Entenda a diferença entre reboque e semi-reboque
Muitas pessoas que não são do meio de veículos pesados não sabem diferenciar um reboque de um semi-reboque. Para elas são praticamente a mesma coisa.
E não tiro a razão, já que a diferença entre os dois é muito sutil. Para entendermos a diferença entre cada um é necessário, primeiramente, saber um pouco mais sobre eles separadamente.
O Reboque é um veículo de carga independente, sem meio próprio de tração e que possui 2 ou mais eixos. Sua movimentação é articulada por meio de um veículo automotor, caminhão simples ou caminhão trator. Também pode ser engatado atrás de um semi-reboque, muito utilizado nas usinas de cana de açúcar.
Leia também
- Peso e capacidade de carga de caminhões. Tabela DNIT e ANTT!
- Capacidade de carga de caminhões! Tabela de tamanhos e pesos!
Já o Semi-Reboque, também é um veículo de carga independente e sem meio próprio de tração. Porém, sua tração deve ser realizada por caminhão trator e, normalmente, possui de 1 a 3 eixos.
Ele é acoplado ao caminhão por meio de um engate universal do tipo B. Este faz a ligação entre o prato de acoplamento do caminhão e o pinhão de acoplamento do semi-reboque.
Assim, a diferença entre o reboque e semi-reboque é devida à apenas uma característica, o reboque transita atrelado (engatado) à um veículo enquanto o semi-reboque apoia parte de sua unidade e de seu peso ao veículo trator .

Um dos vários tipos de reboque

Um dos diversos tipos de semi-reboque
E falando em semi-reboques, são vários os tipos:
- Aberta: cargas em geral que não exigem proteção.
- Fechada: cargas em geral que precisam de proteção contra ações do ambiente.
- Frigorífica: cargas que precisam de temperatura controlada.
- Basculante: cargas a granel que precisam ser despejadas.
- Tanque: cargas líquidas a granel.
- Cegonheira: transporte de veículos.
- Porta-containers: como o nome já diz, transporte de containers em geral.
- Zorra: transporte de veículos pesados, tanques, maquinaria e outros.
Já que estamos falando sobre veículos de carga, saiba que há várias formas de combinação de veículos de carga (CVC), entre elas: romeu e julieta (caminhão mais dois reboques, um engatado no outro), bitrem (um cavalo mecânico tracionando 2 semi-reboques), rodotrem (dois semi-reboques ligados por dolly), tritem (3 semi-reboques ligados entre si) e treminhão (romeu e julieta mais reboque).
Se você é interessado por assuntos da área de veículos pesados, veja também os tipos de caminhões e os tipos de carretas que são encontrados no país.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também

Tração dianteira ou traseira? Quais as vantagens de cada uma?

Tipos de carretinha para moto – Quanto custa e o que a lei exige?

Quanto custa um reboque para carros? Como escolher?

Caminhão elétrico, como funciona este motor?
5 comentários para: “Entenda a diferença entre reboque e semi-reboque”
Santos Gil Macia
Gostei de saber a diferença entre reboques e semi -reboques
Luciano Moura
Muito bom! Precisei responder uma ação de requisitos legais e foi tão que pude descobrir a diferença.
Mario-Vam
Muito boa a explicação, não deixa duvida nenhuma sobre a diferença eles. Parabéns…
Valter Santos
Bom dia, gostaria de saber quanto ao semi reboque se ha regras para estacionamento e se ha sinalização própria para eles.
Equipe Carro de Garagem
Valter, cada estado possui uma norma em vigência sobre o reboque e o semi reboque.