Retífica para motor de moto é caro? Como fazer?

Em Automóveis e veículos por André M. Coelho

A retífica adequada de um motor de motocicleta dura muito tempo e ajuda a melhorar a quilometragem, a expectativa de vida, a potência e o torque, o som da motocicleta, o desempenho geral, reduzir as emissões, etc.

Existem diferentes tipos de retífica para o motor de motocicleta, que geralmente consiste em serviços como substituição de peças, atualizações e acréscimo de detalhes. Dependendo das questões do seu passeio, o mecânico irá sugerir que você faça apenas parte da retífica ou uma retífica completa do motor da moto.

Retífica de motor de moto: parcial

A a retífica parcial do motor é uma espécie de reconstrução do motor, onde o motor é removido e desmontado para verificar e substituir o bloco do motor, virabrequim, anéis de pistão, liderança e rolamentos, juntamente com a substituição de vedações de gaxeta e óleo.

Leia também

No final deste procedimento, uma inspeção final é realizada para testar a condição da motocicleta e a re-montagem é realizada.

O que é o a retífica completa do motor de moto?

O reparo e retífica completo do motor inclui a revisão geral da motocicleta, que inclui:

Reconstrução do cabeçote do cilindro

Reparo do diâmetro do cilindro

Substituição / reparo da árvore de cames

Substituição de bomba de óleo, anéis de cabeçote, velas de ignição, válvulas, molas, etc.

Instalação de rolamentos

Encaixando a nova árvore de manivelas e outros componentes

Retífica do virabrequim

Redefinindo o tempo de ignição

Quando retificar motor de moto?

Sendo um dono de um veículo de duas rodas, você deve sempre cuidar do seu veículo e prestar atenção aos sintomas básicos que podem causar enormes problemas. Problemas automotivos pioram se você evitá-los. O calor é uma das principais razões por trás da falha do motor. Algumas razões que causam falha no motor são:

Bomba de água e termostatos quebrados

Núcleo de aquecimento entupido

Baixo nível de óleo

Óleo de motor grosso

Bomba de óleo danificada

É sempre melhor ter manutenção regular de motos para diminuir as chances de obter problemas de motor no futuro. Lembre-se, às vezes, reparar o motor pode ser uma opção melhor do que a substituição de uma nova. Além disso, é acessível como você não precisa investir em um novo motor.

Então, se você encontrar algum dos seguintes problemas do motor, você deve visitar imediatamente uma loja de automóveis para possível reparo do motor.

Consumo excessivo de óleo

Vibração

Ruído de batida

Piora na quilometragem de gasolina

Perda de potência

Fumaça branca excessivo

Retífica do motor de moto

A retífica do motor de uma moto envolve alguns procedimentos, que incluem também a desmontagem e montagem do motor. (Imagem: divulgação)

O que é feito durante uma retífica de motor de moto?

Enquanto reparar o motor, principalmente quatro coisas principais são executadas, que são explicadas abaixo:

1. Desmontagem

É o primeiro passo em que o motor da moto é removido seguindo as diferentes etapas sequenciais. A moto é limpa e mantida com segurança antes de drenar os óleos da moto. Em seguida, o pedal de freio traseiro, bateria, tubos de cabeçalho, silenciador e tanques de gasolina são removidos de acordo. Então, o carburador, a caixa de ar e a unidade final são retirados com segurança. Finalmente, as caixas são removidos junto com a embreagem e parafusos de montagem. Depois de todo esse processo, o motor é finalmente removido da moto.

2. Limpeza e refinamento

Depois que o motor foi cuidadosamente removido, as partes da moto são agrupadas em diferentes categorias para limpeza, cromo, etc. Algumas partes são mantidas de lado, pois não podem ser reutilizadas. Nesta etapa, limpeza e refinamento são feitos usando materiais como jateamento de vapor, limpador ultra-sônico, etc.

3. Inspeção e preparação

No terceiro passo, as inspeções adequadas são feitas para descobrir os possíveis problemas. A inspeção é dada nos casos se houver quaisquer rachaduras neles ou não. Além disso, a situação dos rolamentos e guias é verificada e se os problemas forem encontrados, eles são removidos e substituídos.

Os cilindros podem ter seu diâmetro alterado e as junções do motor e do cabeçote podem ser planificadas/retificadas com a remoção de material para um melhor encaixe.

Uma vez concluída a inspeção e a retífica, a limpeza é feita novamente para que nem mesmo um grão fino possa sair dentro das partes, pois pode danificar o motor mais rápido.

4. Remontagem / restauração

Este é o passo final realizado no reparo do motor, onde tudo é remontado novamente na mesma ordem sequencial. Este passo leva muito tempo como tudo precisa se encaixar corretamente como antes e deve estar limpo para o melhor desempenho. As partes secas são montadas em primeiro lugar sem juntas. Da mesma forma, o lubrificante é usado em todas as peças acopladas.

Quanto custa a retífica de motor de moto?

O custo do reparo do motor varia de acordo com o tipo, modelo, idade da bicicleta e o tipo de custo de peças de reposição.

Para motos de baixa cilindrada (até 150 cc), o valor médio está em 25% do salário mínimo.

Para motos de média cilindrada (até 450 cc), o valor médio está em 50% do salário mínimo.

Para motos de alta cilindrada (a partir de 600 cc), o valor médio fica a partir de 75% do salário mínimo.

Note que quanto mais rara e incomum a moto, mais caro poderá ficar a retífica completa.

Cuidados para amaciar o motor após a retífic

É obrigatório manter o motor adequado e suave. Algumas das dicas de manutenção e segurança que você precisa seguir depois de reparar um motor para mantê-lo correr para sempre são:

Deixe respirar

Verifique o sistema por vazamento

Verifique as correntes e correias

Mantenha o veículo limpo

Esteja ciente da temperatura da moto

Altere bem as marchas e não mantenha a velocidade constante

Evite colocar as mãos, ferramentas ou quaisquer outros objetos nos componentes inferiores do veículo

Ficou alguma dúvida sobre a retífica de motor de moto? Se tem alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário