Caí de moto. O que fazer?

Em Motos e scooters por André M. Coelho

Existem dois tipos de motociclistas: os que caíram e os que vão cair. Acontece com todo motociclista, não fique envergonhado e, mais importante, não se assuste. Volte para a sua moto o mais rápido que puder, o que será ótimo para a sua confiança. Depois de um acidente de moto, seguir alguns passos básicos ajudam bastante na recuperação do prazer e confiança em dirigir uma motocicleta.

Médico após acidente de moto

Após uma queda, mesmo devagar, vá a um médico. Ele vai diagnosticar qualquer problema que a queda possa ter provocado, bem como lesões que você sequer esteja vendo ou sentindo. Principalmente se você bateu a cabeça, muitos dos problemas só vão aparecer depois de algum tempo. Tome cuidado!

Leia também

Cuidados para não cair de moto: é normal cair, estar sem equipamento de proteção em situação adequada não é

Será que o seu capacete bateu em algum lugar no seu acidente? Se você tem qualquer tipo de dúvida, você tem que comprar um novo. Como os pára choques de um carro, capacetes só sobrevivem a um impacto.

Jaquetas com proteção para motos, calças acolchoadas, protetores de joelhos e cotovelos, luvas, botas, devem ser todos verificados para danos. Se eles estiverem muito danificados, devem ser devidamente substituídos para proporcionar a melhor segurança possível.

Recuperação após acidente de moto

Após um acidente de moto, a primeira coisa a fazer é procurar um médico. A segunda, é começar o longo e devagar passo a passo para sua recuperação da saúde e da confiança. (Foto: trevordavisphoto.com)

Cuidados com a motocicleta após cair de moto

Mesmo em uma queda leve, uma queda pode causar danos invisíveis, mas críticos. Coisas como garfos de suspensão levemente empenados ou até mesmo um chassi curvado podem ser difíceis de detectar, mas podem ajudar para causar um acidente. Peça a um mecânico para verificar sua moto antes de subir novamente e pilotar com prazer e segurança.

Vale lembrar que você não precisa voltar sua moto para o mesmo estado de conservação original. É só restaurar a motocicleta de forma que ela retorne a um estado básico de segurança.

Se você sofreu ferimentos significativos que comprometem a sua capacidade física ou conforto, você pode achar que é útil para comprar uma moto menor até você esteja totalmente recuperado. Uma moto maior após um acidente pode colocar mais pressão sobre suas lesões, atrasando sua recuperação ou até impedindo que você se recupere por completo.

O seu primeiro passeio de moto depois de um acidente

Você vai ficar nervoso, mas acalme-se. Para compensar seus nervos, planeje um passeio curto gerenciável em um clima e lugar onde o tráfego é leve ou, idealmente, inexistente. Não tente voltar à cena do acidente. Se você caiu em uma estrada, faça a sua primeira viagem de volta nas ruas dos subúrbios da cidade. Se você caiu na chuva, certifique-se de dirigir durante um dia ensolarado. Escolha condições ideais, não tente voltar dirigir no seu primeiro passeio quando está muito frio ou quente demais. É uma boa fazer esses primeiros passeios sozinho, para não ter a pressão de amigos ou colegas que não entendem bem o que você está passando.

O equipamento de segurança completo também vai dar um gás na sua confiança. Não há nada melhor do que saber que, mesmo se você cair, as chances são que você não vai se machucar.

E, só ter calma, visitar alguns pontos turísticos, dirigir devagar. Pouco a pouco você vai recuperar sua confiança e mais importante, o prazer em dirigir sua moto.

Pratique a direção defensiva após um acidente

Dependendo de sua experiência, a gravidade dos ferimentos que sofreu, a sua recuperação física e seu estado mental, provavelmente vai levar algum tempo antes que você recupere toda a sua habilidade de pilotagem. Basta investir o tempo para re-aprender e praticar todas as habilidades importantes ao dirigir, principalmente a direção defensiva. Vale para poder evitar que um acidente aconteça novamente. Talvez o vídeo abaixo te convença melhor de que a prática e a direção defensiva são MUITO importantes, ou você pode passar ANOS se recuperando.

Isso é, se você conseguir se recuperar.

Enfrente seus medos após um acidente de moto

O acidente aconteceu por um determinado conjunto de condições, tais como tráfego pesado, o mau tempo, uma má tentativa de fazer gracinha no trânsito? Entenda as causas de seu acidente para que você as evite. Assim, você também se tornará um melhor piloto, ao invés de esperar que a queda aconteça de novo.

Se você caiu em uma trilha, espere. Volte pilotando em uma pista ou trilha para iniciantes, para seu corpo se reacostumar. Seja humilde e espere. Mesmo os grandes pilotos, após acidentes graves, tem esse período de adaptação.

Como você conseguiu voltar para a moto após seu primeiro acidente? Como foi o tratamento? Quais cuidados você toma hoje que não tomava antes?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário