Como funciona o medidor de combustível?
Como funciona isso? Como funciona aquilo? Chegou a hora de entender como funciona o medidor de combustível? Todas as informações para obter a resposta desta pergunta, você encontrará abaixo:
Você sabia que o medidor de gasolina faz pensar que o tanque tem menos combustível que de fato tem? Isso acontece porque este instrumento é impreciso. Ele pode indicar que esteja “vazio”, mesmo quando ainda existem alguns litros no tanque, também irá indicar que ainda está “cheio”, mesmo depois que você rode 100 km.
Leia também
- Filtro de combustível sujo, quais os sintomas?
- O que é a válvula reguladora de pressão do combustível? Como funciona?
Depois de ler o nosso artigo, você vai conseguir compreender a razão dos medidores de combustível se comportam assim. Existem 2 peças que são responsáveis por esta tarefa.
- A primeira peça é a boia – ela é responsável por medir o nível de combustível no tanque.
- A segunda peça é o medidor do painel – ele é responsável por indicar o nível de combustível para o motorista.
A unidade de envio
O módulo que compõe a boia está localizado no tanque do carro, consiste de uma boia conectada a uma fina haste metálica. Esta base da haste é fabricada com uma resistência variável. Esta resistência é um instrumento elétrico que suporta determinados fluxos de eletricidade.
- Você deve entender que quando a boia está perto da parte alta do tanque, ela terá um contato deslizante da resistência variável, permanecendo bem perto do lado aterrado.
- Isso significa que a resistência será pequena e uma quantidade maior de corrente passa através do equipamento em direção ao marcador do painel.
- No caso de existir pouco combustível no tanque, a boia vai abaixar. Neste caso o contato desliza e a resistência aumenta, neste instante a quantidade de corrente enviada ao marcador diminui.
Devido à limitação do movimento destas hastes que seguram a boia acontecem àquelas situações citadas anteriormente. Você vai ter de rodar vários Km para a boia fazer a haste se movimentar, a mesma haste não chega até o fundo do tanque, exatamente por isso, ela mostra que existe falta de combustível antes da hora.
O medidor
Este dispositivo realmente é um equipamento simples. Nele você encontrar uma correia bi metálica, ela é uma peça de metal fabricada com a laminação de dois tipos diferentes de metal juntos. O metal que cobre a correia tem a função de se expandir ou se contrair quando é aquecido ou resfriado.
No momento em que a correia é aquecida, um dos metais vai expandir menos que o outro, neste instante a correia se curva e é justamente esta curvatura que move o ponteiro do marcador.
Medidores controlados por microprocessadores
Este é um sistema muito mais moderno que o anterior e já pode ser encontrado em alguns carros mais novos. Ele é formado por um microprocessador que lê a resistência variável no tanque, depois de ter feito isso, ele comunica a leitura com outro microprocessador que fica no painel do carro.
Este tipo de sistema além de ser muito mais precioso, ainda tem a opção de acionar um aviso luminoso do nível de combustível, ele é acionado à medida que o combustível vai baixando. Conhecido sinal luminoso que indica que o seu carro entrou na reserva de combustível.
Então é isso galera. Chegamos ao final deste artigo com a certeza de ensinar detalhadamente para vocês, tudo sobre os medidores de combustível, a mensagem que podemos passar é que eles não são exatos, mas certamente eles vão sempre agir de forma preventiva.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Moto com injeção eletrônica não liga, e agora?
Motor da partida mas não liga, o que pode ser?
Bomba de combustível não funciona, o que fazer?
Como tirar gasolina do tanque?