Caminhão de carga leve: como escolher o seu?
Um bom lugar para começar ao selecionar caminhão de carga leve é fazendo uma avaliação realista das suas necessidades. Se você não está planejando para transportar cargas de muitas toneladas ou puxar um reboque muito pesado, então você provavelmente não precisa de um motor com tanta potência assim. Dependendo do tipo de carga, a carroceria deve ser apropriadamente escolhida entre uma carroceria fechada ou aberta, para que você não tenha problemas quanto a preservação da carga, perda da carga, ou mesmo autorização para rodar com a carga pela cidade. Em certas regiões onde chove muito, por exemplo, ter um veículo com carroceria fechada é a melhor decisão, evitando problemas quanto a cargas molhadas em dias chuvosos.
Leia também
Compra de caminhão de carga leve: o que considerar?
Mesmo dentro das configurações mais básicas, os caminhões de carga leve podem diferir muito no preço, economia de combustível, conforto, desempenho, segurança e confiabilidade. Alguns desses fatores podem estar interligados, sendo importantes na escolha:
- Peso e economia de combustível: andam de mãos dadas. Um caminhão mais leve consome menos. Caminhões maiores consomem mais, e mesmo que tenham motores mais potentes, e perdem essa potência para o maior peso que tem que mover.
- Necessidade x Exagero: resista à vontade de exagerar. Embora possa ser tentador ter carga e capacidade extra e de reboque, você vai pagar caro por isso.
- Carroceria aberta x Carroceria fechada: carroceria aberta serve para movimentação de grandes eletrodomésticos, móveis volumosos, ferramentas ou equipamentos, motocicletas, e cargas feitas apenas para o ar livre, tais como lascas de madeira, esterco e lixo. Para carrocerias fechadas, o uso ideal é para a movimentação de eletrodomésticos e encomendas de tamanho pequeno e médio, alimentos (com ou sem necessidade de refrigeração), cargas sensíveis ao tempo (papel, tecidos, revistas, etc), cargas que precisam de proteção física, num geral.
- Opções de carroceria de fábrica: quando a carroceria é de fábrica, ou de uma autorizada da montadora a fazer a instalação, você tem a garantia de que toda a fiação, montagem, parafusos, e posicionamento, serão realizados de acordo com o que o projeto do veículo exige, dando uma garantia maior ao serviço e às partes que são instaladas.
- Tração nas rodas: dependendo do terreno onde o caminhão irá trafegar, pode ser necessário escolher um veículo com tração 2WD, 4WD ou AWD.
Quanto custa um caminhão leve?
Não é fácil estabelecer um preço médio para caminhões leves, pois eles atendem uma faixa muito variada de perfis de clientes. Talvez um dos que ofereça o melhor custo benefício seja o Hyundai HR, o caminhão de carga leve da marca sul coreana. Com motor a diesel, tem o mesmo preço de um carro sedã básico, o que é um preço consideravelmente competitivo. Adicione mais algum recurso, e você ainda poderá sair com a carroceria completa, que você bem deseja, deixando o caminhão pronto para o trabalho. É fácil encontrar esses caminhões leves em feirões de fábrica e em ofertas da montadora, e a própria Hyundai oferece o Hyundai HR com excelentes preços para o veículo.
Motor de um caminhão leve é importante?
O que é mais importante é a relação do peso para a potência do motor. Quanto mais potente é um motor, maior será seu consumo. Além de um maior consumo, a maior potência também resulta em uma dirigibilidade prejudicada, na maioria dos casos, porque é uma escolha feita devido a um veículo mais pesado (na maioria das vezes). O motor serve para “compensar” falhas no design do veículo que resultam em um menor desempenho e maior consumo. Não é algo que você vê em bons projetos, que já incorporam o conceito de que o veículo será usado para o transporte de uma carga X, e tem que ser otimizado para isso, para o menor consumo possível. Recomendamos que você dirija o Hyundai HR para sentir um pouco sobre esse equilíbrio, pois a marca conseguiu isso muito bem com o caminhão leve.
Tamanho da cabine de um caminhão de carga leve
Uma cabine simples pode ser suficiente para trabalhos com um caminhão de carga leve, mas há as maiores para mais espaço e conforto adicional. O ideal é que você encontre um equilíbrio sem prejudicar também a usabilidade do veículo.
Características de segurança de um caminhão de carga leve
Freios com maior segurança, e controle eletrônico de estabilidade são características de segurança recomendadas, e com um histórico comprovado de redução de mortes. Direção hidráulica é também um bom adicional. Air-bags são também items de segurança que podem ser bem vindos.
Outra característica útil, o controle de tração, pode ajudá-lo em uma estrada escorregadia, mas não ajuda em uma derrapagem lateral. Pode ser mais útil ainda em caminhões com tração traseira, que são propensos à derrapagem dos pneus, especialmente quando estão vazios.
Entretenimento e conveniência
Os mais recentes produtos eletrônicos móveis permitem som de alta fidelidade, navegação, e rastreamento via satélite com qualidade. Pode ter Bluetooth, WiFi, o ser um sistema com fios, mas qualquer um desses pode atender até mais do que vai precisar em uma viagem com esse veículo.
Comprar caminhão de carga leve novo ou usado?
Quando pesquisando pelo seu próximo veículo, a primeira consideração a fazer é se você deve comprar novo ou usado. A compra de um caminhão novinho em folha tem certamente seus benefícios. Mais notavelmente, podem ter as mais recentes melhorias de equipamentos de segurança e de engenharia. Você sabe o que você está recebendo; você não precisa se preocupar com potenciais problemas de serviço ou danos de colisão escondidos. Além disso, você pode fazer suas escolhas para personalizar o veículo. E as taxas de financiamento são tipicamente menores do que para um veículo usado.
A desvantagem chave com a compra de um caminhão novo é a possibilidade de rápida depreciação. Caminhões leves são conhecida por perder metade de seu valor nos primeiros dois ou três anos. Mas o quadro de depreciação pode mudar muito de ano para ano, dependendo de forças competitivas, preços de combustível, introdução de novos modelos, e outros fatores. Caso tenha financiado o novo veículo com um baixo pagamento, você pode facilmente encontrar-se “de cabeça para baixo” sobre o empréstimo, onde você deve mais do que o caminhão vale a pena.
O veículo usado tem a desvantagem de você não conhecer a procedência, mas com a mudança nos últimos anos e as próprias concessionários vendendo carros seminovos, mas com com desempenho e garantia de caminhão novo, as coisas tem mudado.
Pesquise um pouco e você vai ver que um pequeno caminhão poe ser o perfeito caminho para depois comprar um caminhão maior, talvez. quais sabe?
O que você diz sobre comprar um caminhão leve pequeno? Você tem um caminhão desses? Como escolheu?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Caminhão munck: o que é? Como escolher?
Caminhões são tão seguros quanto carros?
Capacidade de carga de caminhões! Tabela de tamanhos e pesos!
Caminhão 1113, 1513, 1313… etc. O que significam os números?