Como usar cinto de segurança corretamente?
Você conhece o jeito certo de apertar seu cinto de segurança? Se o cinto de segurança não estiver devidamente preso, não será efetivo para garantir que os passageiros não se machuquem no caso de colisões e acidentes. Na verdade, pode ser perigoso não ter o cinto de segurança preso corretamente. Sempre que você estiver no carro, aperte seu cinto de segurança e garanta que ele esteja seguro antes do carro começar a se mover.
Como colocar o cinto de segurança?
Primeiro, sente-se com os quadris e as costas posicionados firmemente contra a parte de trás do assento. Além disso, tenha o seu lugar em posição vertical tanto quanto possível. Se você não está sentado firmemente em seu assento com seus quadris e costas contra o encosto do banco ou se o assento estiver em uma posição excessivamente reclinada, você pode experimentar o “efeito submarino”. Isso ocorre quando, durante um acidente, o corpo desliza abaixo da porção do cinto projetada para conter seus quadris e costas. Isso pode resultar em ferimentos graves.
Leia também
- Onde comprar bancos de carros usados? Cuidados e como comprar!
- Caderinha para bebê – Segurança para cada idade
Segure e puxe a porção da “língua” do cinto e, depois de confirmar que a correia não está torcida, insira-a na parte da fivela até ouvir ou sentir o “clique”. Puxe a porção de cintas da fivela para o ombro levemente para longe do seu corpo e, em seguida, solte-a. Isso eliminará qualquer folga no cinto.
Se houver folga no cinto de segurança entre o seu corpo e a correia você pode se mover significativamente em caso de colisão. Mesmo que você tenha seu cinto de segurança preso, seu corpo ainda pode impactar outros objetos no veículo, possivelmente resultando em ferimentos graves.
Verifique se você ajustou o cinto de segurança para que a porção projetada para conter os quadris e as costas esteja baixa ao redor da cintura e tão apertada quanto possível. Além disso, confirme que a porção do cinto que atravessa o ombro passa entre a base do pescoço e a borda do ombro. Caso contrário, altere o posicionamento do seu assento ou use o ajustador de altura do cinto de segurança para corrigir.
Como sentar corretamente para colocar o cinto de segurança?
A posição do apoio para a cabeça também é importante. Como regra geral, ajuste a altura do apoio para a cabeça para que suas têmporas, que estão próximas do centro de gravidade da cabeça, estejam posicionadas no centro do apoio para a cabeça. Em alguns veículos, a posição do apoio para a cabeça pode não ser ajustável.
O termo “encosto de cabeça” não deve ser tomado de forma literal. Na verdade, o apoio de cabeça é projetado como um dispositivo de segurança para restringir o movimento da cabeça do ocupante durante uma colisão traseira, diminuindo a força transmitida para a cabeça do passageiro. Não é preciso encostar a cabeça no apoio para que ele esteja posicionado corretamente, evitando assim o “efeito chicote”.
Finalmente, é melhor se o motorista pode operar o veículo sem espaço entre os ombros e o assento. Se os ombros do condutor não estiverem tocando no assento, o ocupante deve mover o assento para a frente ou ajustar o assento novamente para uma posição mais vertical.
Como as mulheres grávidas devem apertar seus cintos de segurança?
O cinto de ombro deve ser centrado na clavícula. A porção do cinto de segurança deve ser posicionada para evitar qualquer pressão no estômago da mulher. Aperte o cinto de segurança na posição mais baixa possível, abaixo da barriga da mulher grávida. Isso vale para qualquer tempo de gravidez. Não se esqueça de que se a mulher grávida estiver em um assento com airbags, eles podem ter de ser desativados para que ela não corra riscos.
Como as crianças devem ser presas com o cinto e a cadeira de segurança?
A parte de trás do assento infantil deve ser ajustada para que o cinto do ombro passe entre a base do pescoço da criança e a borda do ombro. Certifique-se de que a porção inferior do cinto de segurança passa abaixo dos braços em ambos os lados do assento.
Dúvidas? Deixem suas perguntas nos comentários. Estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Assento de criança, qual o ideal para o seu filho?
Itens de segurança que você devia pensar para seu próximo carro!
Como instalar cadeirinha de bebê no carro?
Crianças no banco da frente? A partir de qual idade mínima?