolina. Se você for à loja de autopeças, poderá encontrar uma – apenas certifique-se de procurar a aprovação para combustíveis, porque muitas bombas de sifão não são adequadas para combustível. Também é recomendável ficar longe das versões super baratas que usam um pequeno bulbo para iniciar o seu sifão. O melhor equipamento possui uma bomba manual de alto volume que é completamente selada e vem com muitos tubos para o lado do tanque de gasolina e para a extremidade que entrará no seu recipiente de combustível aprovado.
Hora de puxar a gasolina do tanque
Antes de começar a bombear, verifique se está configurado. Você precisará ter um contêiner de gasolina aprovado à mão para guardar a gasolina. (Se o tanque estiver cheio, você precisará de mais de um – faça as contas antes de começar.) Monte sua bomba manual de acordo com as instruções e insira a mangueira de entrada no orifício de enchimento de gás. Você terá que passar pela pequena aba de metal na maioria das vezes, isso é bom. Continue alimentando o tubo até que você tenha apenas 60 cm restantes pendurados para fora do tanque. Agora pegue a outra extremidade e insira-a no recipiente de combustível aprovado.
Removendo o sifão do tanque de gasolina
Com toda gasolina drenada do seu tanque, você está pronto para instalar seu novo filtro de combustível, colocar uma nova bomba de combustível ou simplesmente substituir todo o tanque de combustível. Mas esse tubo parece estar preso no seu depósito de combustível? Não comece a puxá-lo. O que aconteceu é que a pequena aba de metal que impede que o combustível espirre de volta pegou o tubo como um anzol.
Empurre o tubo um pouco para trás e segure a aba com alguma coisa enquanto desliza o tubo para trás. Se você usar uma chave de fenda metálica, certifique-se de aterrá-la contra a estrutura do carro antes de tocar no bocal de enchimento para evitar faíscas. Ou melhor ainda, use uma vara de madeira.
Nada de força e não se esqueça de fazer isso em um lugar ventilado e próximo de um extintor de incêndio, ok?
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como funciona o medidor de combustível?
Aditivo para etanol funciona?
Qual a melhor gasolina? Shell V-Power ou Podium da Petrobrás?
Carro engasgando quando acelera, o que pode ser?