Como instalar cadeirinha de bebê no carro?

Em Dúvidas automotivas por André M. Coelho

Os assentos de segurança para crianças reduzem consideravelmente os riscos de ferimentos fatais em bebês e crianças que viajam em veículos motorizados. Assim como você coloca corretamente seu próprio cinto de segurança para se manter seguro, você deve sempre manter seu filho no assento de carro para a idade e tamanho dele. Abaixo, vamos ajudá-lo a encontrar o assento certo e instalá-lo com segurança.

Como escolher cadeirinha para carro?

Escolher o assento mais seguro para seu filho pode ser confuso. Algumas diretrizes podem ajudá-lo a entender a melhor maneira de manter seu filho seguro ajudando a escolher o melhor assento de acordo com a idade, peso e altura do seu filho. Vale lembrar que seu filho pode crescer mais do que a cadeirinha, e ela precisará ser trocada antes dos limites de idade recomendados abaixo.

Leia também

Para crianças com menos de 1 ano de idade, o assento colocado virado para trás deve possuir um sistema de cinto de arnês e um design de berço para proteger o pescoço e a coluna de uma criança em um acidente.

Para crianças de 1 a 3 anos, mantenha o assento na posição voltada para a retaguarda até que a criança tenha atingido a altura ou o peso máximo recomendado pelo fabricante do assento.

Crianças de 4 a 7 anos de idade ou crianças com menos de 4 anos de idade que superaram a altura e o peso do assento no máximo devem procurar um assento que possua um sistema de cinta de amarração que é muito mais seguro do que um cinto de segurança padrão para crianças pequenas.

O elevador de assento deve ser usado em crianças de 8 a 12 anos ou crianças com menos de 8 anos de idade que ultrapassaram a altura e peso máximo do assento. Projetado para adicionar altura extra de modo que o cinto de segurança do carro se adapte adequadamente ao seu filho.

Lembre-se de que há modelos de assentos conversíveis, ou seja, que podem ser adaptados de acordo com o crescimento da sua criança. Prefira sempre esses modelos pois mesmo sendo mais caros, resultam em economias no longo prazo.

Cadeira de bebê

Instale a cadeira de bebê corretamente no veículo para evitar acidentes e garantir a segurança das crianças no carro. (Foto: BabyCenter)

Como instalar a cadeirinha no carro?

Não seja intimidado pelo assento uma vez que você o tirar da caixa. Embora a instalação possa variar ligeiramente entre veículos, existem alguns conceitos básicos que sempre se aplicam.

Comece sempre lendo as instruções. Não tente adivinhar e leia atentamente às instruções e certifique-se de que compreende claramente como instalar o assento no carro com segurança.

Posicione os assentos de carro no banco de trás. Esta é a localização mais segura no carro para uma criança estar.

Consulte o manual do seu veículo. Alguns carros possuem âncoras inferiores embutidas nos assentos que podem ser usados ​​para fixar um assento de segurança. Os carros mais antigos podem não ter estes e exigem o cinto de segurança para proteger o assento no carro. O manual do proprietário irá ajudá-lo a encontrar o que você precisa.

Bloqueie o cinto de segurança. Se o seu veículo não tiver âncoras inferiores, consulte o manual do seu proprietário para descobrir como fechar o cinto de segurança uma vez que o assento esteja no lugar.

Fixe firmemente. Uma vez que o assento de segurança está no lugar e preso com o cinto de segurança ou âncoras inferiores, mova-o de lado a lado, para frente e para trás. Não deve mover mais de 1 polegada ou 5 centímetros em qualquer direção.

Ajuste o ângulo de reclinação. Para assentos voltados para a retaguarda, é importante que a base do seu assento de carro seja nivelada para evitar que a cabeça do seu filho flua para a frente. A maioria dos assentos terá indicadores do lado para ajudar.

Conecte a correia de amarração. Os bancos voltados para o frente tem uma cinta extra na parte superior como uma medida de segurança adicional. Verifique novamente o seu veículo e prenda e aperte a alça sempre que possível para evitar o movimento da cabeça em caso de falha.

Como colocar a criança na cadeirinha no carro?

Uma vez que o seu assento está instalado, você ainda precisa colocar seu filho nele corretamente para garantir sua segurança. Abaixo estão as especificações para o sistema de arnês.

Remova roupas volumosas ou camadas desnecessárias. Coloque seu filho para que sua parte traseira fique nivelada contra o assento sem arquear ou afundar. Todas as tiras devem ficar planas contra o seu filho sem torções ou nós. As correias devem ser ajustadas, mas não muito apertadas. O grampo do peito deve ficar nivelado com as axilas. As alças devem se conectar ao assento em ou diretamente abaixo dos ombros.

Inspeção do assento de segurança

Mesmo se você seguir todas as instruções perfeitamente, e você verificou todas as nossas dicas de segurança, é aconselhável que seu trabalho seja inspecionado. Existem locais de inspeção de assentos de segurança infantil em todo o país onde um especialista se certificará de que seu filho estará seguro quando encurralado. Geralmente um mecânico ou concessionária de veículos fará esse serviço gratuitamente.

Aqui estão algumas dicas adicionais que todos os motoristas devem ter em mente quando se trata da segurança do assento infantil.

Use um assento de carro sempre que seu filho passear em um veículo. Se você está transferindo seu assento para um carro diferente, consulte o manual desse carro para instruções específicas de instalação. Mantenha seu filho em um assento voltado para trás o maior tempo possível pois é a posição de viagem mais segura.

O tamanho e não a idade devem ser os fatores chave para mover seu filho para o próximo tipo de assento. O banco traseiro é o lugar mais seguro no seu veículo para uma criança estar em uma idade de 12 anos ou menos.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário