Carro com motor de moto, conheça!

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Motores de motocicleta atuais são bastante sofisticados. Também não precisa de ver os motores de MotoGP para o ver, basta visitar qualquer concessionário de motos e ver as motos de rua prontas para o seguir para casa. Muitas motos esportivas de 600cc produzem mais de 100hp e 1000cc desenvolvem mais de 150hp. Por que não usar esses motores em carros?

Com um pouco de imaginação você pode olhar para esses motores, anotar suas dimensões compactas, espreitar sob o capô de um carro pequeno e se divertir.

A história do carro com motor de moto

Bem, antes de dar palmadinhas nas costas por ter pensado em usar motor de moto no carro, deve-se notar que as pessoas tem colocado motores de motocicleta em carros há algum tempo.

Leia também

A Cooper Car Company estava colocando motores de motocicleta 500cc em uma estrutura especial e fazendo um carro de corrida no final dos anos 1940 e a BMW lançou um motor de motocicleta no Isetta em meados dos anos 50. Mesmo antes, nos anos 20 e início dos 30, a Morgan Motor Company construiu suas famosas 3 rodas com motores V-twin da JAP e Matchless montados bem na frente. Se você está interessado em micro carros muito cedo e carros movidos a motocicleta você tem muito a escolher, há o Peel, o Velorex, o Berkeley e muitos outros que a maioria das pessoas nunca ouviu falar. Há um grande número de seguidores e muitos colecionadores ativos para esses híbridos de motocicleta / carro antigos, mas nosso foco aqui é nos motores modernos produzidos hoje.

Motor de uma moto com um kit

Há um número de empresas atualmente construindo carros movidos a motor de motocicleta para aplicações de rua e pista. Alguns são carros acabados e construídos na fábrica, enquanto outros estão em vários estágios de conclusão ou em forma de kit.

Dependendo do seu nível de habilidade, ferramentas e instalações à sua disposição, tempo, energia e aplicação pretendida, você terá que diminuir as opções e escolher a partir daí. Se você está pensando em comprar ou construir uma dessas belezas, lembre-se, estrada legal em um país pode não ser legal em qualquer outro lugar, então certifique-se de verificar com as autoridades de registro locais e com a empresa produzindo o carro como eles podem já tem as respostas que você precisa.

Problemas de construção de carro com motor de moto

Ligar um carro com um motor de motocicleta é um pouco mais complexo do que colocar um bloco de moto pequeno no seu carro tradicional. Motores de motocicleta não estão equipados com uma transmissão contendo uma engrenagem de marcha à ré ou posicionamentos de montagem de motor projetados para funcionar com um carro, portanto, qualquer um desses híbridos de motocicleta e carro será customizado na primeira vez. Se você estiver confortável construindo um protótipo, você pode começar do zero. Caso contrário, você pode tirar vantagem daqueles que já fizeram isso antes.

Carro com motor de moto

Um carro com motor de moto poderá ajudar a fazer o carro rodar com mais economia, mas o projeto tem que ser muito bem feito. (Foto: Rymax Lubricants)

Variações do motor de moto

Os construtores encontraram muitos motores adequados para alimentar carros. Alguns dos favoritos atuais são os da Yamaha R1, Kawasaki ZX12, Kawasaki ZX9 e o da Suzuki Hayabusa. No entanto, toda vez que você começar com um projeto do zero, você pode projetar para qualquer motor desejado.

Há duas variações de motor e várias configurações de turbo, tração nas duas rodas e tração nas quatro rodas também. Os únicos limites são imaginação, criatividade e habilidade.

https://youtu.be/skh6u9CK-kI

Empresas de automóveis com motor de moto

Há um número de empresas em todo o mundo no negócio de criar veículos completos movidos a motocicleta. Algumas são muito bem conhecidas, outras são um pouco obscuras, mas com o tempo elas devem se expandir cada mais. Alguns exemplos de usos comerciais e práticos dos motores de motocicleta estão em carros de kart, carros NASCAR, triciclos, e veículos conceituais movidos com motores de motocicleta.

Você já viu um carro com motor de moto? Como foi? Como gostaria de fazer um projeto desses?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário