Motor V12, V8, V6… o que são estas siglas? Qual a diferença entre eles?
Muito se fala em motores V6, V8 e outros mas, a maioria das pessoas não sabem o que são esses tipos de motores.
Antes de falarmos sobre o significado e a diferença entre as siglas dos motores, é importante esclarecer primeiramente o que é um motor em V.
O motor em V é um motor cujos cilindros ficam dispostos em formato de um V, diferente do motor em linha (usado em praticamente todos os veículos de baixo e médio preço).
O motor em V é encontrado, na maioria das vezes, em veículos importados, de alta potência e com motor igual ou acima de 2.0.
Leia também
Sua principal vantagem em relação aos motores em linha é que ele é mais compacto, o que também proporciona melhoria na aerodinâmica e design do veículo.
Cada tipo de motor em V possui um ou mais ângulos ideais, varia da quantidade de cilindros (geralmente, acima de 10). O ângulo ideal proporciona intervalos regulares no início de ciclo de combustão de cada um dos cilindros.
A seguir, mais detalhes sobre diversas siglas de motor em V:
Motor V6: motor em V composto por 6 cilindros, sendo 3 cilindros de cada lado. Apesar de serem compactos, apresentam bastante vibração devido ao ângulo estreito (geralmente 60°).
Motor V8: motor em V composto por 8 cilindros, sendo 4 de cada lado. Pode ser adaptado para qualquer tipo de combustível (gasolina, diesel, etc) e utilizado em diferentes tipos de veículos (carros leves, médios, pesados, veículos de grande porte, embarcações marítimas e aeronáuticas. Atualmente, as caminhonetes da linha F (F-250, 350 e 450) da Ford são equipadas com motor V8.
Motor V10: motor em V composto por 10 cilindros, sendo 5 de cada lado. Já foram muito usados na Fórmula 1 (até 2005) e, atualmente, são utilizados em caminhonetes de grande porte e carros esportivos como oAudi A6 e BMW M5 e M6, Lamborghini Gallardo
Motor V12: motor em V composto por 12 cilindros, sendo 6 de cada lado. Assim como o motor V8, ele pode ser adaptado para diversos tipos de combustível e utilizado em uma grande variedade de veículos. Também pode ser utilizado em locomotivas de baixa a média potência. Equipa modelos da Ferrari e também é muito usado pela Lamborghini.
Motor V16: motor em V composto por 16 cilindros, sendo 8 de cada lado. Atualmente, é muito utilizado em locomotivas de grande porte. Porém, já foi utilizado em automóveis como o Cadillac Sixteen de 1931.
Portanto, pudemos perceber que o que varia entre os motores em V é a quantidade do número de cilindros. Todos têm a mesma função e variam de acordo com o tipo de veículo.
Veja também o significado de diversas siglas nos nomes dos carros e saiba porque o motor esquenta.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Guia Motor V8: a história e a evolução deste ícone
Motor a diesel: vantagens e desvantagens!
Como regularizar uma troca de motor no DETRAN?
Motor K4M: características e ficha técnica
2 comentários para: “Motor V12, V8, V6… o que são estas siglas? Qual a diferença entre eles?”
Tiago Podoski
Boa tarde, galera gostei muito das explicações de vocês, me amarro nesse mundo de motores potente. E um fenômeno muito legal que pode deixar esses brinquedinho cada vez mais potente.
Eder
Parabéns a explicação de motor em V