Entenda eixo duplo, simples, com rodagem dupla e outros de caminhões!
Na legislação de caminhões brasileiros, os termos eixo duplo, eixo simples, com rodagem dupla, entre outros, são muito comuns. Mas o que esses termos significam? Como funcionam os eixos e a rodagem de caminhões?
O que é o eixo de um caminhão?
O eixo de um caminhão é onde são colocados os pares de rodas de um caminhão. O eixo conecta as rodas dos dois lados do veículo. Em sistemas de eixos duplos ou triplos, um eixo geralmente conecta as rodas dos dois lados do caminhão, e a suspensão do veículo é responsável por dar o suporte para os pneus do veículo.
Leia também
O que é eixo simples de caminhão?
O eixo simples é um eixo que possui apenas uma conexão entre as rodas. Em suas extremidades, podem haver uma ou duas rodas, somando 2 ou 4 rodas.
O que é eixo duplo de caminhão? Trucado ou tandem de rodas duplas
Eixos tandem de rodas duplas são formados por dois ou mais eixos consecutivos, com centos não mais distantes do que 1 m e menos do que 2 m, ligados a um dispositivo de suspensão (chamado de balancim) responsável por distribuir a carga entre os eixos. O eixo tandem pode ser duplo, com 2 eixos e 2 rodas em cada extremidade, somando 8 pneus, Eixos tandem são conhecidos também como eixos duplos, eixos trucados.
Eixo triplo de caminhão
Também conhecido como tandem triplo, com 3 eixos, e 2 rodas em cada extremidade, somando 12 pneus.
Eixo duplo não em tandem
Eixo duplo não em tandem é um tipo de eixo duplo, com rodas duplas, mas com espaçamento superior a 2 m.
Eixo duplo especial tribus
Eixo duplo especial, também conhecido como tribus, é formado por 2 eixos, sendo um conjunto com 4 rodas e um conjunto com 2 rodas, somando 6 rodas
Rodagem de caminhão
A rodagem de um caminhão pode ser simples ou dupla.
Na rodagem simples, o eixo tem apenas um par de rodas, ou seja, 2 rodas. Na rodagem dupla, o eixo tem dois pares de rodas, ou seja, 4 rodas total.
Combinação de tipos de eixo e rodagem
Na legislação brasileira, há uma combinação entre o tipo de eixo e a rodagem. Você vai encontrar, por exemplo, eixo simples com rodagem dupla, eixo duplo com rodagem simples, entre outras combinações possíveis. É importante conhecer essas combinações porque nas tabelas de peso do DNIT e ANTT, quanto menos eixos e menor rodagem, menor a capacidade de peso por eixo na hora da pesagem. Consequentemente, por exemplo, um eixo duplo com rodagem dupla tem maior capacidade de peso do que um eixo duplo com rodagem simples.
Considere também o tipo de suspensão, na hora de avaliar a capacidade de peso do eixo. As suspensões atuais na legislação são a direcional, tandem, não em tandem, especial, e pneumática. Influenciam igualmente na capacidade e tolerância de peso para o veículo.
Deixamos de lado algum tipo de eixo, suspensão, ou rodagem? Comente no espaço abaixo e nós iremos complementar nosso artigo com as novas informações. Sua participação é muito importante.
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Caminhões são tão seguros quanto carros?
Tipos de caminhões (capacidades e tamanhos)
Pneu gastando de um lado só! O que pode ser?
Qual a diferença entre caminhão truck e trucado?