Caminhão munck: o que é? Como escolher?

Em Caminhões e Off road por André M. Coelho

Como os guindastes montados no caminhão apresentam as funções integradas de içamento e transporte, o número de motoristas que preferem os guindastes montados no caminhão na indústria de transporte estão constantemente aumentando devido à conveniência e flexibilidade de uso na prática.

Também chamados como caminhão Munck ou guindauto, estes veículos precisam ser bem escolhidos para você não ter problemas depois de sua compra. E como escolher?

Como escolher um caminhão Munck?

Primeiro, você precisa entender suas demandas. Qual é o meu propósito de comprar um guindaste montado em um caminhão? O objetivo decidirá o tamanho do Munck no caminhão e o comprimento que você deseja comprar. Se você não puder determinar a finalidade ou sentir que é difícil escolher, você pode entrar em contato com um especialista para pedir ajuda ao fabricante sobre a escolha do produto mais adequado para você.

Leia também

Geralmente, um caminhão Munck consiste em três partes principais: chassi de caminhão, guindaste e contêiner.

Vamos explicar melhor sua escolha certa de caminhão Munck.

1. Escolha um bom chassi para o caminhão Munck

A confiabilidade de um chassi está relacionada à taxa de atendimento do guindaste montado no caminhão, relacionada com sua conexão à renda no nosso bolso, assim a escolha de um chassi confiável é o principal fator de selecionar um Munck. As marcas comumente selecionadas do chassi de guindaste montado no caminhão são Ford, GM, Scania, Mercedes, entre outros. Ao fazer uma escolha, os usuários escolhem melhor a marca com grandes quantidades de peças sobressalentes, portanto, será mais conveniente para serviço e manutenção pós-venda.

É importante lembrar que o chassi tem que combinar a tonelagem do guindaste montado no caminhão

Além disso, o chassi tem que combinar a tonelagem do guindaste montado no caminhão. Com a instalação de um grande guindaste, um pequeno caminhão terá pouca estabilidade, levando facilmente a um volume menor de negócios e deixando de fazer coisas que um caminhão maior poderia ter sido capaz.

Geralmente, os caminhões leves, combinam com um guindaste de 3,2 ou 4 toneladas, porque a baixa estabilidade pode ser produzida com guindastes maiores. Para o modo de 6×2, os guindastes de 6 a 12 toneladas são comumente adotados; e o modelo de 6×4 corresponde aos guindastes de 8 a 12 toneladas.

Posso anexar o guindaste ao chassi do meu caminhão atual?

Você poderia fazer isso, no entanto, o fabricante não aconselha os usuários a transformá-lo com seu antigo chassi. Existem duas razões: primeiro, seu chassi deve já estar pronto para o Munck, sem o qual seu guindaste não pode ser registrado. Em segundo lugar, o chassi de um caminhão munck é composto com um chassi especial para o guindaste. O feixe de chassi comum não pode suportar a pressão considerável do guindaste montado no caminhão.

Caminhão munck

Os caminhões Munck ou com guindaste tem um uso bem específico, mas são muito bons para o trabalho a que se propõe. (Imagem: Pinterest)

2. Escolha o guindaste Munck certo para seu caminhão

O guindaste é a parte fundamental de um guindaste montado no caminhão, diretamente relacionado à sua capacidade de elevação, portanto, um bom guindaste é necessário para um bom guindaste montado no caminhão

a. Guindaste telescópico ou Guindastedobrável

Guindastes com lança telescópica ou dobráveis possuem vantagens, respectivamente. A escolha depende principalmente de suas condições de trabalho. As vantagens do telescópico incluem preço barato e raio de operação maior, o que é mais apropriado para operações, como a simples içamento vertical nas condições de trabalho abertas. Normalmente, o telescópico é mais popular para compras individuais.

O modelo dobrável tem a virtude de alta eficiência e acessórios pode ser adicionado, no entanto, os preços são mais altos. Os guindastes montados por caminhões com o guindaste dobrável podem ser aplicados a armazéns e plantas com espaço de operação menor. Além disso, é capaz de instalar vários acessórios para completar operações especiais. Para operações em empresas, armazéns e cais, o guindaste dobrável é preferido.

b. Marcas de guindaste

Há muitos fabricantes de guindastes. Sua escolha deve se basear na quantidade de peças de reposição disponíveis na sua região, além da disponibilidade de técnicos de qualidade para poder realizar a manutenção.

c. Escolha da tonelagem do guindaste

Para escolher a tonelagem de um guindaste, depende das cargas que você precisa para talher. As escolhas de uma tonelagem de um guindaste devem ser feitas de acordo com as demandas. As tonelagens excessivas serão um desperdício, mas se a tonelagem for muito pequena, a incapacidade de realizar o trabalho será prejudicada.

O que precisa ser notado é que a melhor tonelagem de içamento para um guindaste montado por caminhões regulares é de 70% a 90% do peso máximo de içamento do guindaste. Tente deixar uma certa margem do peso de içamento ao fazer uma escolha, o que pode ajudar a prolongar a vida útil do guindaste.

Ao selecionar a tonelagem de um guindaste, você precisa entender que a tonelagem máxima de elevação é o peso de içamento quando o guindaste é bastante curto. Se o boom se estende, o peso de içamento diminuirá a uma taxa exponencial. Por exemplo, para um guindaste montado por caminhão de 10 toneladas, o peso de elevação de 10 toneladas é geralmente concluído quando a distância de alongamento é dentro de 3 metros. Se a distância tiver 5 metros, o peso de içamento será de 5 toneladas, e o peso é de 2,3 toneladas por 8 metros.

d. Posicionamento do guindaste

As maneiras comuns de colocar um guindaste incluem guindaste médio e guindaste traseiro. Ambas as maneiras têm suas próprias vantagens e desvantagens.

O guindaste no meio é conveniente para escolher a posição de içamento. O guindaste traseiro tem melhor estabilidade durante o processo de içamento, mas a maior desvantagem é que ela não pode carregar cargas super longas. Além disso, geralmente o guindaste montado no caminhão com eixo telescópico tem uma tonelagem menor, assim o meio-guindaste é preferido; E o guindaste montado no caminhão com eixo dobrável tem uma tonelagem maior, portanto, a maior estabilidade é necessária e o guindaste traseiro é mais apropriado. Apenas o chassi confiável pode garantir a taxa de participação.

3. Qualidade e vedação do container de vedação do guindaste

Caminhões Munck têm geralmente a contêineres ou recipientes com vedação para o guindaste. O que as pessoas devem  se preocupar com é a durabilidade do recipiente. O comprimento de um contêiner é geralmente decidido de acordo com a projeção do guindaste montado no caminhão. Normalmente, o recipiente é de 5,8 m ou 6,1 m de comprimento para o modelo de 4×2. Para os modelos de 6×2 e 6×4, os recipientes com o comprimento de 7,5 a 8,6 são feitos com o comprimento máximo de 8,6m.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário