Melhor moto para garupa, como escolher?
Existem muitas maneiras de melhorar o conforto da garupa. Enquanto encorajamos qualquer pessoa interessada em andar de motocicleta a sair e fazer isso, há muitos que preferem pular nas costas com outra pessoa no guidão. Não há nada de errado com isso e permite que as pessoas desfrutem do motociclismo que de outra forma não o fariam. Claro, algumas bicicletas são melhores do que os passageiros
Enquanto uma moto touring dá ao passageiro uma cadeira confortável para andar, outras fornecem pouco mais do que uma almofada de alfinetes para um assento. Existem maneiras de mudar isso, no entanto.
Leia também
Minha Honda Sahara 350 era extremamente confortável para eu dirigir, mas minhas garupas não gostavam muito disso. Elas simplesmente não conseguiam encontrar uma posição decente para sentar. E se você se encontra na mesma posição que eu estive, é bom encontrar uma forma de melhorar o conforto ou trocar sua moto.
Abaixo, vamos dar dicas de adaptações de motos ou o que procurar em motos novas.
O assento de motos confortáveis para garupa: adaptando
Obviamente, o lugar em que você coloca seu bumbum é a parte mais importante da equação.
Frequentemente, os assentos de fábrica não são muito bons. Graças ao proprietário anterior, a minha Sahara 350 tinha assentos mais confortáveis para o piloto e o passageiro. Ela ainda tinha um pequeno encosto, no entanto, o que não ajudava em nada aos problemas de coluna das minhas garupas.
Procurei exaustivamente por um encosto mais largo com mais acolchoamento, mas não encontrei nada. No final, substituí-o por um baú barato. Eu não precisava de armazenamento extra, mas ele incorporava um encosto confortável para o passageiro. Isso a ajudou a consolar um pouco.
Adaptação: qualquer moto pode ser adaptada para ser mais confortável pra um garupa. Você precisará gastar em um banco mais confortável ou peças extras para criar mais suporte para o garupa.
Moto nova: procure por assentos mais largos e com apoio para as costas.
A moto confortável para o carona com os suportes de pé
Graças ao dono anterior, minha Sahara tinha um suporte de pé adequado para mim. Infelizmente, para minhas garupas, ela ainda tinha os suportes de fábrica. Eles são um pouco mais difíceis de encontrar, além de dar menos suporte para os pés. Mais de uma vez, minhas garupas encontravam o tubo de escape em vez do suporte por acidente, com resultados quentes e doloridos.
Então, procurei na internet e encontrei um par barato de suportes de pé para substituir os modelos de fábrica. Eles eram mais fáceis de encontrar na hora de montar na moto e apoiavam melhor os pés.
Adaptação: se você não encontrar um suporte de pé para sua moto, você pode mandar fazer um com um bom serralheiro. Faça as medidas e crie um modelo. Não se esqueça da mola para que a pedaleira volte ao lugar.
Moto nova: as pedaleiras e suportes de pé mais largos são preferíveis do que os modelos “padrão”, mais finos.
Barras de apoio de moto boa para viagem
Embora a garupa muitas vezes possa se pendurar no piloto, fazê-lo por longos períodos pode ser desconfortável em algumas bicicletas. Essas barras de apoio ao lado do banco do passageiro não são apenas para as malas laterais. As pessoas também podem agarrá-los. Em alguns casos, é mais confortável agarrar a moto do que a pessoa que a controla.
Adaptação: alforges laterais rígidos podem ter alças na estrutura como padrão. Caso não tenham, um serralheiro pode estender a estrutura e reforçar para um bom apoio.
Moto nova: verifique por apoios ou alças para o garupa poder segurar com segurança e conforto.
Uma moto diferente vale a pena para ter mais conforto?
A posição de pilotagem de uma moto diferente funciona diferente para diferente pessoas. O encosto do porta-malas superior pode estar em um lugar diferente, assim como os suportes para os pés. E mesmo com modificações, uma moto pode não proporcionar o melhor conforto se a posição de pilotagem não contribuir. É necessário experimentar e testar uma moto para saber se ela se encaixa no seu conforto e no do garupa.
Como vocês tornam o passeio mais confortável pro garupa? Quais adaptações acham mais importantes?
Sobre o autor
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Veja também
Customização de motos, o que a lei permite?
Como pilotar moto?
O que olhar ao comprar uma moto zero Km!
Caí de moto. O que fazer?