O que revisar no carro antes de uma viagem?

Em Recall e manutenção por André M. Coelho

Pensando em fazer uma viagem? Antes de fazer isso, você deve verificar o seu carro para ter certeza de que ele está em boas condições e em bom funcionamento. O ideal é que você leve seu veículo ao mecânico de sua confiança para uma revisão completa do mesmo. Mas antes disso e também como precaução, recomendamos que você mesmo verifique alguns itens básicos para garantir que a viagem será feita em completa segurança.

Leia também

A primeira coisa que você deve fazer em seu veículo é verifique os fluidos de seu carro. Níveis de água, óleo e freio podem ajudar a evitar um acidente ou uma avaria desnecessária. Junte isso com a verificação de água para o reservatório que limpa o vidro frontal de seu veículo.

Verifique a pressão de ar dos pneus também. A pressão correta deve esta impressa no manual do proprietário, no painel do veículo ou algum adesivo que nele se encontre. A pressão indicada no lado do pneu é o máximo que ele suporta e que não devem ser excedidas. Além disso, não se esqueça de verificar a pressão do estepe, muitas vezes esquecido. Se não o fizer, rapidamente o pneu pode se tornar inutilizável.

Se é quase hora de trocar o óleo, faça-o antes de sair. Uma viagem longa pode colocar pressão adicional sobre o seu motor. Também não acho que a adição de óleo extra por si mesmo irá funcionar como uma mudança de óleo, porque isso não irá te livrar do óleo velho e sujo. Você pode não perceber isso devido ao fato de que o óleo limpo continuamente adicionado qo novo que faz parecer como se o seu óleo estivesse em perfeito estado, o que não é verdade.

Evitando problemas

Uma boa revisão em seu carro evitará que você tenha que passar uma revisão e reforma completa em um médico durante uma viagem. (Foto: article.wn.com)

Verifique se o desgaste dos pneus por meio do indicador. Pneus aquecem em viagens longas, que podem causar explosões devido ao desgaste ou perder aderência em estradas de má qualidade ou em piso molhado. Se eles estiverem quase no limite, troque-os o quanto antes e aproveite para fazer um alinhamento e balanceamento dos mesmos.

Verifique o filtro de ar do seu carro. A oferta abundante de ar limpo para o seu motor melhora o desempenho do mesmo consideravelmente.

Lave seu carro por completo. No mínimo, limpe as janelas para a melhor visibilidade. Cuidado com um interior sujo, pois o cheiro ruim no interior do carro pode se agravar em viagens mais longas.

Verifique para ter certeza de que todas as luzes e o sistema elétrico estão funcionais em seu carro. Você vai precisar da ajuda de uma outra pessoa para isso. Sente-se no carro, ligue cada luz ou sinal e pergunte ao seu amigo para lhe dizer se está funcionando ou não. Deixe o sistema funcionando por algum tempo. Substitua as lâmpadas conforme necessário. Ocasionalmente, as luzes podem estar defeituosas porque um fusível precisa ser substituído.

Certifique-se que você tem todo o equipamento de emergência dentro do seu carro e que tudo funciona corretamente. Equipamento de emergência inclui um mapa das rodovias ou um sistema GPS que funcione offline, telefone celular, pneus de reposição e ferramentas para emergências. Geralmente ausente, você também precisará de uma lanterna, kit de primeiros socorros e extintores de incêndio que podem te salvar em casos especiais.

Você pode procurar um mecânico para fazer tudo isso para você, se julgar necessário e quiser investir esse dinheiro no veículo. Além disso, recomendamos que antes da viagem final, faça um pequeno passeio a uma cidade próxima ou bairro distante, verificando se algum problema surge quando exigir demais do motor ou outras partes do veículo. Aproveite para testar tudo e tenha ouvidos muito atentos a quaisquer barulhos estranhos.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.

Deixe um comentário