Por que alguns caminhões tem uma corrente arrastando no chão?

Em Caminhões e Off road por Alex Benfica

todos nós já vimos um ou mais caminhões com cordas ou correntes arrastando no chão. Já cheguei a pensar que era só descuido dos caminhoneiros, até pesquisar os motivos da corda ou corrente nos caminhões. Nossos leitores também já tiveram essa curiosidade, e iremos responder com um artigo rápido essa dúvida.

Por que alguns caminhões tem uma corrente arrastando no chão?

Você já deve ter tomado choque na porta do carro. Isto ocorre por conta da estática, que é a acumulação da energia elétrica pelo atrito do próprio veículo com o ar. Agora imagine um caminhão, que é MUITO maior que um carro: quanta energia elétrica um caminhão acumula por estática? Só que o problema a ser evitado com um caminhão é BEM maior do que tomar um choque leve na mão.

Leia também

Estática nos caminhões e corrente de fio terra

Os caminhões trafegam em velocidades cada vez maiores e isto gera atrito com o ar. Quando existe atrito, em geral, há troca de cargas elétricas e algum dos envolvidos pode ficar carregado positiva ou negativamente. Os pneus do caminhão o isolam do chão. Logo, as cargas adquiridas durante os trajetos somente são descarregas quando alguém tocar no caminhão e no chão ao mesmo tempo, sem isolantes. Dependendo da quantidade de carga que ficou acumulada, a pequena descarga pode gerar uma centelha ou faísca.

Fio terra do caminhão pela corda

É importante descarregar continuamente a energia estática para evitar incêndios e explosões em caso de contato da faísca com o combustível. (Foto: mcipara.blogspot.com)

Nos caminhões de combustível, há grandes chances de que este primeiro contato seja no momento de descarregar o combustível e uma centelha neste momento seria algo bem perigoso. Aí, para evitar maiores problemas alguns caminhões trafegam com uma corrente ou similar metálico em contato constante com o chão, descarregando qualquer carga continuamente. Essa corrente funciona como um fio terra.

Este tipo de ação tem se tornado cada vez mais rara hoje em dia, mas certamente existe alguma norma de segurança para lidar com isso em caminhões de combustível no que diz respeito à estática acumulada! Você sabe como é feito? Comente aí!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Profissional de TI com mais de 20 anos de experiência na indústria e aficionados por carros, especialmente elétricos. Bacharel em Matemática Computacional está sempre vendo a forma como a física e a matemática aplicada movem o mercado automobilístico. Alex Compartilha seu conhecimento no site Carro de Garagem desde 2010.

Deixe um comentário