Qual a melhor gasolina? Shell V-Power ou Podium da Petrobrás?
A gasolina brasileira já é de qualidade altamente questionável. Aproveitando essa qualidade ruim da nossa gasolina, muitas distribuidoras e postos de gasolina começam a fabricar “gasolinas especiais”, que alegam ser melhores para seu veículo. Lógico, estas distribuidoras e postos cobram um preço mais caro por essas “gasolinas especiais” de melhor qualidade que, geralmente, se traduz em uma menor quantidade de etanol misturado ao combustível.
Mas não estamos aqui pra discutir legislação, nem os problemas (e custos) da gasolina brasileira. Como não temos uma fonte “pura” de gasolina, vamos analisar se essas gasolinas especiais, principalmente a Shell V-Power e Petrobras Podium, realmente valem a pena o valor a mais investidos por litro comprado.
Leia também
A gasolina comum
Antes de ir para as gasolinas prêmio, a gasolina comum precisa ser descrita para que usemos como ponto de comparação. A gasolina comum tem 27% de etanol (dependendo da legislação em vigor), sem aditivo e mais barata que os outros tipos de gasolina descritos abaixo. Funciona bem em todos os veículos a gasolina. Porém, pode danificar o motor, carburadores e bicos injetores no médio e longo prazo devido à alta porcentagem de etanol, que é extremamente danoso para os motores de combustão, mesmo nos veículos flex.
Gasolina aditivada
Cada marca dá um nome diferente e usa diferentes tecnologias em suas gasolinas aditivadas. Os aditivos são, geralmente, detergentes para limpeza dos componentes do sistema de alimentação e combustão do veículo, além de outros agentes usados na redução do desgaste das peças móveis do motor.
Ao ser usado em veículos mais antigos, deve se ter o cuidado de fazer o uso gradual da gasolina aditivada, pois a limpeza dos componentes pode acabar entupindo partes importantes do sistema. É recomendada uma limpeza do carburador e bicos injetores após o início do uso de gasolina aditivada.
Se o manual do seu veículo não recomenda gasolina aditivada, simplesmente não use. Essa indicação é feita porque os elementos detergentes e dispersantes da gasolina aditivada podem danificar componentes do veículo, atrapalhando seu funcionamento e resultando em consertos caros.
Gasolina aditivada ou de maior octanagem?
Não confunda gasolina aditivada com gasolina de maior octanagem. Enquanto a primeira acrescenta elementos em sua fórmula, os chamados “aditivos”, a segunda dá maior octanagem à gasolina.
Enquanto a gasolina aditivada não resulta diretamente em um menor consumo para o veículo, a de maior octanagem pode melhorar o desempenho do seu veículo, por ser mais resistente à altas taxas de compressão. Mas esse efeito no desempenho, principalmente no consumo, pode só aparecer em motores acima de 1.8 e com taxa de compressão acima de 10:1, isto é, 10 partes de ar para uma parte de gasolina na mistura que vai para a câmara de combustão. Mas não vá colocando gasolina de alta octanagem no seu veículo sem ler as recomendações do manual antes, pois você pode estar gastando dinheiro a toa ou prejudicar seu sistema com os aditivos também presentes na gasolina de alta octanagem.
Por que a gasolina de maior octanagem pode reduzir o consumo? Bem, basicamente por ser mais “resistente” à compressão, a mistura de ar/combustível na câmara de combustão tem que ser mais comprimida para poder atingir o ponto em que a centelha é acionada. Maior compressão significa que menos combustível é usado para a mistura, resultando em um menor consumo final.
Gasolina Shell V-Power
É o nome que a Shell dá para sua gasolina aditivada. Isso significa que ela tem, em sua composição, agentes dispersantes e detergentes para reduzir o atrito gerado pelas peças do motor do carro. Sua versão mais recente é a Shell V-Power Nitro+, podendo ser utilizada em carros antigos, motos e alguns tipos de barcos. Sua fórmula proporciona a limpeza, proteção e desempenho ao motor. O desempenho, cabe ressaltar, é apenas a recuperação do desempenho do veículo através da limpeza dos componentes pelos detergentes e pelo dispersante, presentes na fórmula da Gasolina Shell V-Power.
Gasolina Petrobras Grid
A gasolina Petrobras Grid é a gasolina aditivada da Petrobras, trazendo, supostamente, os mesmos benefícios que a Shell V-Power. Além disso, ela tem um teor reduzido de enxofre na sua fórmula, que resulta em menor emissão de poluentes. Também possui elementos dispersantes e detergentes, ajudando na limpeza, proteção e lubrificação do motor.
Gasolina Petrobras Podium
É a gasolina de maior octanagem da Petrobras, que produz resultados de menor consumo em motores de alta compressão acima de 1.8 e com taxas iguais ou maiores a 10:1. Possui grau reduzido de enxofre, sendo uma das mais eficientes na redução da emissão deste poluente na atmosfera. É um tipo de gasolina também recomendado para veículos mais antigos, que podem ter problemas ao funcionar com a gasolina comum com maior quantidade de etanol.
Qual gasolina é melhor?
Apesar de aditivos poderem realmente ajudar na limpeza e manutenção do motor, o que realmente faz a diferença é a menor quantidade de álcool na formulação, tanto para manter o motor limpo quanto para aumentar a vida útil do motor. É também a melhor opção para melhorar o consumo usar uma gasolina com menor quantidade de álcool na composição. Existem diversas formas de você retirar o etanol da gasolina em casa, mas isso vai demandar tempo que muitos não tem, além de muitos riscos à sua saúde e de outros ao seu redor.
Dito isso, o único tipo de gasolina que manteve um nível de etanol abaixo de 25% é o tipo Premium, representado em nossa lista pela Gasolina Petrobras Podium. Em um comparativo entre a gasolina V-Power e a Podium, a Podium vence pela menor porcentagem de etanol. Porém, em um comparativo entre a V-Power e a Grid, ambas podem oferecer benefícios semelhantes.
Cabe lembrar que acima de tudo, você deve seguir as recomendações do manual do seu veículo para o tipo correto de combustível, além de manter a manutenção do seu veículo em dia. Também recomendamos que você apenas abasteça em posto de qualidade, bem avaliado e recomendado, onde a gasolina não é adulterada.
Você vê uma diferença grande entre tipos de gasolina? Quais tipos de gasolina você recomenda? Quais marcas de gasolina são melhores para você?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Como tirar gasolina do tanque?
Carro movido a vapor de gasolina: como funciona?
Kit vapor de gasolina funciona? É caro?
Quais os melhores aditivos para gasolina?
16 comentários para: “Qual a melhor gasolina? Shell V-Power ou Podium da Petrobrás?”
José Pinheiro
Excelente as informações contida nesse antigo, as minhas dividas foi sanadas
Fernando
Muito bem explicado. Sanou todas as minhas duvidas!
José Geraldo
Prezados, bom dia.
Tenho um Honda FIT 2016 com motor 1.5 e cambio CVT. Não sei qual a taxa de compressão.
Observei que tenho menor consumo quando rodo com Shell V-Power Nitro do que com a Shell comum. Abasteço 99% das vezes em dois postos Shell e quando uso V-Power meu carro faz 11.5 km/l e com a comum faz 10.5 km/l.
Como o carro é novo, com menos de 3 mil km, as caracteristicas de limpeza relacionadas à V-power não se aplicam.
Anteriormente eu tinha também um honda FIT 2012 com cambio automatico e já fazia melhor média com a gasolina V-Power.
Alguma ideia?
Equipe Carro de Garagem
José, a Nitro tem menos etanol na sua composição. Por isso é que é mais eficiente.
Jone
Senhores a Shell V-Power nitro, tem a mesma quantidade de álcool anidro que a gasolina comum, que hoje é de 27 %. A gasolina que hoje tem menor quantidade de álcool na sua fórmula são as gasolinas premium, no caso da bandeira Shell seria a V-Power Racing.
Luis
E a gasolina original aditivada da ipiranga, podemoss comparar com essas duas?
Equipe Carro de Garagem
Apenas com a V-Power, que são aditivadas.
Emerson
Meu palio 1.4 com gasolina normal shell faz 14.5 com shell V Power faz 17.7 só abasteço com V Power.
Nivaldo Mendes
Emerson que ano e o seu palio? Eu tem um palio elx 2005 2006 que faz 9.2 na cidade andando de rotação no 3 com ar desliga e com gazolina Petrobras grid.ja troque vela cabo filto, mexi todo sistema e nada.
Joseraldo de Araujo
Boa noite tenho carro 16valvulas onde o mesmo esta embolando na 3 marcha me disseram que o problema estava no refil da bonba., mas, isso passou aconteceu quando troquei o filtro
Qual o combustivel devo usar pra limpeza do carro ou pra um carro 16v.
Equipe Carro de Garagem
Joseraldo, teste o veículo com um scanner para descartar todas as possibilidades antes de assumir que seja um ou outro problema e começar a gastar dinheiro sem saber o que pode ser.
Leandro Fábio Bastos dos Santos
Tenho um celta 2001, ele faz 13 km/l na cidade, com gasolina Shell v Power, muito bom essa gasolina, sem contar que o sistema fica sempre limpo.
Sandro Celso Miranda
Boa noite e obrigado pela dúvida respondida nesse post. Abasteço somente com a Shell v-power nitro + pois tenho dito ótimos desempenhos com o carro. Meu carro é um corsa classic G1 ano e modelo 2006 flexpower completo. Da ultima viagem feita a Londrina rodei 920 km com 48 litros de gasolina, para mim está muito bom, carro com bagagem e cinco passageiros velocidade de 110 km.
Rodrigo Lopes Silva
Qual a cor da gasolina Shell V-Power Nitro+?
Equipe Carro de Garagem
Olá Rodrigo,
Esta gasolina é comercializada na cor verde.
Julio
Tenho um Hb20 2013 1.0 hoje com 65 mil km. Todas as revisões feitas nos períodos certos. Fiz uma viagem com a família ida e volta pela Washinton Luiz com um tanque fiz 765 km, usando o ar por 2 horas no total no período que peguei chuva. Gasolina que utilizo é a V Power Nitro. No computador de bordo dizia que o carro andava mais 55 km antes de abastecer. Mas não quis correr o risco pois na Don Pedro os postos são distantes um do outro e já era madrugada. Muito boa a matéria!