Motor K4M: características e ficha técnica

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

Apresentado pela primeira vez em 2001, o motor K4M, desenvolvido pela Renault, é usado em veículos automotores em todo o mundo. Seus excelentes desempenho e baixo custo de manutenção fizeram com que se tornasse um dos motores mais populares da indústria automotiva.

Daremos uma visão geral do motor K4M, incluindo as suas características, modelos usados, história e ficha técnica.

História do motor K4M

O motor K4M foi desenvolvido pela Renault no final dos anos 1990 e veio a se tornar um dos principais motores a gasolina modernos a partir do início do novo milênio.

Leia também

O motor K4M foi projetado como um motor de combustão interna de quatro cilindros, 1.4 litros e 16 válvulas de vários diâmetros, com cada um dos cilindros alimentado por uma bomba de combustível independente.

As principais características do motor K4M incluíam baixo nível de ruído, grande confiabilidade, alta resistência ao desgaste, alta eficiência de combustão, alta taxa de compressão e um alto nível de torque em baixas rotações.

Também era comparado favoravelmente ao motor de combustão interna de quatro cilindros 1.6 litros da época, pois era significativamente mais leve, sendo apenas 70 kg quando comparado aos 90 kg do motor 1.6 litros.

Construído com materiais de alta qualidade e, embora não fosse o mais potente dos motores da época, era altamente eficiente e altamente confiável. Foi usado em muitos carros Renault ao longo dos anos, incluindo o Renault Clio, o Renault Megane, o Renault Laguna e o Renault Scenic.

O motor K4M também foi usado em vários carros da Nissan, incluindo o Nissan Micra, o Nissan Note, o Nissan Almera e o Nissan Tiida. Além disso, ele também foi usado em alguns carros da Dacia, incluindo o Dacia Logan,

Motor k4m da Renault

Um motor confiável, com uma boa potência, e entregando bons resultados. Este é o K4M. (Imagem: Pinterest)

Características e ficha técnica do Motor K4M

O motor K4M é uma unidade de quatro cilindros, com diâmetro e curso de 87,5 milímetros e 81 milímetros, respectivamente. É um motor de combustão interna, que usa gasolina e álcool como combustível.

Ele também pode ser equipado com um sistema de injeção indireta de combustível, que fornece um desempenho ainda melhor. O motor K4M é conhecido por sua confiabilidade, economia de combustível e baixo custo de manutenção.

1. Renault Logan e Sandero 1.6

O motor K4M 1.6 16V produz 115/118 cv de potência e 145 Nm de torque a uma rotação de 3750 rpm. O motor é equipado com um regulador de fase e tem um consumo de combustível de 5,2 l / 100 km.

2. Renault Megane 2 e 3

O motor K4M 1.6 16V produz 114 cv de potência e 145 Nm de torque a uma rotação de 3750 rpm. O motor é equipado com um regulador de fase e tem um consumo de combustível de 5,2 l / 100 km.

3. Renault Laguna e Scenic

O motor K4M 1.6 16V produz 115/118 cv de potência e 145 Nm de torque a uma rotação de 3750 rpm. O motor é equipado com um regulador de fase e tem um consumo de combustível de 5,2 l / 100 km.

4. Nissan Micra, Note, Almera e Tiida

O motor K4M 1.6 16V produz 115/118 cv de potência e 145 Nm de torque a uma rotação de 3750 rpm. O motor é equipado com um regulador de fase e tem um consumo de combustível de 5,2 l / 100 km.

5. Dacia Logan, Duster e Oroch

O motor K4M 1.6 16V produz 120/124 cv de potência e 162 Nm de torque a uma rotação de 3750 rpm. O motor é equipado com um regulador de fase e tem um consumo de combustível de 5,2 l / 100 km.

O motor K4M é usado em vários veículos de fabricantes diferentes.  É usado em veículos leves, como utilitários esportivos, sedans compactos, hatchbacks, monoblocos, SUVs e caminhões leves.

O motor K4M também pode ser encontrado em veículos híbridos, que usam a combustão interna como meio de propulsão auxiliar.

Motor K4M comparado com a concorrência

O motor Renault K4M é considerado um dos melhores motores a gasolina do segmento de carros de baixo custo. Ele oferece um excelente desempenho a um preço acessível, sendo ideal para carros de passeio, como sedãs, hatchbacks e SUVs.

Em comparação com os motores equivalentes de outras marcas, como o VW 1.4 e o GM 1.4, o K4M 1.6 16V oferece um maior torque (145 Nm a 3750 rpm, enquanto os demais oferecem somente 115 Nm a 3750 rpm) e melhor economia de combustível (5,2 l / 100 km, enquanto os demais oferecem 5,6 l / 100 km).

Além disso, o K4M tem um regulador de fase que ajuda a economizar combustível, enquanto os concorrentes não possuem este recurso.

No geral, o K4M 1.6 16V oferece um desempenho superior ao dos seus concorrentes e, em comparação com o custo, é considerado muito atrativo. Se você está procurando por um motor eficiente e confiável a um preço acessível, este pode ser uma ótima opção.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário