Leito x Semi leito x Executivo x Convencional – Diferenças entre ônibus!
Os tipos de ônibus estão disponíveis em uma variedade de classes de conforto, cada um com suas características distintas. Cada tipo de ônibus tem diferentes níveis de conforto e configurações de ônibus. Vamos então?
Ônibus convencional
Esta é a categoria mais baixa de conforto, sem muitos adicionais. O ônibus tem apenas as poltronas/cadeiras. Em ônibus interestaduais e entre cidades tem se tornado um padrão o ônibus ter banheiro quando são viagens de mais de 1 hora. O banheiro então pode ser considerado parte padrão de um ônibus convencional. Em alguns ônibus, pode ser possível passageiros viajarem em pé e sentados.
Leia também
Ônibus convencional com ar condicionado/Ônibus executivo
A diferença principal para a classe mais baixa de ônibus é que essa categoria oferece ar condicionado no ônibus. Além disso, o número de passageiros é limitado ao número de lugares, sem transporte de passageiros em pé. Com exceção dos ônibus urbanos, ônibus dessa categoria tem sempre um banheiro. Geralmente inclui também um sistema de entretenimento com vídeo e som.
Ônibus semi leito
Serviços desta classe oferecem um melhor conforto para seu assento. Os ônibus são equipados com fileiras de assentos individuais com amortecimento para braços e pernas suaves, braços e pés, além de ter uma cadeira que reclina mais. Há também um descanso para apoiar as pernas quando o assento está em uma posição reclinada. Este tipo de ônibus geralmente inclui um tipo de serviço diferenciado, talvez incluindo o serviço de alimentos e bebidas, ou a oferta de um mini-bar com self-service onde você pode obter sucos, café e chá. Um sistema de ar condicionado com fluxo de ar ajustável individualmente para cada banco também pode estar presente. As dimensões a seguir geralmente são obrigatórias para um ônibus semi leito:
Distância entre apoios de braço: 45 cm
Distância entre assentos: 75 cm
Ângulo máximo reclinável: 40 graus
Profundidade dos assentos: 45 cm
Largura dos braços dos assentos: 4 cm
Todos os ônibus semi leito também estão equipados com um banheiro com certas dimensões mínimas. É bem semelhante a uma viagem na primeira classe de um avião ou na classe intermediária. Geralmente inclui também um sistema de entretenimento com vídeo.
Ônibus semi leito executivo
Esta classe oferece ainda melhor conforto do assento, e por causa dos assentos maiores, existem apenas três assentos por fileira. Consequentemente cada linha tem um único assento de um lado e dois lugares adjacentes no outro lado do corredor. Um serviço de cama tem de cumprir os seguintes requisitos mínimos para os bancos:
Distância entre apoios de braços: 50 cm
Distância entre assentos: 86 cm
Ângulo máximo reclinável: 55 graus
Profundidade dos assentos: 46 cm
Largura dos braços: 6 cm
Os assentos maiores e o maior ângulo de reclinação são favoráveis para dormir. Oferece ar condicionado, minibar ou alimentos. Além disso, há, normalmente, também um sistema de áudio e vídeo instalados para o seu entretenimento.
Ônibus leito
O único requisito adicional para esta classe é que é o ângulo máximo de reclinação deve ser de pelo menos 85 graus. Na prática, isso significa que o assento pode ser reclinado até que esteja completamente plano e você realmente terá uma cama. Para dormir normalmente, há algum tipo de separação entre seu assento e o assento da frente e atrás, afim de preservar a sua privacidade.
Configurações dos diferentes tipos de ônibus
Estamos dando uma orientação sobre vários níveis de conforto para te dar alguma ideia de quanto espaço você vai ter e quanto você pode reclinar dos assentos. No entanto, serviços da mesma categoria ainda podem diferir muito uns com os outros, e comparar os preços não é tão simples como parece. Isso não é só porque na realidade. os serviços podem ultrapassar os requisitos mínimos em diferentes graus.mas também porque muitos aspectos importantes não são incluídos na classificação. Serviço de bordo pode encarecer um pouco mais para o passageiro, mas é mais uma coisa prática.
As especificações exatas de dimensões e características dos lugares não irão sempre dizer muito sobre o quão confortável o assento realmente é. No final do dia, tudo se resume à questão de saber se você vai ou não ter uma boa noite de sono e desfrutar de sua viagem.
A qualidade dos serviços depende, obviamente, varia. E mesmo dentro da mesma empresa uma determinada categoria pode ter diferenças, dificultando a escolha. Procure saber bem o que empresa tem a nas redes sociais, conversas em fóruns, etc. Assim, você terá uma noção do nível de conforto que irá receber.
Qual ônibus escolher para sua viagem?
Uma passagem de ônibus leito pode ser o dobro, às vezes o triplo de preço de uma passagem convencional. Se a viagem for muito longa, ou seja, acima de 4 horas, pode valer a pena investir em um semi leito para maior conforto, ou talvez até fazer a viagem de carro seja mais barato. Entre 2 e 4 horas de viagem, a opção por um ônibus executivo pode ser ideal para maior conforto. Menos do que isso, o ônibus convencional mais do que vai atender às suas exigências. Viagens curtas assim podem também ser bem confortáveis e até feitas mais rapidamente de moto, se você tem essa opção.
Qual ônibus você escolhe para viajar? Por que você escolher esse tipo de ônibus? Quais tipos de ônibus você já usou para viajar?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
O que é transporte clandestino de passageiros?
Tamanho do carro: como pode influenciar o conforto?
Guia completo para instalação e manutenção do ar condicionado de veículos!
Caminhão 1113, 1513, 1313… etc. O que significam os números?