Airbag funciona sem o cinto? Entenda melhor!
Sejam todos bem vindos ao nosso site e vejam um artigo que vai falar de assunto sério e muito importante. Muita gente acha que o uso apenas do airbag sozinho irá fazer milagres. Com esta visão equivocada das coisas, as pessoas chegam a pensar que podem correr e cometer todo tipo de imprudências, pois as bolsas de ar vão salvar suas vidas. É preciso entender muito sobre isso, certamente as coisas não funcionam desta forma como a maior parte da população imagina.
Você deve entender que qualquer tipo de equipamento de segurança é indispensável, caso contrário, não haveria razão de tê-los em seu veículo. Utilize o airbag sempre em conjunto com o cinto de segurança. O cinto de segurança foi comprovado por vários testes como o dispositivo de retenção mais eficaz, a sua eficiência na prevenção de lesões aos ocupantes é enorme.
Leia também
Os veículos que possuem airbag são projetados para ter seu funcionamento no tempo certo em conjunto com a retenção do cinto. A não utilização do cinto de segurança, certamente irá gerar um contato adiantado com o airbag, nestes casos, a proteção deste equipamento poderá se transformar em risco de agravamento, tudo isso é fácil de imaginar, pois a velocidade do impacto será maior que o tempo que o equipamento necessita para inflar completamente.
Quando este contato do ocupante com o airbag acontece antes da hora correta, certamente existirá uma chance muito maior de ocorrer um ferimento grave. Imagine esta bolsa de ar explodindo a 300 km/h contra você, certamente é o que irá acontecer se você não estiver utilizando o cinto de segurança nesse momento.
CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA
Estudos avançados chegaram a números impressionantes que demonstra a variação das chances de sobrevivência em um acidente potencialmente fatal. Observe bem a tabela abaixo e certamente você compreenderá que o uso do cinto de segurança é indispensável.
- Somente com o airbag – As chances de sobrevivência são de apenas 12%.
- Somente com o cinto de segurança – As chances de sobrevivência sobem para 45%.
- Utilizando cinto de segurança e airbag – As chances de sobrevivência são de 51%.
Sua chance de sobrevivência é mais que a metade com a utilização dos dois equipamentos de segurança. Não dê bobeira e corra mais riscos desnecessários, confiram abaixo as dicas de utilização corretas destes equipamentos.
- Você deve utilizar o cinto de segurança de maneira correta. Apenas desta forma, seu airbag vai ter a eficiência que você espera.
- Você não deve jamais colar a cara na direção. Isso irá facilitar um impacto precipitado do airbag. Você condutor, deve fica posicionado a uma distância de mais ou menos 30 centímetros do volante.
- Jamais transporte crianças no banco dianteiro. Você estará a colocando em risco e o airbag pode se transformar em uma arma, pois o impacto é muito forte para sua estrutura corporal.
- Você nunca deverá apoiar os pés sobre o painel. Um acidente neste momento vai fazer com que o airbag pressione suas pernas contra o seu tórax.
Chegamos assim ao final deste artigo, acho que vai da consciência de cada um, mas que ficou claro e óbvio, que a utilização dos equipamentos de segurança em conjunto e da maneira certa é totalmente indispensável.
Se liguem galera, pois a vida é apenas uma e você não deve dar chances para o azar. Vamos ficando por aqui, até uma próxima galera!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Caderinha para bebê – Segurança para cada idade
Quais os defeitos mais caros o seu carro pode apresentar?
Como instalar cadeirinha de bebê no carro?
Crianças no banco da frente? A partir de qual idade mínima?