Flex ou gasolina?
Escolher entre a compra de um carro Flex ou à gasolina tem sido uma dúvida de muita gente. Considerando o diferencial óbvio em relação ao carro Flex poder ser abastecido também com álcool, outros itens também importantes acabam não sendo considerados como deveriam.
Um destes itens é o consumo um pouco maior medido nos carros Flex. Por ser um veículo preparado para se adaptar continuamente em relação à mistura de combustíveis utilizada, é normal que esta adaptação nem sempre atinja o ponto ótimo de consumo com cada um destes combustíveis. Algo teria mesmo que ser perdido. É uma espécie de overhead para trazer ao consumidor o conforto da escolha de combustível.
Leia também
- Qual a melhor gasolina? Shell V-Power ou Podium da Petrobrás?
- Converter o carro de gasolina para álcool: compensa?
Em outras palavras, o carro Flex mesmo usando apenas gasolina ou usando apenas álcool irá consumir um pouco mais do que um modelo que aceite apenas um destes combustíveis. Talvez em novas tecnologias de motores Flex esta diferença possa desaparecer, mas ainda existe e dependendo do quanto o carro é utilizado, pode ser significativa para o bolso do proprietário.
Em todo caso o carro Flex tem maior valorização no momento da revenda e permite escolher entre os dois combustível e economizar na relação de preço. Se você não tem o carro como principal meio de trabalho, a diferença de consumo provavelmente vai ser compensada com o que você ganhará a mais na facilidade de revender o veículo.
Particularmente acredito que no futuro os veículos serão todos híbridos, permitindo não somente estes dois combustíveis para motor de combustão como também óleos vegetais, eletricidade e outras formas de energia.
Em resumo: se vai comprar um carro zero, prefira um Flex para perder menos na revenda. Se o veículo é usado, outros fatores são mais importantes.
Utilizar um carro Flex no dia a dia tem a vantagem de poder escolher entre os combustíveis, e você ainda pode misturar gasolina e álcool em um carro flex de várias maneiras.
Hoje em dia prefiro sempre abastecer com gasolina devido à maior autonomia, assim preciso ir menos vezes ao posto de combustível. E você? Prefere abastecer com álcool ou gasolina?
Sobre o autor
Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.
Veja também
Carro zero pelado ou usado completo?
Quanto custa um carro?
Como tirar gasolina do tanque?
Taxa de álcool na gasolina em outros países!
4 comentários para: “Flex ou gasolina?”
Gabriel
Deve se levar em conta que cada vez mais o governo esta adicionando mais alcool a gasolina hj em 2016 já esta em 27 % de alcool na gasolina e no futuro o que vai ser do carro só a gasolina? Problemas e mais problemas e isso.
Equipe Carro de Garagem
Sim, muitos problemas. Mas temos que pensar também na natureza: quanto mais fontes renováveis forem usadas nos combustíveis, melor para o planeta, mesmo que resulte em custos mais altos para os proprietários de veículos.
Adonias Barbosa
Eu prefiro abastecer com ethanol, pois polui menos, não suja o motor e ainda garante mais torque no motor.
Adonias Jr
Realmente não vai sujar seu motor mais algumas peças vão apodrecer de ferrugem durante o tempo.